Notícias

A importância das cadeiras ergonômicas para conciliar saúde e produtividade no trabalho

As cadeiras reduzem o número de afastamentos causados por problemas de saúde advindos do trabalho e aumentam a produtividade

Passar longas horas sentado, seja no escritório ou trabalhando remotamente de casa, pode trazer graves consequências se não houver atenção aos detalhes para manter uma postura adequada. A escolha correta de uma cadeira ergonômica é essencial não apenas para a saúde física, mas também para o bom desempenho e a produtividade no trabalho.

Segundo especialistas em ergonomia, a utilização de cadeiras ergonômicas ajuda a prevenir dores e lesões que podem surgir após um longo dia de trabalho. Elas garantem uma postura adequada e proporcionam conforto, permitindo que o usuário se concentre melhor em suas atividades.

Seja a longo ou a curto prazo, o conforto durante o trabalho é essencial para obter um resultado realmente produtivo. Com o avanço da tecnologia, quase todas as áreas de trabalho demandam muito tempo em frente ao computador, tornando necessário criar um ambiente confortável e saudável para manter essa rotina ao longo dos anos. Muitas lesões e desconfortos podem ser evitados escolhendo uma cadeira que respeite as normas e ofereça tecnologia adequada. Assim como nos preocupamos com os olhos devido às horas no computador ou com o aumento de peso, devemos também nos preocupar com a escolha da cadeira.

“Escolher a cadeira ideal pode ser difícil, devido à ampla variedade de opções no mercado, o que aumenta o risco de adquirir um produto prejudicial à saúde. Ao selecionar uma cadeira ergonômica, é essencial considerar vários fatores, como ajuste de altura, apoio lombar, qualidade do material e funcionalidades adicionais”, afirma Luiz Dantas, que atua na área comercial da AJ Import, empresa especialista em cadeiras.

A NR17, norma regulamentadora do Ministério do Trabalho, destaca a importância da ergonomia no ambiente de trabalho, visando a prevenção de problemas de saúde relacionados ao trabalho prolongado em posições inadequadas. “A adoção de cadeiras ergonômicas que atendam aos requisitos da NR17 é essencial para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores,” salienta ele.

Na prática, esse cuidado promove o bem-estar dos funcionários e ajuda a prevenir lesões musculoesqueléticas. Além de evitar afastamentos prolongados por problemas de saúde relacionados ao trabalho, as cadeiras ergonômicas também contribuem para a melhoria do ambiente corporativo.

Como escolher a cadeira ergonômica correta?

O primeiro passo para escolher uma cadeira ergonômica é verificar se ela atende à norma NR17. Essa regulamentação do Ministério do Trabalho estabelece condições ideais de trabalho. Portanto, os móveis corporativos ideais são aqueles que seguem as especificações dessa norma, assegurando conforto e postura adequada.

Para ele, é muito importante unir saúde e conforto. Para tanto, é preciso o uso de tecnologia avançada, e a cadeira Premium Flex Mesh Diretor, da AJ Import, é um exemplo disso. Projetada para proporcionar apoio ergonômico ideal, essa cadeira possui a certificação NR17, o que comprova sua qualidade. “A função Back System é uma das principais características da cadeira, permitindo que o encosto retorne lentamente à posição inicial. Isso ajuda a proteger a coluna contra movimentos rápidos que podem resultar em acidentes ou lesões. Desenvolvida com diversos componentes localizados na parte traseira da cadeira, e embaixo na flange, o Back System oferece suporte à região lombar, ajudando a prevenir dores nas costas e lesões associadas ao trabalho”, detalha.

Dantas também indica a linha Premium da AJ Import, composta pelos modelos Premium Presidente, Premium Diretor Fixa e Premium Diretor, que é certificada pela ANSI-Bifma, reconhecida por sua qualidade internacional. “Essa certificação é concedida apenas a poucos modelos ao redor do mundo, garantindo conforto, qualidade, acabamento refinado e alta durabilidade. As cadeiras Premium com rodízio são equipadas com uma flange excêntrica que oferece quatro ajustes de ângulo, para máximo conforto. Esse elemento, de alta qualidade, assegura uma longa vida útil. Além disso, os modelos com rodízio incluem o sistema relax, proporcionando ainda mais conforto durante o uso”, completa.

Outra opção citada por ele são as cadeiras Ever Mesh, disponíveis nas versões Preta, Fixa e Cinza e projetadas de acordo com os padrões de qualidade e de design norte-americanos. “Desde o apoio lombar, desenvolvido para promover a saúde, até a tela Mesh, altamente resistente e que proporciona ventilação. Além disso, a altura dos braços é projetada para se alinhar às medidas padrão dos Estados Unidos, sendo mais baixa que a maioria das mesas. Isso permite que a cadeira se encaixe quase completamente sob as mesas, otimizando o uso do espaço disponível”, explica Dantas.

A escolha adequada de uma cadeira de escritório pode impactar sua qualidade de vida no presente e no futuro, além de assegurar o máximo desempenho no trabalho. Uma cadeira ergonômica proporciona conforto, suporte adequado e contribui para a prevenção de lesões. Considerando aspectos como ergonomia, ajustes, materiais e acabamentos, é possível escolher um modelo que atenda de forma precisa às suas necessidades individuais.

Fonte: Da Redação/Assessoria/

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *