Construir

Tendência: mistura de revestimentos em piso

Arquiteta Natália Salla apresenta exemplos e traz dicas precisas para quem quer inovar e ousar

A inovação e a busca pelo singular e exclusivo têm conduzido os projetos de decoração a altos patamares. Para sair do senso comum, a arquiteta Natália Salla redefiniu o conceito de design de interiores, quando o tema é revestimentos de piso, ao integrar materiais diversos como porcelanato, madeira e vinílico, criando espaços vibrantes e harmoniosos que refletem modernidade e elegância.

O uso de diferentes revestimentos em um mesmo ambiente não é algo novo, mas o que Natália faz é trazer essa prática a um novo nível. Ela costuma combinar porcelanato, madeira e vinílico, criando contrastes estéticos que destacam as características de cada material e ainda mantêm a harmonia do ambiente. Ao adotar essa técnica, é possível criar ambientes visualmente intrigantes e cheios de personalidade, o que reflete a assinatura de Natália Salla em seus projetos.

O porcelanato, conhecido por sua durabilidade e variedade de acabamentos, é frequentemente unido à madeira, material que traz calor e autenticidade aos ambientes, e ao vinílico, que oferece conforto e versatilidade.

Porcelanato e Madeira: A união do porcelanato frio e sofisticado com a madeira quente e acolhedora pode criar um jogo de texturas e tonalidades incrível. É comum ver em seus projetos uma área social revestida com madeira, que se estende até um ponto onde começa o porcelanato, muitas vezes delimitando áreas de uso.

Vinílico e Madeira: O vinílico, conhecido por sua resistência e facilidade de instalação, quando combinado com a madeira, traz um contraste menos acentuado, mas igualmente belo. Natália muitas vezes usa essa combinação em quartos, onde a sensação de conforto é potencializada.

Porcelanato e Vinílico: A combinação menos comum, mas ainda marcante. O vinílico pode replicar texturas e padrões, enquanto o porcelanato traz brilho e resistência, ideal para áreas de alto tráfego.

Para quem quer apostar na tendência desse visual estético, Natália Salla reuniu 5 dicas para Investir na Tendência

Delimite Espaços: Utilize a mudança de revestimento para delimitar diferentes áreas em um mesmo ambiente. Por exemplo, na cozinha, o porcelanato pode ficar na área de cocção, enquanto a madeira demarca a área de jantar.

Jogue com as Texturas: O contraste pode ser mais do que visual. Opor texturas distintas pode realçar ainda mais a singularidade de cada material.

Busque Equilíbrio: Lembre-se de que, apesar das diferenças entre os materiais, o objetivo é alcançar uma estética harmoniosa. Equilibre as proporções e escolha tonalidades que se complementem.
Investimento Inteligente: Priorize a qualidade dos materiais para assegurar a longevidade do revestimento. Investir em produtos de qualidade superior pode proporcionar um melhor retorno a longo prazo.

Antes de embarcar nessa jornada de mistura de revestimentos, é sempre aconselhável procurar orientação profissional para garantir que as combinações escolhidas sejam esteticamente agradáveis e tecnicamente viáveis. “Ouse, experimente e, acima de tudo, busque harmonia em suas escolhas. Com as dicas certas e um olhar apurado, a combinação perfeita está ao alcance de todos”, finaliza Natália Salla.

Natalia Salla Arquitetura (@nataliasalla.arq)

Fonte: Da Redação/Assessoria/Fotos: Gisele Rampazzo

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *