Em quatro anos, Julio Cesar Samorano Filho reposicionou a Century, desenvolveu um modelo de produção customizada em escala e aumentou em 305% as vendas da Century, que ultrapassaram R$ 100.000.000 em 2021.

Quando assumiu o posto de Diretor Financeiro da Century, indústria brasileira especializada na fabricação de estofados, aos 25 anos, Julio Cesar Samorano Filho sabia que o legado do pai no comando da empresa era forte e respeitável. Por isso, estudou o mercado um ano antes e tomou a decisão de reposicionar o segmento da companhia. Do médio padrão para a alta decoração, criando ainda o próprio estilo de gestão com apoio do pai.

Porém, antes de assumir o comando da empresa familiar, Samorano saiu da sua cidade natal, Maringá (PR), para cursar Administração de Empresas da EAESP-FGV em São Paulo, quando tinha 17 anos. Durante a faculdade, o executivo desenvolveu o interesse pelo mercado de Private Equity, área que reunia suas duas paixões, Finanças e Empreendedorismo. Logo após a graduação, em 2014, foi aprovado no processo seletivo do Patria/Blackstone e passou a fazer parte do time de investimentos da gestora.

No Patria, Samorano teve a oportunidade de participar da construção de uma nova tese de investimentos no setor de distribuição de alimentos. Esse projeto culminou na criação da Delly’s Food Service, que é a maior distribuidora no seu segmento. Julio conta com entusiasmo sobre esse período, quando pôde trabalhar com grandes executivos de mercado e participar da construção de uma empresa líder nacional.

Durante toda a sua vida profissional, Julio Cesar acompanhou os resultados da Century e analisou o futuro da empresa junto ao seu pai. Porém, foi em 2017 que ele percebeu que havia uma oportunidade única no mercado de móveis e aceitou o convite de seu pai para assumir o cargo de Diretor Financeiro (CFO) da Century.

Julio conta que em 2017 o país estava iniciando um ciclo de redução da taxa de juros e maior controle das contas públicas, e que esse contexto seria muito benéfico para o mercado imobiliário e, por consequência, de decoração. Além disso, tendências de consumo de produtos customizados estavam cada vez mais fortes, principalmente no mercado de alta decoração. Essa visão de mercado foi fundamental para Julio Cesar construir a nova estratégia da Century que a levaria a um novo patamar de crescimento.

Entre 2017 e 2020, o executivo junto à sua sócia e irmã Nathalia Samorano conduziram as mudanças necessárias para colocar a nova estratégia da Century em prática e crescer no mercado de alta decoração. Dentre diversos projetos, eles concluíram o novo branding da Century, investiram em tecnologia e automação na indústria e criaram um sistema de produção customizada em escala capaz de produzir mais de 4,5 milhões de produtos diferentes em uma única fábrica.

Como resultado dessas iniciativas, em 2019 a Century atingiu um faturamento de R$ 55 milhões, 52% a mais em relação à 2016. A venda de produtos customizados de alta decoração representaram 75% desse faturamento, chancelando o novo posicionamento da empresa. No final desse mesmo ano, Samorano foi promovido a Diretor Executivo (CEO) da Century.

Em 2020, seu primeiro ano à frente da Century, Julio Cesar enfrentou os desafios da pandemia com êxito. A Century atravessou 2020 mantendo seus postos de trabalho e alcançando o mesmo patamar de faturamento de 2019. Além disso, esse ano foi fundamental para a empresa concluir projetos estratégicos que a colocaram em uma posição privilegiada de mercado em 2021.

Do Brasil para o mundo

Durante os últimos anos, a Century se preparou para expandir suas fronteiras. Julio Cesar sempre teve clareza de que a empresa poderia concorrer em outros países e que nível de qualidade e customização de seus produtos seriam um diferencial em todos os territórios. Assim, desde 2016 a empresa tem expandido seus negócios no exterior e hoje já está presente em 16 países na América Latina e Estados Unidos.

Aos 29 anos, Samorano celebra a marca de R$100 milhões de vendas acumuladas nos últimos 12 meses e se prepara para conduzir a empresa a um novo ciclo de crescimento. Julio está confiante que os próximos anos serão ainda mais vencedores, e que o time da Century está preparado para os novos desafios.

Fonte: Da Redação/Assessoria