A certificação de sustentabilidade franco-brasileira AQUA-HQE − no Brasil aplicada pela Fundação Vanzolini − é uma das principais metodologias internacionais usadas para avaliar e atestar o desempenho ambiental das construções mundo afora. O mais interessante é que, nesse quesito, a cidade de São Paulo está muito bem posicionada. Inclusive, o bairro Vila Mariana, possui 23 edifícios construídos ou em construção que já receberam o certificado e hoje é o bairro com mais prédios sustentáveis do país. Além disso, a região pode ser considerada uma das mais bem qualificadas nesse aspecto.

Lauto Vila Mariana lançamento da Tarjab na Rua Afonso Celso

Outros bairros da cidade se destacam no levantamento feito pela Fundação Vanzolini, são eles o Tatuapé, em segundo lugar com 16 prédios sustentáveis; em terceiro, a Lapa e a Chácara Santo Antônio ambas com 11 cada; na sequência Perdizes com 8; e Vila Madalena, Vila da Saúde, Jaguaré e Campo Belo com 6 cada.

No Brasil o selo atestou mais de 700 edificações prontas ou em construção; cerca de 400 empreendimentos mistos, residenciais ou comerciais; mais de 36 mil unidades residenciais, casas ou apartamentos; o que representa ao todo 14 milhões de m² de área construída.

As diferentes fases do processo de avaliação da certificação AQUA-HQE para os empreendimentos (pré-projeto, projeto, execução ou operação e uso) baseiam-se em 14 objetivos de desempenho que devem ser atingidos em níveis base, boas práticas e melhores práticas, ultrapassando as exigências que correspondem à regulamentação vigente ou prática corrente, distribuídas equilibradamente em conforto, saúde e baixo impacto ambiental.

Com 50% das exigências técnicas voltadas às condições ideais de saúde e conforto e 50% aos benefícios ambientais, a certificação ganha a adesão de consumidores e importantes setores da economia brasileira.

A capital francesa, Paris, é considerada uma das cidades globais da sustentabilidade na construção civil, em boa parte, graças à adesão dos empreendedores locais aos critérios AQUA-HQE, que em português significa Alta Qualidade Ambiental.

Sobre a AQUA-HQE

AQUA-HQE™ é uma certificação internacional da construção de alta qualidade ambiental, desenvolvida a partir da renomada certificação francesa Démarche HQE™ e aplicada no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini. O diferencial da certificação AQUA-HQE™ é que, mesmo tendo se originado de referenciais técnicos estrangeiros, suas documentações foram adaptadas em 2007 pela Fundação Vanzolini em parceria com a Escola Politécnica da USP, considerando a cultura, o clima, normas técnicas e regulamentações brasileiras. Além disso, desde 2014, o HQE™ possui referenciais técnicos de nível internacional que levam em conta a experiência brasileira.

Fonte: Da Redação/Assessoria