Com o prolongamento da pandemia e o isolamento social, as pessoas estão passando cada vez mais tempo em casa. Com isso, muitos passaram a repensar sobre o interior dos seus lares e essas mudanças influenciaram até as tendências. Pensando nisso, a Vobi, plataforma de gestão e marketing para arquitetos e designers, separou as cinco principais tendências de decoração que devem nortear os próximos meses de 2021.

As cores do ano

Para este ano, a Pantone elegeu não apenas uma, mas duas cores tendência: a PANTONE 17-5104 Ultimate Gray (um tom de cinza) e a PANTONE 13-0647 Illuminating (um tom de amarelo).

A Eucatex também escolheu o amarelo como uma das cores para 2021: o “Manteiga de Cacau 2696E”. Porém, diferentemente da Pantone, sua tonalidade é bem mais suave. O tom foi eleito após um estudo realizado pela consultoria de tendências Tendere.

Para a marca Coral, realizou-se um estudo pela ColourFutures – que mapeia as principais tendências globais e as transforma em paletas de cores – que chegou a escolha da cor “Pedra Esculpida”.

Assim como a Coral, seguindo uma linha neutra, a Sherwin-Williams apostou na cor “Bronze Conectado SW 7048” e a Lukscolor no tom “LKS 2032 Secret”.

Já a Suvinil, após um intenso estudo de tendências que levou em consideração diversas mudanças ocorridas em 2020, elegeu em um tom de rosa avioletado, denominado “Meia-Luz”, como uma de suas cores para 2021.

Espaços multifuncionais

Com a quarentena, as moradias tiveram rapidamente que se transformar em algo mais do que apenas casas. Tornando-se escolas, academias, escritórios, restaurantes e tudo isso praticamente da noite para o dia. Com isso, ter o seu próprio espaço pessoal dentro de casa voltou à moda. Arquitetos e designers prevêem uma maior demanda por privacidade e espaços multifuncionais.

Além disso, veremos um grande aumento na procura por divisórias de ambientes e as portas divisórias ficarão ainda mais populares, pois possibilitam a escolha de manter o mesmo cômodo aberto ou fechado, de acordo com a vontade do morador. Permitindo que os cômodos ofereçam múltiplas funções para uma variedade de atividades.

Automação

Fonte: The Atlantic

A automação residencial é uma ótima forma de ganhar mais tempo no dia a dia, já que as tarefas rotineiras podem ser realizadas automaticamente. Através dela, é possível acionar uma lâmpada estando longe de casa ou em qualquer lugar do mundo, ligar o ar condicionado, a irrigação do jardim e a lareira, por exemplo. Tudo isso, ajuda as pessoas a terem mais tempo e usufruírem de maior bem-estar dentro de casa.

Iluminação neon

Fonte: Behance

A iluminação de neon, brilhante e colorida, responsável por criar climas diferentes nos ambientes, será a vibe de 2021. Ela pode ser aplicada de formas diversas: desde luminárias, fitas de LED até letreiros, assim criando uma atmosfera moderna e futurista ao compor a decoração de um espaço.

Estilo Japandi

Fonte:Trendy Mood

O Japandi é uma tendência que tem feito sucesso ao misturar dois estilos: a elegância escandinava com o minimalismo japonês. O termo combina elementos de ambas as estéticas para criar uma decoração própria.

Vobi

A Vobi é uma plataforma que simplifica a vida de arquitetos e designers Por meio da ferramenta, arquitetos, designers e seus clientes conseguem colaborar, planejar, criar orçamentos, realizar compras e fazer pagamentos a fornecedores de produtos ou serviços envolvidos em um projeto em um único local. Criada pelos mesmos fundadores da Home Hero, marketplace de produtos e serviços para reforma, o objetivo da Vobi é empoderar profissionais do setor por meio da tecnologia, ajudando-os a economizar tempo, desenvolver seus negócios e se preparar para o novo normal.

Fonte: Da Redação/Assessoria