Construir

Prevenção contra chuvas: dicas práticas para preparar a casa antes do período de temporais mais intensos

A DRYKO ressalta que a impermeabilização é essencial para quem está reformando ou construindo, ou precisa realizar pequenos reparos

Com a proximidade do Verão, a incidência de chuvas aumenta especialmente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Para evitar situações desagradáveis, garantir a segurança do lar, assim como a saúde da família, é importante realizar uma série de cuidados preventivos em dias secos, com o intuito de deixar todos os espaços impermeabilizados antes do período mais chuvoso. A DRYKO, uma das principais indústrias nacionais de produtos químicos para construção civil e referência no assunto, aproveita o momento “pré-chuvas” para sugerir ações de prevenção ou ajustes de impermeabilização nas casas. Confira a seguir!

Evitando ou reparando problemas

Rachaduras, infiltrações, danos à estrutura, revestimentos deteriorados, pinturas descascadas, móveis estragados, roupas emboloradas, umidade, mofo e doenças respiratórias. Esses são alguns dos problemas causados pela incidência das chuvas em residências que não estão vedadas e impermeabilizadas adequadamente contra as intempéries do clima. Nesse sentido, como já dizia o velho ditado, sempre vale mais prevenir do que remediar, afinal, a solução do problema costuma sair muito mais cara para o morador.

O telhado é uma das áreas mais vulneráveis da casa quanto o assunto é chuva, por isso a DRYKO possui um portfólio extenso de produtos impermeabilizantes, tanto para construção e reformas, como para reparos gerais. Nas imagens, as fitas e sprays da linha Vedatudo
  • Para quem está reformando ou construindo o seu imóvel:

É primordial pensar na impermeabilização desde as etapas iniciais do projeto, assim como utilizar materiais impermeabilizantes de boa qualidade em todas as etapas da obra. Para quem está na fase de criação do projeto, também se deve pensar em espaços que recebam bastante luz solar e ventilação, para que sejam mais agradáveis. E, antes de fechar e revestir as paredes, é aconselhável a realização de testes com as redes / tubulações de água e esgoto, assim como verificar a estanqueidade em piscina, lajes e coberturas.

Falando em revestir, também é importante a instalação de revestimentos, metais e louças corretamente e, com o auxílio de materiais de apoio que sejam impermeabilizantes (como revestimentos impermeabilizantes, mantas asfálticas, selantes e rejunte acrílico para acabamento), a fim de evitar infiltrações futuras.

A impermeabilização deve ser lembrada desde as primeiras etapas do projeto (de construção ou reforma), assim como a compra de produtos impermeabilizantes deve constar na lista básica de materiais de construção, para garantir a aplicação nos momentos primordiais da obra / Imagem: Andrea Piacquadio – Pexels
  • Para quem identificou problemas de impermeabilização em casa:

Nesse caso, é emergencial a realização de uma série de reparos em paredes, telhados, lajes e estruturas, com o intuito de que a infiltração não avance para outras áreas. Com relação a esse trabalho, é necessária a contratação de um profissional especializado, que poderá indicar quais são os pontos mais vulneráveis, trazer as soluções ideais de acordo com a situação, assim como indicar os melhores produtos para esses reparos.

Sempre verifique qual é o impermeabilizante adequado de acordo com o espaço que será tratado, pois cada produto específico visa sanar um grupo de problemas, ou então prevenir certos tipos de incidentes / Imagem: Tima Miroshnichenko – Pexels
  • Clima e impermeabilização:

Como citado acima, defina períodos mais secos para a realização desses processos (quanto mais longe do Verão, melhor). Para garantir o sucesso da obra, acompanhe a previsão do tempo e escolha dias com nenhuma probabilidade de chuva para esse trabalho. Observação: O ideal é ter a “janela” de uma semana pelo menos, para a total secagem dos materiais utilizados – fato que irá colaborar com uma maior vida útil desses produtos.

Importante: Caso o momento não seja favorável, mas o morador tenha localizado algum ponto de infiltração, o ideal é realizar correções pontuais, a fim de minimizar os problemas até a chegada de dias mais secos.

  • Pequenas prevenções:

Depois de uma obra concluída, é necessário realizar manutenções preventivas, de tempo em tempos, para garantir a total proteção do lar. Entre as principais iniciativas estão: fazer a limpeza das calhas, verificar possíveis trincas ou rachaduras no imóvel, assim como manter em dia a impermeabilização dos espaços que têm mais contato com a água. Observação: Sempre verifique com os fabricantes os prazos para possíveis reaplicações de produtos.

Sugestões de produtos DRYKO:

Para construção e reformas:

DRYKOLAJE TOP

Membrana acrílica impermeabilizante pronta para uso, de secagem rápida, flexível, de alta resistência aos raios UV, Ozônio e à chuva direta. Pode ser aplicado em lajes de cobertura sem trânsito de pessoas e em telhas de fibrocimento (onde tem função impermeabilizante e serve como pintura refletiva). Apresenta proteção UV sobre o sistema de pintura asfáltica e, também tem sistema de pintura em fachada para jardim vertical. Embalagens de 4L, 12L e 18L.

DRYKOMANTA VEDATUDO

Lâmina asfáltica impermeabilizante feita à base de asfaltos modificados para impermeabilização e reparos. Pode ser aplicado em lajes pequenas; telhados; terraços, sacadas e varandas; áreas frias: banheiros, cozinhas, terraços; baldrames e sapatas corridas. Ótima aderência em concreto, argamassa e fibrocimento. Embalagem: Rolo de 1 m x 10 m.

DRYKOREPELE ACQUA

Hidrorrepelente a base de silano siloxano para a proteção de fachadas contra a chuva. O produto é ideal para quem visa manter o aspecto natural das superfícies, tais como tijolos à vista, pedras naturais, concreto aparente, argamassas de fachada, telhas de fibrocimento ou cerâmicas. Embalagens de 3,6L e 18L.

DRYKOFACHADA

Consiste em uma pintura impermeabilizante acrílica 3 em 1, ou seja: sela, impermeabiliza a superfície contra a ação de chuvas (impedindo a penetração de umidade), além de dar acabamento. É um produto flexível, pronto para o uso e de fácil aplicação. Em razão de sua excelente cobertura, pode ser aplicado em diversos tipos de fachadas. Em telhas de fibrocimento tem função impermeabilizante e possui pintura refletiva. Também é utilizado na proteção em fachadas para jardim vertical. Está disponível na cor branca (mas também pode ser pigmentado em tons claros). Embalagens de 3,6L e 18L.

DRYKOTEC 5500

Revestimento impermeabilizante bicomponente a base de cimento especial com resinas poliméricas, que consiste em uma argamassa polimérica, flexível e com grandes propriedades de aderência, resistência e impermeabilidade. Pode ser aplicado em áreas frias como: cozinhas, banheiros, copas, área de serviço, lavabos e áreas sujeitas à umidade constante.

Para pequenos reparos:

Massa acrílica VEDATUDO

Consiste em uma argamassa monocomponente impermeável. É ideal para o preenchimento de furos, fissuras e trincas (sem retrair e rachar) em tijolos, concreto, cimento, gesso, madeira, pisos, azulejos e cerâmicas. Pode ser aplicado em áreas internas e externas. Apenas não é recomendado para materiais metálicos. Disponível em bisnagas de 100g ou pote de um 1L.

DRYKOFITA VEDATUDO ULTRADRY

Fita adesiva emborrachada, grossa, flexível, de alta adesividade e performance para reparos rápidos de diversas superfícies. Adere em plástico, metal, alumínio, aço, borracha, madeira, vinil, acrílico, entre outros. Ideal para: reparos gerais em casa, encanamentos, telhado, piscinas e banheiros. Disponível nas cores branco e preto. Formatos: rolo (100 mm x 1,5 m) e blister (2 fitas com 10cm x 7,5 cm).

DRYKO SPRAY VEDATUDO

DRYKO

End. Estr. Bonsucesso 6001 / Rio Abaixo – Itaquaquecetuba – SP
Tel: (11) 2088-5700
Site: www.dryko.com.br
Instagram: @drykoimpermeabilizantes

Fonte: Da Redação/Assessoria/Dryko

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *