O Projeto Janelas CASACOR traz novos ambientes para o D&D Shopping com o Desafio Janelas CASACOR, no qual, a cada semana, um dos dois contêineres instalados no endereço é completamente transformado. O termo “desafio”, não é à toa. Os 6 profissionais escolhidos para participar, encaram a tarefa de executar, em 4 dias, um projeto completo. O público pode acompanhar o processo no local, com todas as medidas de segurança sanitária, ou pelo hotsite Janelas CASACOR.

Banheiro do Ceramista, projeto de Marcelo Diniz e Mateus Finzeto para o Desafio Janelas CASACOR. Créditos:Victor Eleutério

As novidades, são os ambientes da dupla Marcelo Diniz e Mateus Finzeto e de Gabriel de Lucca, em propostas bem diferentes e criativas. Marcelo e Mateus, por exemplo, apresentam o Banheiro do Ceramista .

O ambiente foi pensado para uma pessoa que, durante o isolamento provocado pela pandemia, encontrou na cerâmica um subterfúgio para externar suas emoções. E adaptou um local inusitado dentro de casa para a nova atividade: o banheiro. “Nosso projeto tem a função de um banheiro tradicional e de um ateliê de cerâmica. Lá estão o torno e uma estante onde as peças secam. É um espaço que dá até para receber”, explica Marcelo. A ceramista Rosa Pinczowski, do Estúdio RosaPinc, é a inspiração da sala de banho e são dela também os equipamentos expostos. Porcelanatos em grandes tamanhos trazem a sofisticação do mármore para o ambiente e as louças pretas desenvolvidas por Jader Almeida dão um toque orgânico. O jardim tem assinatura da paisagista Mônica Costa.

Como parte do desafio proposto inclui integrar algum elemento do ambiente anterior, no Banheiro do Ceramista os profissionais apostaram na pintura de Marcella Riani (@marcellariani) desenvolvido para o projeto de Hêlo Marques.

Espaço criado por Gabriel de Lucca para o Desafio Janelas CASACOR. Créditos: Victor Eleutério.

Na Cuccina Essenziale, a ilha central é soberana. Gabriel de Lucca apresenta estrutura de design limpo e moderno, que ocupa quase toda a extensão do contêiner, abriga os eletrodomésticos, a cuba e funciona como um espaço de preparo, descontaminação e apoio para refeições rápidas. Uma estante no padrão freijó ajuda na organização de louças e utensílios e ainda traz aconchego à cozinha.

Para não tirar o protagonismo dos revestimentos e da marcenaria, as paredes ganharam um tom off-white. Durante a concepção do ambiente, o arquiteto decidiu que a maior parte da montagem deveria acontecer fora do canteiro de obras, com o intuito de minimizar riscos e diminuir o contato entre profissionais. Nessa logística reversa, grande parte dos elementos já chegaram prontos no local, otimizando mão de obra e tempo.

Aqui, mais uma vez, a área externa e arte se mantiveram. O profissional manteve no contêiner o grafite do premiado artista urbano Tinho (Walter Nomura ou @tinho23sp) criado para o projeto da Intown Arquitetura.

OUTROS PROJETOS

Nas próximas semanas, será a vez de Arthur Guimarães e Beatriz Quinelato mostrarem seus talentos no Desafio Janelas CASACOR, respectivamente. No D&D Shopping (Av. das Nações Unidas, 12555), a exposição segue até 20 de dezembro.

Mais ambientes do projeto Janelas CASACOR podem ser vistos por 13 bairros de São Paulo. A exposição é aberta ao público, totalmente gratuita e em formato phygital (junção de físico e digital), podendo ser acessada também pela internet.

As Janelas CASACOR, exposição que tem apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo e da Farah Service, está em pontos como a Praça Adolpho Bloch (Jardim Paulista), Praça Cidade de Milão (Jardim Luzitânia), no Largo da Batata (Pinheiros), Praça Vinícius de Moraes (Morumbi), Praça Panamericana (Alto de Pinheiros), na Ciclovia da Estação Pinheiros, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva e na Rua Estados Unidos (Jardim América), Shopping D&D (Brooklin Novo), Shopping Anália Franco (Tatuapé), Shopping Lar Center (Vila Guilherme), Shopping Iguatemi (Jardim Paulistano) , Jardim Colombo, Cidade Tiradentes e Brasilândia .

O projeto foi concebido pela CASACOR, a mais completa mostra de arquitetura, design e paisagismo das Américas, como uma resposta à pandemia, trazendo um novo formato e uma nova forma de levar o trabalho da marca a um público maior, de maneira segura, acessível e principalmente democrática, contemplando bairros de norte a sul e de leste a oeste da capital paulista.

Janelas CASACOR é uma iniciativa democrática, presente nas áreas centrais e periféricas das metrópoles de várias cidades brasileiras, que dá continuidade ao compromisso de responsabilidade social e sustentabilidade da CASACOR. Os ambientes criados para o projeto podem ser vistos de duas formas, totalmente gratuitas: pessoalmente – cumprindo as regras de saúde, segurança e distanciamento social – ou com visitas virtuais no site oficial da CASACOR, guiadas pelo autor de cada projeto.

Em São Paulo, a exibição vai até 20 de dezembro, mostrando o que mudou em nossos lares com o novo Coronavírus e quais são nossas novas necessidades e anseios, num exercício criativo e de reflexão, com o objetivo de tornar tangíveis, conceitos e ideias de quem pensa a casa, transformando tudo isso em soluções para nossas angústias, traduzindo a casa dos novos tempos em ambientes criados por grandes nomes do segmento de arquitetura, decoração, design e paisagismo.

Para conhecer mais projetos da edição São Paulo e também de outras cidades basta acessar o hotsite: https://janelascasacor.com

Fonte: Da Redação/Assessoria