Notícias

Dicas de especialistas para limpar tapetes e carpetes e garantir a qualidade do ar

Conheça a solução caseira que pode resolver a maior parte das manchas e saiba como limpar cada tipo de sujeira

Tapetes e carpetes são opções de revestimento que conferem conforto térmico e acústico para os ambientes e, quando recebem a higienização adequada, colaboram para manter a qualidade do ar. As pegadas do dia a dia, a poeira, manchas e até pelos de animais podem parecer um problema, mas especialistas separaram quatro dicas que vão facilitar o seu dia a dia. “Durante muito tempo alimentou-se o mito de que esses revestimentos eram complicados de limpar, mas o fato é que a aspiração com o equipamento certo, na mesma frequência com que se limpa uma casa com piso cerâmico ou de madeira, é suficiente para manter o ambiente limpo. Basta escolher um aspirador certo”, explica Franklin Delgado, especialista em revestimentos e CEO de A Pérola dos Tapetes.

Para cada tipo de sujeira há uma forma correta de limpeza. Nos casos de detritos solúveis em água, como açúcar e amido, detergentes pré-condicionadores (substâncias que promovem limpeza profunda no início de qualquer lavagem) e escovação resolvem. Para resíduos oleosos, o indicado é água morna com detergentes que tenham solvente na formulação. A mistura dissolve a sujeira oleosa e permite a limpeza completa.

Para cada tipo de sujeira, um método de limpeza adequado

Escolha certo

Quando a sujeira for composta por detritos insolúveis ou secos, como areia ou pelos, um bom aspirador de pó é a saída. A melhor escolha é um aspirador com forte sucção, alta filtragem e escova rotativa ajustável.

Marcio Yamada, da MilliCare, referência em higienização de têxteis, explica que o tipo de filtro é tão importante quanto a potência do aspirador. “Ele precisa reter e segurar as partículas, por isso o filtro HEPA é o mais indicado”, conta Yamada.

Imbatível para manchas e encardidos

O primeiro mandamento para remover manchas é agir rapidamente para retirar a sujidade. Se for sólida, use um aspirador de pó. Se for líquida, use papel toalha para absorver, mas sem esfregar. “A primeira reação da pessoa é esfregar, o que acaba espalhando e fixando ainda mais ainda a sujidade. O correto é colocar um papel toalha ou mesmo pano limpo sobre o líquido, deixar absorver, pressionar um pouco, retirar a maior parte do líquido para só depois limpar”, detalha Delgado.

Uma opção caseira simples que oferece bons resultados para tirar manchas é uma mistura de bicarbonato de sódio, vinagre de álcool, detergente neutro e água. Borrife e deixe agir por 20 minutos, depois retire o produto com um pano limpo e úmido.

Segundo os especialistas, além da manutenção frequente, é indicado que os revestimentos passem por uma higienização profissional uma vez ao ano. “Afinal, qualquer método caseiro não se compara a um tratamento profissional, que, além de higienizar devidamente, garante a qualidade das fibras do tecido e prolonga a vida útil do revestimento”, comenta Yamada.

Especialistas ensinam como escolher o aspirador adequado

Ar mais limpo com carpetes

Estudo conduzido pelo pesquisador Andreas Winkens, da Sociedade dos Engenheiros e Laboratórios Ambientais gui-lab da Alemanha, concluiu que os carpetes ajudam a impedir que partículas de poeira e ácaros fiquem suspensas no ar, o que não acontece em pisos frios e lisos. De acordo com a pesquisa, o revestimento acarpetado melhora em até 50% a qualidade do ar. O estudo, que durou 15 anos, revelou que os carpetes, ao reterem as partículas no solo, facilitam a eliminação desse material com uma simples limpeza feita com aspirador de pó. “Quando poeira e outras partículas se depositam em um carpete antialérgico e recebe a manutenção adequada com aspirador de pó, a quantidade de poeira e ácaros que fica suspensa no ambiente é menor do que acontece em um piso convencional”, completa Franklin Delgado.

Fonte: Da Redação/Assessoria

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *