A empresa paranaense BF Colchões, fundada em 1964 em Maringá, é hoje a marca de colchões mais vendida pela internet no país, através dos principais marketplaces e pela única revendedora oficial, a Emcompre. Cresceu 180% em 2021, em plena pandemia. É considerado um case do mercado porque registrou 1.600% de aumento em vendas, acumulados nos últimos cinco anos. A empresa tem a impressionante marca de mais de 1 milhão de clientes atendidos em seis anos.

 

Números tendem a aumentar em 2022

O mercado de colchões deve movimentar mais de R$ 12 bi em 2022, segundo projeções da Associação Brasileira da Indústria de Colchões (ABICOL). Uma pesquisa do Instituto Impulso, com 10 mil consumidores, mostra que 85% acreditam que um bom colchão é a chave para uma boa noite de sono e quase 90% que trocaram colchão nos últimos 5 anos investiram em travesseiros, lençóis e colchas.

Com 960 colaboradores, uma loja física de 5mil m², a BF é a primeira indústria brasileira a adquirir uma máquina de colchão à vácuo, permitindo que o produto fique com um volume que permita ser entregue até por bicicleta ou carregada num ônibus. Essa foi uma grande mudança de paradigma de venda de colchões e acessórios.

A estratégia com os pilares de inovação, investimento em tecnologia e matéria prima, canais de venda diversificados e humanizados fazem da BF Colchões uma indústria que sabe se comunicar com o consumidor.

“Há quatro anos nesse mercado foram vários os avanços de aprendizado na construção de nossa marca. Dentro dos marketplaces estamos colhendo os resultados de crescer muito mais rápido do que em apenas um e-commerce da própria marca. É claro, há muito o que aprimorar. Porém, vejo diariamente o crescimento desses canais e da nossa marca que era apenas regional e não existia no mundo on-line, e em pouco tempo ganhou credibilidade e posicionamento de marca. Ao estar dentro de um canal de reputação, recebemos a chancela do Marketplace e temos a oportunidade de o consumidor final conhecer nosso mix de produtos e a nossa qualidade”, explica Vanessa Ferraz, Head de Marketplace da BF Colchões.

Sustentabilidade e Tecnologia

A BF Colchões usa tecnologia de ponta e matéria prima com uso de madeira sustentável de reflorestamento e tecidos com tratamento antimicrobiano (antiácaro, antifungo e antialérgico). Possui certificados de processo e qualidade da ABICOL, ISO 9001, Inmetro, INER (estudo do sono), ABNT e selo Pró- Espuma de Qualidade.

“Nosso propósito é levar produtos de qualidade com preço justo, para conforto do lar. Nossa loja é verticalizada em roupas de cama, linha completa de colchões e travesseiros, puffs e linha pet. Éramos uma empresa atacadista, com 50 anos no mercado, em Maringá, mas como somos inovadores, em 2015 investimos em uma operação para ampliar os canais de venda através de marketplaces. Deu certo. O consumidor conhece nossos produtos, nossa marca e hoje estamos em primeiro lugar na venda de colchões pela internet no Brasil”, comemora Vanessa Ferraz.

Protagonismo com colchão à vácuo

Um dos exemplos da inovação tecnologia permanente da BF Colchões é o produto à vácuo. Foi a BF Colchões que lançou esse tipo de tecnologia no Brasil, quando trouxe uma máquina especial importada da Itália e batizou o produto como ‘a vácuo’.

O colchão é prensado, enrolado e embalado a vácuo, facilitando no transporte até o consumidor, que está sempre aberto à novas experiências. Por ficar menor, poupa espaço no caminhão e, consequentemente, diminui a emissão de CO2 na atmosfera (gás que causa o efeito estufa). Ao abrir o colchão enrolado ele retorna ao seu estado inicial, perfeito com o mesmo nível de conforto e qualidade que os colchões tradicionais. Ele não poderá ser enrolado novamente.

Canais de venda

A BF Colchões atende todo o Brasil e está em 15 grandes marketplaces, como Amazon, Americanas.com, Magazine Luiza, Dafiti, Mercado Livre, Submarino, Shoptime, Extra, Casas Bahia e Ponto Frio, comercializando X produtos de suas linhas de cama, decoração e pet. A loja física fica em Maringá, no Paraná, assim como a revendedora oficial EmCompre.

BF Colchões – www.bfcolchoes.com.br

Fonte da Redação/assessoria/BF Colchões