Construir Notícias

Tramontina destaca produtos essenciais para segurança elétrica em obras

Corrugados, caixas de embutir e conjuntos de interruptores e tomadas favorecem a proteção dos sistemas elétricos em novas construções e projetos de retrofit

A segurança elétrica é uma prioridade em qualquer empreendimento, seja uma construção nova ou uma obra de retrofit, que busca atualizar sistemas antigos com tecnologias mais eficientes. Ao planejar qualquer projeto, é essencial consultar um profissional eletricista para dimensionar corretamente a carga elétrica, conforme as normas técnicas vigentes. Isso não apenas previne danos potenciais, mas também assegura a escolha dos produtos fundamentais para uma infraestrutura elétrica confiável e segura.

Em construções novas ou obras de retrofit, a utilização de eletrodutos corrugados é indispensável para evitar a exposição dos condutores e garantir a segurança das pessoas. Conhecidos também como conduítes, esses itens oferecem proteção e segurança aos fios elétricos, conforme exigido pelas normas de construção. “Por serem instalados embutidos em paredes, lajes e pisos de residências, comércios e indústrias, os eletrodutos devem possuir características antichamas, conforme determinado pela norma ABNT NBR 15465, contribuindo assim para a prevenção de incêndios causados por curtos-circuitos”, informa André de Lima, Diretor da Tramontina.

A empresa enfatiza a diferenciação das cores dos eletrodutos:

  • Eletroduto leve: tem a cor amarela e é indicado para instalações em paredes;
  • Eletroduto médio: tem a cor laranja e é utilizado em lajes e pisos.

O modelo mais comum é o de ¾”, disponível em rolos de 50 metros e embalagens de 7 metros, adequados para grandes construções e pequenas reformas. Outras bitolas disponíveis incluem rolos de 50 metros para ½” e ¾”, e 25 metros para 1″. “O eletricista pode oferecer orientação sobre os tipos e quantidade necessária”, comenta André.

Para proteção de componentes

As caixas de embutir são fundamentais para uma instalação segura de interruptores e tomadas, garantindo não apenas a estética, mas também a proteção dos componentes elétricos. Disponíveis em modelos octogonais, retangulares e quadrados, inclusive versões específicas para drywall, devem atender à norma ABNT NBR IEC 60670. O executivo da Tramontina observa: “Em instalações com distâncias consideráveis entre a caixa de embutir e o ponto de iluminação, o uso do passa fio facilita a passagem dos condutores elétricos, tornando o processo de instalação dos componentes mais ágil e eficiente”.

Completando a lista de materiais elétricos essenciais, os conjuntos montados de placas e interruptores permitem montagens personalizadas de tomadas, interruptores e tomadas USB conforme a necessidade específica. “O sistema modular viabiliza a troca de placas e módulos, combinando com as cores das paredes”, conclui o executivo da Tramontina.

Tramontina

Tel.: (54) 3461.8200
tramontina.elt@tramontina.com
www.tramontina.com.br
www.facebook.com/Tramontina
www.instagram.com/tramontinaoficial

Fonte: Da Redação/Assessoria/Tramontina

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *