Proporcionando muita personalidade ao ser aplicada na decoração, a cor preta é capaz de tornar os ambientes mais sofisticados e elegantes. Um ótimo espaço para ousar usando essa tonalidade é o banheiro, um cômodo que, normalmente, tem um visual mais simples e sem muitos elementos decorativos. Jessica Moura, Coordenadora de Desenvolvimento de Mercado Building Finishing, da Sika® , especializada em produtos químicos para construção, traz algumas dicas que devem ser seguidas para esse tipo de reforma, que se tornou tendência no mundo da arquitetura. Confira!

Escolha um estilo que te agrade

O primeiro passo a se dar antes de começar a reforma do ambiente é definir o estilo preferido. Nesse caso, diversas são as possibilidades, como algo mais rústico, minimalista, moderno ou clássico. Esse quesito é muito importante, pois a ideia é que a escolha de como será o ambiente reflita os gostos pessoais e personalidade dos moradores. “Uma proposta rústica sempre traz algum detalhe em madeira, por exemplo, já a minimalista pode utilizar o preto nos detalhes, a moderna pode ser alcançada com revestimentos tridimensionais e a clássica tem como principal referência a combinação entre o preto e o branco”, afirma Jessica Moura.

Se atente ao tamanho do ambiente

Uma questão essencial é analisar o tamanho do banheiro. Se for um cômodo mais amplo, há mais liberdade para determinar os elementos decorativos, incluindo o uso do tom na maior parte do espaço. Já em lugares menores, o melhor é aplicar a cor com leveza e dispor de uma boa iluminação, pois tonalidades escuras costumam passar a sensação de um ambiente ainda menor.

A iluminação deve favorecer

Como dito anteriormente, a iluminação é capaz de mudar completamente o banheiro, seja ele grande ou pequeno. Investir em luminárias para bancada, fitas LED ao redor do espelho e dentro de nichos e prateleiras garantem a melhor visualização do cômodo e proporcionam conforto visual.

Defina o revestimento ideal

Com certeza, o uso do revestimento certo é um dos maiores diferenciais na decoração de um banheiro. Caso a intenção seja a simplicidade, é possível investir em pastilhas pretas que contornem o espaço. No entanto, para algo mais moderno ou chamativo, o mais adequado é a aplicação de azulejos geométricos ou com acabamento fosco.

Utilize rejuntes no mesmo tom dos revestimentos

Para que tudo fique esteticamente harmonioso, é importante que os rejuntes combinem com as cores do revestimento escolhido. “No portfólio da Ligamax, por exemplo, nós contamos com produtos que atendem à essa necessidade, como o Rejuntamento Acrílico. O produto está disponível em 9 cores e pode ser utilizado em áreas úmidas, como banheiros”, indica o profissional.

Sika

https://bra.sika.com/pt/home.html

Fonte: da Redação/Assessoria/Sika