Cada vez mais se observa espaços reduzidos nos imóveis, principalmente nas grandes metrópoles de todo o mundo. Esse fato tem levado arquitetos e designers de interiores a reverem um novo conceito de organização, tanto é que muito tem se falado em espaços abertos, onde os móveis são os delimitadores de área, seja para uma sala e um quarto, seja para a cozinha e a lavanderia.

Laundry Room Interior

Com algumas dicas simples e práticas, é possível aproveitar todos os cantos e objetos do ambiente.

A lavanderia pode ser funcional e ainda receber um toque especial na decoração, como quadros, plantas e a escolha adequada na paleta de cores, compondo a integração desse ambiente com os demais. Para tanto, sugere-se o aproveitamento de todos os cantos e paredes, como, por exemplo: ter armários multiúso, prateleiras e nichos suspensos, que facilitam a visualização dos objetos e produtos necessários para aquele espaço, além de facilitar a movimentação das pessoas, inclusive reaproveitar os móveis que já possui e dar a eles novas atribuições; investir em móveis planejados é uma opção prática e versátil, principalmente para pequenos espaços; e utilizar ao máximo todos os espaços verticais.

laundry room with washing machine

A colocação de ganchos também contribui na organização de vassouras, rodos, pás de lixo, ferro e tábua de passar entre outros ítens, e no aproveitamento dos cantos, assim como caixas transparentes e cestos organizadores nas prateleiras auxiliam na disposição de objetos e produtos, preferencialmente identificados por etiquetas, para maior praticidade no dia a dia. Na verdade, deixar o chão livre de objetos é evitar acidentes, ainda mais para a família que tem crianças e animais domésticos.

Empty Frame in Laundry Room

Na verdade, definir a função da área de serviço é fundamental, para que possa organizá-la adequadamente, mesmo que integrada à cozinha – tenha cuidado para não misturar produtos de limpeza e alimentos. Um outro detalhe importante está na escolha de equipamentos compactos, como a máquina de lavar.

Hoje, com várias opções de tamanho e abertura, o detalhe está em não deixar acumular a roupa suja, até mesmo porque o espaço para estendê-la é pequeno. Vale lembrar que atualmente encontra-se varais de chão dobráveis, que podem ser guardados com a tábua de passar, o que libera mais espaço, inclusive nas paredes.

Clothes drying rack, laundry basket and washing machine indoors

Portanto, planejar cada espaço de sua moradia é a garantia de um lar organizado e com praticidade.

Fonte: Da Redação/Fotos: iStock