Especialista em soluções acústicas, Trisoft explica que a constituição do ambiente é fundamental para sentir e aproveitar os efeitos dos equipamentos de audiovisual
A expectativa daqueles que sonham em ter um home theater é trazer a experiência do cinema para a vida residencial. Entretanto, muito além de investir nos equipamentos de audiovisual e em um projeto de arquitetura de interiores pautado apenas em mobiliários como um sofá confortável e elementos decorativos, o conjunto vai muito além: o desenvolvimento de soluções que garantirão uma qualidade acústica de excelência equivalente (ou superior, por que não?) com a perfeição da imagem. Mas quais são esses referenciais que devem ser observados?
Para Maurício Cohab, CEO da Trisoft, empresa 100% brasileira com mais de 60 anos de história e pioneira na produção de soluções acústicas no Brasil, negligenciar o tratamento acústico do espaço pode frustrar totalmente os anseios de um morador que procura por uma experiência imersiva. “A experiência deixa de ser divertida e passa a ser um desconforto, tanto para quem está na sala, como para quem está nos outros cômodos da casa”, explica.
Desta forma, investir em um projeto acústico avaliado por profissionais e adotar as orientações por meio da instalação dos materiais corretos para corrigir ou ampliar o efeito do som no espaço é fundamental para o sucesso do home theater. Atenta às variadas condições que precisam ser analisadas junto com a arquitetura de interiores, a Trisoft trabalha com um amplo portfólio de soluções acústicas desenvolvidas com base no compromisso de alta tecnologia e sustentabilidade por meio da reciclagem de garrafas PET. Confira!
Em um home theater com um projeto acústico adequado, os sons são reproduzidos com fidelidade e sem interferências, como ecos ou sons oriundos de ambientes externos, proporcionando uma vivência única aos espectadores. O objetivo é levar equilíbrio à sala, evitando reverberação do som dentro do ambiente. Assim, a ideia é buscar o som mais próximo possível do real, sem a necessidade de correção eletrônica. ”No contexto a ser avaliado, vários outros fatores influenciam no tratamento acústico, como a m² do ambiente e os materiais eleitos para a decoração do home theater”, pontua Maurício.
Ainda sobre a sala, as dimensões são determinantes e influenciam diretamente nos produtos especificados: um pé-direito mais alto demanda a utilização de diferentes revestimentos quando comparado com referências menores de altura. O formato da planta baixa também implica em respostas direcionadas, uma vez que os ângulos, por exemplo, exercem influência direta na performance acústica, exigindo uma determinada distinção para resolver a reflexão e absorção do som gerado no home theater.
O CEO da Trisoft reforça que todos os elementos da sala de TV podem receber tratamento acústico, incluindo portas, janelas, piso, parede e teto. O portfólio da empresa dispõe de uma ampla gama de produtos para tratar a acústica do home theater e, quando o projeto arquitetônico ainda está em fase de construção, as mantas para drywall e piso flutuante são outras possibilidades a serem consideradas para o isolamento do ambiente.
Mas e quando o home theater já está pronto ou em finalização?
Quando o reforço acústico entra em pauta com a sala praticamente pronta, a instalação de forros, revestimentos de teto, parede, divisórias de ambientes e elementos decorativos são possibilidades que permitem a personalização com as referências presentes no décor de interiores.
Por fim, a Trisoft enfatiza que, mesmo quando o home theater já existe, é sim possível corrigir a acústica do ambiente sem grandes reformas. Atóxico, auto extinguível e 100% sustentável, o tempo de instalação dos produtos podem variar de acordo com o volume de material e características do teto, parede ou piso. No entanto, de maneira geral, possuem fácil e rápida aplicação, o que garante a segurança dos instaladores, sem restrição de tempo de exposição, tão pouco a exigência de EPI específico para o manuseio do material.
Sobre a Trisoft
Com mais de 60 anos de história e tradição no mercado brasileiro, a Trisoft usa toda a sua excelência produtiva e gene inovador para atender mais de 100 segmentos industriais, entre eles, arquitetura, construção civil (materiais para piso flutuante e paredes de drywall), palmilhas para calçados, insumos para estofados e colchões, indústria automotiva, filtragem industrial e produtos têxteis, aliando inovação, sustentabilidade, funcionalidade, qualidade e design em seu extenso portfólio.
Com a sustentabilidade em seu DNA, a empresa desenvolve mais de 25 mil itens e usa como principal matéria-prima a lã extraída de garrafa PET reciclada, sem adição de água ou qualquer aditivo químico em seu processo produtivo. Estima-se que a empresa tenha retirado cerca de 5,1 bilhões de garrafas PET do meio ambiente até dezembro de 2022.
Conhecida como a maior empresa com capacidade produtiva de soluções para o conforto sustentável da América Latina, a Trisoft possui três fábricas distribuídas estrategicamente pelo país, em Itapevi (SP), Blumenau (SC) e Fortaleza (CE), um escritório em Dubai e atendimento para toda a América Latina.
Fonte: Da Redação/Assessoria/Trisoft