Robustas e de beleza exuberante, as pedras naturais dão o charme e acabamento necessários na decoração de diferentes ambientes. Para que a sua instalação aconteça de forma correta, esse material exige habilidade e cuidados indispensáveis, os quais vão desde o transporte e armazenamento do produto até a impermeabilização do contrapiso.

(Imagem: Adobe Stock)

Afim de garantir que a aplicação desse tipo de revestimento seja feita de forma assertiva e sem grandes problemas, a Sika, empresa especializada em construção civil, reuniu algumas dicas e recomendações que ajudam no processo. Confira:

Preparação

Excelente opção para o revestimento de pisos e paredes, a durabilidade e resistência desse tipo de material torna seu uso uma opção versátil, podendo ser utilizada tanto em áreas internas quanto em externas, contudo, elas necessitam de atenção no momento do assentamento. “Vulneráveis a danos quando manuseadas de forma incorreta, a armazenagem ideal requer ambientes secos, limpos e de preferência sobre cavaletes, cuidados extras incluem proteção por elementos impermeáveis”, indica Jéssica Moura, Coordenadora de Desenvolvimento de Mercado Building Finishing, da Sika.

Realizando o assentamento

No momento do assentamento, o contrapiso deve estar nivelado e livre de qualquer tipo de resíduo que atrapalhe a aderência. É fundamental lembrar que as pedras se caracterizam por seus veios e que os materiais devem ser colocados em harmonia, para que se obtenha o melhor resultado estético. “As ferramentas necessárias para o assentamento dessas pedras são as mesmas dos revestimentos cerâmicos: nível laser, prumo, martelo de borracha, desempenadeira, espaçadores, além de argamassa especifica para esse tipo de revestimento”, explica.

Cuidados após o procedimento

O material é natural e exige muita atenção para aproveitar suas características ao máximo. “Algumas medidas devem ser tomadas com a limpeza das peças após a obra e posteriormente para preservação de sua beleza e estética. As pedras são materiais porosos, que precisam ser lavados e limpos conforme o nível de acumulo de sujeira na região. É aconselhável usar produtos de limpeza desenvolvidos para pedras naturais, já que algumas fórmulas contêm ácido e alcalino que podem reagir com os minerais da peça e degradá-la ao longo do tempo”, aconselha.

Para um assentamento de qualidade e acabamento premium, a PortoKoll tem o produto ideal. A Argamassa Especial Pedras Naturais, é indicada exclusivamente para a colocação de pedras naturais. De tonalidade clara, e com tecnologia que evita o aparecimento de manchas, o produto pode ser aplicado tanto em pedras claras quanto escuras.

Sobre a Sika

A Sika é uma empresa especializada em produtos químicos que ocupa uma posição de liderança no desenvolvimento e na produção de sistemas e produtos para fixação, vedação, amortecimento, reforço e proteção no setor de construção e na indústria automobilística. Possui filiais em 101 países e mais de 300 plantas no mundo. Com mais de 27.000 funcionários, gerou vendas anuais de CHF 9,25 bilhões em 2021.

Hoje, a companhia também abrange as marcas BR Massa®, Ciplak®, LigamaxGold, PortoKoll®, Qualimassa, Quartzobrás e Quimicryl, oferecendo a solução completa para a obra.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Sika