Notícias

Dia Internacional da Mulher ganha relevância no calendário do setor e presença feminina cresce na produção de flores e plantas

Da mesma maneira que o Dia Internacional da Mulher ganha protagonismo no calendário do mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais, representando hoje 8% do faturamento anual do setor, cresce também a presença de mulheres nos campos de produção. Hoje, dentro do agronegócio, a floricultura é o segmento que mais emprega mulheres. Nos sítios dos produtores que comercializam seus produtos no Ceaflor, 41% dos postos de trabalho são ocupados por mulheres, nas mais diversas funções.

Vilma de Almeida é produtora de rosas de corte/Divulgação

Vilma de Almeida, por exemplo, é produtora de rosas de corte em Atibaia, mas além de cuidar pessoalmente da plantação, colheita e embalagens das rosas, é também a motorista do caminhão usado para abastecer o box do Ceaflor, onde faz a comercialização há 2 anos. Ela conta que, com exceção do transporte, que só ela faz, as demais atividades envolvem outras cinco mulheres que atuam na propriedade, ratificando a presença feminina na produção de flores e plantas ornamentais no Brasil.

Maria Luisa Caetano seguiu o caminho da mãe na produção de plantas para jardim/Divulgação

Já a jovem produtora de plantas para paisagismo, Maria Luiza Caetano, de 23 anos, decidiu seguir os passos da mãe, Gilmara, na propriedade da família em Artur Nogueira, interior de São Paulo. A exemplo da produtora de Atibaia, Maria Luiza tem boxes no Ceaflor, onde comercializa os produtos para diferentes regiões do país. Ela conta que trabalha seis dias por semana, sendo três como produtora e três comercializando produtos.

Nos dias de feira, a partir do Ceaflor saem cerca de 750 caminhões que levam as flores, plantas e acessórios para os quatro cantos do país. E nesta cadeia há também uma forte representação feminina no mercado varejista e de decoração. Írismara Souza Portela Grande é proprietária da Floricultura Azaléia, situada em Caraguatatuba/SP, e toda semana ela vem para o Ceaflor para abastecer o seu negócio. Acompanhada pelo marido, ela viaja na terça-feira dirigindo o próprio caminhão, para no dia seguinte cedinho, às 6h30, fazer suas compras, carregar o caminhão e fazer o caminho de volta.

Írismara Souza Portela Grande é proprietária da Floricultura Azaléia/Divulgação

Homenagem para as mulheres que trabalham com flores

O Dia Internacional da Mulher 2024 está sendo comemorado em grande estilo no Ceaflor, por meio de uma ação inédita. Nas semanas que antecedem a data, o público feminino que circula no mercado está sendo espontaneamente fotografado em momentos do seu trabalho: comprando, dirigindo um caminhão ou vendendo produtos nos boxes do Ceaflor. O registro é feito com uma câmara polaroide, e, imediatamente após, a foto é entregue à homenageada, juntamente com uma rosa e uma mensagem de felicitações pela data. Esse movimento está sendo gravado e postado no Instagram do Ceaflor (@ceaflor), sempre que a homenageada autoriza.

“Comercialmente, o Dia da Mulher ganha relevância cada vez maior, mas queremos também homenagear o público feminino que atua no segmento e faz essa roda girar. Nossa proposta é dar visibilidade ao dia a dia de trabalho delas em nosso mercado”, destaca Antonio Carlos Rodrigues, presidente do Ceaflor.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Ceaflor

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *