Neste período de isolamento social, as pessoas passam mais tempo em casa. Isto significa que, com a maior circulação de pessoas, os ambientes necessitam de mais atenção e higiene. Um dos objetos que mais precisa de atenção é o querido tapete, pois tem facilidade de absorver todo tipo de sujeira. Para isso, a Beatriz Lettieri, da Avanti Tapetes separou dicas de higienização e manutenção das peças. Afinal, nada melhor que um tapete limpinho para esquentar os dias de temperaturas mais amenas!

Aspiração de poeira: Pode-se utilizar o aspirador sempre que julgar necessário, visto que ele não prejudica aparência do tapete. “Uma boa dica é seguir a mesma frequência com que é retirada a poeira dos móveis. Assim, quantas vezes o pó sobre os móveis for retirado, quantas vezes o carpete deverá ser aspirado”, conta Beatriz Lettieri, diretora da Avanti. Deve-se realizar a aspiração devagar e em toda a área do tapete, principalmente, onde tem maior tráfego de pessoas. Não utilizar escovas e/ou vassouras.

Remoção de manchas: É muito importante realizar a remoção imediata de manchas para evitar um dano permanente ao tapete. Muitas vezes, com produtos simples, de uso caseiro, pode-se conseguir um melhor resultado retirando o material derramado imediatamente. Tenha como lema: sujou, limpou. Com pano de algodão alvejado ou papel absorvente, realize a total absorção do material derramado, antes de lavar o tapete. Preferencialmente, use detergente. Sempre coloque o produto de limpeza sobre o pano. Não utilize produto diretamente na peça ou esfregue, pois isto pode danificar a textura. Após a remoção da mancha passe os dedos suavemente nos fios da área afetada para que eles voltem a sua posição original.

Limpeza total: Com o tempo e o uso, todo tapete acumula sujeira que a limpeza regular não é capaz de remover. “Nestes casos, indicamos que a limpeza seja realizada por um profissional para um processo de limpeza por extração com água”, afirma Beatriz, Este sistema de limpeza profunda e restaurativa atinge a base do carpete/tapete soltando a sujeira e suspendendo-a, e imediatamente sugando-a para o reservatório do equipamento. Ele remove a sujeira pesada, inclusive da base do tapete/carpete, e oferece tempo de secagem de apenas algumas horas.

Tapetes de Nylon: Todos os tapetes da Avanti são de nylon importado. Trata-se de um material antialérgico e mais resistente, além de ser mais fácil de limpar do que os de fibra natural, por exemplo. “Algodão, lã, sisal, entre outros absorvem resíduos líquidos e sólidos com muita facilidade, criando manchas difíceis ou impossíveis de tirar. Com o nylon basta absorver o resíduo com papel enxuga e passar espuma feita de detergente líquido e água, ou quando for necessário fazer a aspiração, uma vez por semana é o suficiente”, conclui Beatriz Lettieri.

Instagram: @avantitapetes
Site: www.avantitapetes.com.br

Fonte: Da Redação/Assessoria/Avanti Tapetes