Quem nunca escolheu visitar um local ou ter uma experiência gastronômica pensando em como aquela foto ou selfie ficaria nas redes sociais? Agora, imagine ter um ambiente desses dentro da sua própria casa, que faça com que todos os seus amigos e familiares queiram tirar uma foto no sofá com aquele quadro conceitual de fundo e as plantas em segundo plano. É isso o que define um ambiente instagramável, um espaço especialmente decorado e visualmente atrativo, que desperte o desejo de tirar uma foto e faça daquele momento uma experiência diferenciada.

De acordo com Alfredo Sánchez, Designer de Interiores da Casai – startup de hospedagem latino-americana – um ambiente instagramável deve conter uma boa iluminação, composições interessantes e uma boa organização dos elementos, além de combinar com o humor que cada um quer refletir.

Pensando nisso, a Casai separou abaixo 4 dicas sobre como criar um ambiente instagramável dentro de casa:

Combine elementos e texturas que reflitam sua personalidade

Quando fazemos um post no Instagram, refletimos por meio da foto a nossa personalidade, nosso humor e o momento atual que estamos vivendo. Sendo assim, combinar diferentes cores, elementos decorativos e texturas é parte fundamental dos ambientes instagramáveis e diz muito sobre nós. Todos os itens devem estar em harmonia e contar uma história consistente. Em último plano, utilizar texturas com cores vivas e aconchegantes podem deixar o ambiente mais confortável e acolhedor e, consequentemente, mais pessoal.

Por exemplo, se você quer criar um ambiente aconchegante e confortável, você pode usar diferentes texturas nos elementos decorativos e tons quentes que trazem a sensação de acolhimento.

Invista em espelhos nos ambientes

Há diversos benefícios em incluir espelhos nos ambientes interiores. Como afirma Sánchez, os espelhos agregam um valor enorme a um espaço, já que trazem luz e profundidade para uma sala. Os espelhos ampliam o ambiente e todos os elementos decorativos são, consequentemente, aprimorados para se compor um local harmonioso. A peça em si pode ser um elemento de design ao se utilizar um espelho grande com um formato interessante e uma moldura bonita. Além disso, os espelhos são importantes nos ambientes instagramáveis pois podem ser utilizados como moldura para as selfies; contudo, como eles refletem tudo, é importante manter o local sempre organizado para não ter nenhuma surpresa.

Faça um bom projeto de iluminação

A iluminação influencia a qualidade da foto de maneira considerável. Criar um bom projeto com diferentes fontes de luz pode proporcionar diferentes perspectivas. Para isso, pode-se utilizar luzes na parede por meio de arandelas, no teto em diferentes lustres e até mesmo um abajur. O importante é usar a iluminação a seu benefício e destacar os elementos que você queira mostrar. Além disso, a iluminação natural deve ser considerada uma aliada, pois destaca ainda mais o ambiente em questão.

Aposte em espaços organizados e harmoniosos

Cenas com muita informação tiram o foco da foto. Quando se discute sobre ambientes instagramáveis, pensamos em locais com um design criativo e harmonioso que possui elementos de sua personalidade. Quando há excesso de informação, cores e elementos, a cena se torna caótica e o design perde em qualidade. O ideal é que o ambiente possua harmonia e padrões interessantes que digam algo sobre o espaço. Além disso, evitar a bagunça é essencial. Manter o local sempre organizado ajuda a manter a qualidade e o foco nos elementos principais da foto.

Sanchéz também afirma que, para as festas de final de ano, o melhor é manter a consistência, seja com cores, temas ou materiais. A sugestão é investir em uma mesa bonita, com um belo centro de mesa, velas e guardanapos de tecido de linho neutro.

Casai:

A Casai é uma startup latino-americana sediada na Cidade do México que chega ao Brasil para reinventar o mercado de hospedagem e tecnologia. Com cerca de 800 unidades no portfólio, seus apartamentos de alto padrão com tecnologia smart home estão localizados nos melhores bairros das principais metrópoles da América Latina. A empresa recebeu financiamento de mais de R$300 milhões e inaugurou suas atividades no Brasil em abril de 2021. Mais informações: casai.com/pt

Fonte: Da Redação/Assessoria/Casai