Sustentabilidade, tecnologia, eficiência construtiva, rapidez e redução de custos, tudo o que construtores e clientes esperam de um projeto imobiliário poderá ser conferido de perto pelos visitantes da FEICON na CASA CERÂMICA, projeto que faz parte da programação da feira, que acontecerá, de forma presencial, entre os dias 29 de março e 01 de abril, no São Paulo Expo.

“Nesta edição da CASA CERÂMICA, pretendemos mostrar que fazer uma casa de forma rápida e eficaz é possível e que, por trás de todo o processo, tem muita tecnologia que assessora a construção civil. Estamos levando para a feira deste ano os bastidores das grandes construtoras”, conta Paulo Manzini, diretor de desenvolvimento de negócios e idealizador e coordenador do projeto.

A atração traz uma casa feita em cerâmica, em tamanho real de 50 m2, padrão dos programas habitacionais, construída em apenas quatro dias, unindo eficiência construtiva, energética, tecnológica e ainda redução de custos e de desperdício de materiais, para exposição. “Utilizamos o sistema de alvenaria estrutural racionalizado com blocos cerâmicos. Com isso, diferente das construções tradicionais, não temos cortes de parede, já que levamos os sistemas elétricos e hidráulicos embutidos na execução da obra, tudo acontece conforme o planejamento”, explica Manzini.

Com base nisso, a CASA CERÂMICA contará com estandes dos patrocinadores do projeto ao redor da casa como Dinâmica, Ecomix, Tessa, Sika, Inbuilt, Granilux, Cinexpan, Atimaki (estandes) e displays de startups que atuam com tecnologia como Smart sky, Dod, SGP+, AX4B, Ambar, Go Time Lapse, Techonologys, com representantes para atender o público que buscar informações sobre o projeto e os produtos utilizados.

“A SGP+, por exemplo, disponibilizará os óculos virtuais para que os visitantes consigam visualizar como que aquela casa iria ser construída, antes do início. O que é possível graças à aplicação da realidade aumentada ao projeto modelado em BIM. Já a Inbuilt apresentará um sistema de raio-X da parede que permite verificar onde passam as tubulações hidráulica e elétrica da casa, o que evita perfurações em determinados lugares que possam causar transtornos”, destaca Manzini.

De acordo com o coordenador, a CASA CERÂMICA ocupará um espaço de (24 x 17,5 metros) e estará localizada no estande G-190. Além da exposição da casa, o interior contará com telas que mostrarão o processo de construção e painéis informativos. Também fará parte do projeto a construção de espaço externo com jardim e a inclusão de painéis de energia fotovoltaicas nos telhados, compondo um conjunto de soluções do que há de mais moderno na construção civil.

A atração é considerada uma das mais tradicionais da FEICON. “Já fizemos treze CASAS CERÂMICAS, em edições anteriores, sendo que as últimas quatro foram padrões de obras do Governo de São Paulo: CDHU. Desta vez, vamos fazer no padrão da Construtora Pacaembu, que é uma empresa privada, com capacidade de fazer 60 mil casas em cinco anos. É a maior construtora do País em volume de casas e trabalha 100% com bloco cerâmico”, conta Manzini.

A Cerâmica

Para a PHD em Engenharia Civil, professora universitária, consultora em materiais de construção e, agora, produtora de conteúdo oficial da FEICON, Izabella Valadão, a cerâmica oferece inúmeras vantagens para a construção civil. “A cerâmica vermelha, por exemplo, além de ter um excelente isolamento térmico, é um produto muito versátil e um dos mais antigos, usados na construção civil do Brasil e do mundo. Além de não sair de moda, está sempre se reinventando e se ajustando às evoluções normativas e tendências arquitetônicas, a exemplo dos jardins verticais, alvenaria aparente e vazada (cobogós).”, explica.

Sendo uma realidade há cerca de dez mil anos, o material é o mais antigo produzido pelo homem. Devido a sua resistência, pode ser utilizada tanto como uma atividade artística, em que são produzidos utensílios com valor estético, quanto como uma atividade industrial, em que são produzidos artefatos para uso na construção civil e na engenharia.

Além do material ser isolante térmico, ele também apresenta maior facilidade em manuseio e menos peso o que aumenta e melhora a produtividade dos trabalhadores. Além disso, a produção desse material é ecologicamente correta já que a matéria-prima da cerâmica é argila e água. A extração das argilas tem sido feita de forma racional e com revitalização das áreas. E a água utilizada no processo, pode ser reaproveitada e os resíduos sólidos gerados são 100% recicláveis.

“Os fornos envolvidos na fabricação das cerâmicas também estão cada vez mais modernos e com altíssimo rendimento, o que favorece reduções tanto no uso de energia, quanto nas emissões de gases na atmosfera. A diminuição do consumo de recursos naturais e a geração de resíduos líquidos, sólidos e gasosos favorece a sustentabilidade ambiental, ao mesmo tempo que a econômica e social. Vale lembrar que o cuidado com a melhoria contínua das condições de trabalho do setor, juntamente com o crescimento econômico fazem parte das recomendações da ONU para desenvolvimento sustentável, junto ao ODS 8.”, finaliza.

Para os interessados em visitar a feira, o credenciamento já pode ser realizado gratuitamente pelo site https://www.feicon.com.br/pt-br/credenciamento.html. O evento seguirá protocolos rígidos e internacionais para segurança de seus clientes, colaboradores e visitantes.

FEICON – 26ª EDIÇÃO – CASA CERÂMICA

Data: 29 de Março a 1º de Abril de 2022
Horário: Terça a Sexta, das 10h às 20h
Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda

Informações: https://www.feicon.com.br/

FEICON

Com 26 edições, a FEICON é o principal evento voltado para os mercados de construção civil e arquitetura na América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players da construção civil e arquitetura. Para mais informações acesse: https://www.feicon.com.br .

RX

A RX constrói negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 43 diferentes setores da economia. É apaixonada por causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos. www.rxglobal.com

Fonte: Da Redação/Assessoria