O box de banho necessita de uma manutenção anual? Pode usar cores na decoração de ambientes pequenos? O banheiro precisa de higienização semanal? São coisas comuns, mas que muita gente ainda não tem conhecimento. Com o objetivo de esclarecer as principais questões que abrangem o local, Érico Miguel, técnico da Ideia Glass, desvenda 10 mitos e verdades sobre o cômodo

Quando o assunto é reforma, manutenção e utilização do banheiro, o que não faltam são dúvidas do que pode ou não fazer. “Muita gente se questiona sobre como realizar a limpeza e a manutenção do box de banho, além de não saber ao certo como higienizar o cômodo, como pensar em uma decoração apropriada para o espaço, entre outras indecisões”, revela, Érico Miguel, técnico da Ideia Glass, marca especialista em kits de ferragens para box de banho e portas de vidro divisórias de ambiente.

Pensando nisso, o especialista no assunto, esclarece os principais mitos e verdades que envolvem o banheiro. Confira!

• Pendurar toalha no box de banho estraga a peça?

VERDADE!

“Apesar de um hábito comum, é importante não colocar toalhas ou vestuários pendurados no box de banho”. De acordo com o profissional, nada deve ficar suspenso nas ferragens para não danificá-las ou gerar algum emperramento nos trilhos.

• Usar cores fortes em ambientes pequenos deixam ele com aspecto menor?

MITO!

É possível utilizar tonalidades fortes em banheiros pequenos, sim! A dica aqui é prestar atenção em quais elementos no décor elas serão utilizadas, e de que maneira. “Uma opção legal é apostar a cor mais escura em uma única parede ou em algum pequeno ponto do ambiente, como um quadro ou a porta de um armário, que trará um charme e personalidade ao local”, esclarece Érico.

• Ferragens coloridas são indicadas apenas para ambientes maiores?

MITO!

As ferragens coloridas no box de banho podem ser usadas em diferentes tipos de banheiros, desde os pequenos até os maiores. O que muda, de acordo com a metragem do local, é o modelo do box.

“As ferragens coloridas trazem modernidade e charme para todo o tipo de banheiro. O importante é que o tamanho do box esteja alinhado com o espaço do cômodo”, informa o profissional.

• O banheiro precisa de higienização semanal?

VERDADE!

É recomendado, uma vez por semana, realizar uma limpeza mais pesada, pois o banheiro é um cômodo bastante utilizado e que acumula sujeiras e bactérias. Além disso, é importante realizar a manutenção diariamente. “Retirar os lixos com frequência e manter a pia e a área de banho sempre secas, são fatores que fazem a diferença para manter o local higienizado”, indica o profissional.

5- O box de banho necessita de uma manutenção anual?

VERDADE!

Conforme a regulamentação ABNT NBR 14207/2009, é recomendado realizar a manutenção do box de banho anualmente.

“Como o box de banho é um item bastante utilizado e que pode ocasionar acidentes repentinos, é necessário fazer a manutenção uma vez por ano e sempre com uma empresa qualificada, pois somente um profissional especializado poderá garantir a segurança e a qualidade do produto”, sugere Érico.

• Repaginar o visual do banheiro só é possível com quebra-quebra?

MITO!

Não é preciso fazer uma reforma geral para mudar o visual do banheiro. “Para deixá-lo mais moderno e elegante, trocar alguns itens que compõem o banheiro, como o box de banho com roldanas aparentes, a cor da parede ou apostar em objetos de decoração diferentes, pode ser o suficiente”, indica Érico.

• Usar a cor preta no banheiro vai pesar o visual do ambiente?

MITO!

O preto é uma tonalidade bastante versátil e que vai bem na decoração do banheiro, para usá-lo no ambiente, uma boa dica é inserir ele em alguns pontos estratégicos do cômodo. “Para isso, é legal apostar em metais e ferragens do box de banho, na marcenaria e até mesmo na pia da cuba ou vaso sanitário”, recomenda o especialista da Ideia Glass.

8- Usar produtos químicos para lavar o box de banho pode estragar a peça?

VERDADE!

É preciso tomar cuidado com os produtos químicos de PH ácido, pois eles não reagem bem em contato com o vidro. “Água sanitária e cloro, por exemplo, podem estragar o vidro, além da possibilidade de causar reações alérgicas à pessoa que estiver realizando a limpeza”, enfatiza.

O profissional afirma que o sabão neutro, balde com água quente, antiembaçante para os vidros e panos que não soltam fiapos são os produtos que precisam estar em mãos na hora de fazer a limpeza do box de banho.

• Banheiro com decoração clean pode ter um toque de modernidade?

VERDADE!

É muito comum as pessoas apostarem em uma decoração mais clean e minimalista no banheiro, até mesmo por geralmente ser um cômodo pequeno e estreito, mas isso não indica que o ambiente precisa ser sem graça e muito básico. “Uma boa dica para dar um ‘up’ no visual do local, é optar por um box de banho com um design moderno e diferente, como as opções com roldanas aparentes”, indica Érico.

• Banheiros pequenos e estreitos não possuem conforto e funcionalidade?

MITO!

Para obter maior funcionalidade e conforto no banheiro, é preciso prestar atenção nas escolhas na hora de reformar o cômodo. “Nesse caso, é necessário escolher um modelo de box de banho que seja ideal para o local, além de optar por itens práticos e funcionais, como prateleiras, nichos embutidos na parede e marcenarias com recortes, visando aproveitar cada espaço do local de modo estratégico”, conta o profissional.

Ideia Glass

Para mais informações sobre a empresa, acesse o site https://www.ideiaglass.com.br ou ligue para o SAC (11) 3016-9300.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Ideia Glass