A construção da Casa Cave emprega um novo conceito de casa de alto padrão no Rio de Janeiro. É a primeira residência unifamiliar com Certificação Ambiental do Rio de Janeiro, o Selo GBC Casa do Green Building Council Brasil. A sustentabilidade está presente no design, nos materiais e na execução da obra realizada pela Dimensional Engenharia, a primeira construtora do Rio de Janeiro a neutralizar suas emissões de carbono.

Construção da Casa Cave, no Rio de Janeiro

As certificações ambientais possuem exigências de cumprimento de leis, normas, métrica, evidenciamento das ações, auditagem, transparência e prestação de contas que evitam o GreenWashing (parecer verde). O diretor operacional e head de inovação da Dimensional Engenharia, Vinicius Benevides, está buscando a certificação GBC Casa v2, com a meta de alcançar o nível ouro, na construção da Casa Cave. “Hoje, qualquer construção é anunciada como sustentável, porque tem luminárias a LED, painéis solares e reaproveita a água da chuva, contudo, o conceito é muito mais abrangente. O tripé de suporte de um projeto verdadeiramente sustentável é ser ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo”, explica Benevides.

O projeto Casa Cave, localizado no Condomínio Santa Mônica Jardins, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, tem o objetivo de ser uma referência em design, tecnologia e sustentabilidade, provendo saúde, conforto, bem-estar e elevado padrão construtivo. O nome da casa remete a cavar em português, à caverna em inglês e à adega em francês. Trata-se de uma referência descontraída às men cave inglesas (espaço de diversão e descompressão dos adultos), devido ao espaçoso subsolo, e ao destaque para a icônica adega da casa.

Com design minimalista, as linhas de construção da Casa Cave são sutis e elegantes. A fachada frontal é marcante, com duas caixas de concreto aparente superpostas, com linhas delicadas que atraem os olhares pelo misto de leveza e suntuosidade. Os materiais empregados basicamente são o concreto aparente, o mármore travertino, a madeira, o aço e o vidro. No conceito de economia circular, o concreto é um material reciclável com alto valor agregado.

O empreendimento foi totalmente modelado em Buiding Information Modeling (BIM) e conta com o que há de mais moderno em sistemas de monitoramento e automação. O conceito de casa inteligente, sempre conectada, concebida em um mundo digital para um mundo digital. O projeto de rede contempla internet a cabo em todas as TVs, Wi-Fi de alta velocidade cobrindo toda a casa e preparo para IOT. A Casa Cave é 4.0. Projetada pelo arquiteto Duda Porto, ela possui dois pavimentos e subsolo.

Há 28 anos, a Dimensional Engenharia atua no setor de Desenvolvimento Imobiliário com a visão de que é possível construir moradias de forma socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável, com diferenciais tecnológicos em todo o ciclo de vida do empreendimento e amparada nas melhores práticas, garantindo a qualidade e durabilidade de suas obras. Como resultado do investimento em inovação, são utilizadas como ferramentas de trabalho Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Computação na Nuvem, Assinatura Digital, Drones, Inteligência Artificial, Telemetria, Startups e Business Intelligence.

Fonte: Da Redação/Assessoria