Para criar uma decoração aconchegante, sofisticada e cheia de personalidade, o projeto de decoração deve ser pensado além do mobiliário tradicional. Nesse caso, elementos como plantas, objetos, quadros e almofadas podem fazer toda a diferença.

Composição na galeria da Urban Arts Campinas

Confortáveis e cheias de personalidade, as almofadas, por sua vez, são consideradas fundamentais para garantir acolhimento e valorizar o projeto, seja qual for a proposta de decoração. Além de muito versáteis, essas peças podem ser encontradas em diferentes formatos, tamanhos, cores e texturas.

Engana-se quem pensa que o uso das almofadas está limitado aos sofás. Nos quartos, por exemplo, a peça pode ser aquele toque especial que faltava sobre a cama. Outra aposta interessante é utilizá-la em poltronas e cantinhos de leitura, a fim de deixar o espaço mais convidativo.

Mas você sabe quais são os principais truques para acertar na hora de decorar com almofadas? Para incluir a peça no projeto, é necessário tomar alguns cuidados para manter a harmonia e, para isso, é importante explorá-la como um complemento. Confira quais são os principais “truques” e inspire-se:

Composição criada pela designer de interiores Alice Sturari na galeria da Urban Arts Campinas

Como escolher a cor das almofadas?

Para escolher a cor da almofada, é muito importante levar em consideração o estilo de decoração do projeto, a paleta de cores do ambiente e, principalmente, a tonalidade do sofá. Por exemplo, se o estilo for minimalista, em que as cores neutras predominam, a peça pode criar um contraste, trazendo mais estampas e cores ao ambiente.

Outra dica é evitar a utilização de uma almofada que seja exatamente da mesma cor do móvel onde será inserida. Por exemplo, se o sofá é preto, opte por uma peça que crie um tom sobre tom ou um contraste. Também é possível utilizar estampas que combinem com a paleta de cores de outros itens decorativos, como quadros ou tapete.

Almofada FOLHA TROPICAL E ROSA III e almofada ABSTRACT GIRL FACE 3

Como definir a quantidade de almofadas e como montar uma composição com elas?

Também é muito comum que surjam dúvidas na hora de decidir como distribuir as almofadas e a quantidade. Nesses casos, a regra de ouro é evitar a monotonia.

Para a quantidade, sempre levando em conta o tamanho do seu sofá, aposte em números ímpares, utilizando uma ou três almofadas em cada ponta. Para trazer mais personalidade para a composição, também é possível mesclar a quantidade em cada lado, por exemplo, posicionando três no lado esquerdo e apenas uma no lado direito.

Para decidir o tamanho, o ideal é combinar almofadas de diferentes dimensões e posicioná-las da menor para a maior, formando uma “escadinha”. Na Urban Arts, além da variedade de desenhos, estilos e cores, é possível encontrar almofadas nas medidas 60x60cm e 42x42cm.

Urban Arts

www.urbanarts.com.br

@urbanarts

Fonte: Da Reação/Assessoria/Urban Arts