Com o objetivo de calcular as emissões de carbono em diferentes fases de uma construção, a Trimble Inc. acaba de firmar uma parceria com o One Click LCA que permite aos usuários das soluções Tekla e Trimble Connect para modelagem de informações da construção (BIM), da Trimble, realizar esses cálculos. Com os dois softwares será possível fazer a análise de emissões desde os projetos iniciais até a construção concluída.

Divulgação: Trimble

A combinação de dados do software Tekla com o One Click LCA e seu extenso banco de dados de Declarações de Produtos Ambientais (EPD) permite que as emissões de carbono incorporadas de materiais em um projeto — cada porca, parafuso ou vergalhão, por exemplo — sejam calculadas para todo o seu ciclo de vida. Os usuários do Tekla terão acesso a uma ferramenta de avaliação de carbono One Click LCA em uma configuração integrada com a plataforma do software da Trimble, que será gratuita até o final de 2021.

Os elementos estruturais são responsáveis por até 70% da pegada de carbono incorporada a um edifício, tornando a redução das emissões de carbono de qualquer projeto estrutural crítico nas emissões Race To Zero (Corrida Zero), conforme descrito nas metas da Conferência de Mudanças Climáticas da COP26.

Jari Heino, vice-presidente e gerente geral de Estruturas da Trimble, afirma que a construção sustentável em breve não será mais uma escolha, mas um pré-requisito. “A gestão do desempenho de carbono fará parte da engenharia de valor no futuro. O Tekla Structures já ajuda a minimizar o desperdício do material e reduzir o retrabalho”. Heino completa que as integrações com um software de avaliação automatizada do ciclo de vida, como o One Click LCA, vai possibilitar que os clientes Tekla usem os dados para calcular a pegada de carbono em qualquer fase do projeto, com o fornecimento de declaração final precisa às autoridades.

“Essa colaboração capacita engenheiros estruturais, fabricantes, empreiteiros e outras partes interessadas a descarbonizar sistematicamente e efetivamente seus projetos”, aponta Panu Pasanen, CEO da One Click LCA. Os dados de avaliação de carbono e ciclo de vida, frisa ele, são essenciais para reduções de carbono, especificando soluções de custo e carbono-ideais e alcançando a conformidade regulatória e de certificação. O One Click LCA pode ser usado para calcular o impacto ambiental para que os projetos cumpram com BREEAM, LEED, DGNB e mais de 50 outros esquemas de certificação, normas e requisitos. Os dados, acrescenta Pasanen, também podem ser combinados com informações de outras disciplinas de projeto.

Estruturas de baixo carbono

O One Click LCA é o software automatizado de avaliação do ciclo de vida que ajuda os usuários a calcular e reduzir os impactos ambientais de projetos, produtos e portfólios de construção e infraestrutura. Combinando a funcionalidade com o software Tekla da Trimble, as duas empresas facilitam o projeto e a construção das estruturas de baixo carbono que são urgentemente necessárias na corrida para zero emissões.

Calcular carbono incorporado — a quantidade de dióxido de carbono emitido na atmosfera a partir da criação e manutenção de todos os materiais que formam um edifício — é um conceito relativamente novo, destaca Jari Heino. Para muitos especialistas em estrutura — sejam engenheiros, projetistas, construtores ou fabricantes — está rapidamente se tornando essencial para seu trabalho. Em todo o setor da construção civil, há uma demanda crescente para gerenciar o desempenho do carbono. Governos de países como Holanda, França, Reino Unido, Suécia e Itália e outras autoridades começaram a exigir declarações de carbono incorporado, que devem ter limites obrigatórios de emissão no futuro.

Essa cooperação entre as empresas, pontua Heino, se baseia na integração existente do One Click LCA com o Tekla® Structural Designer, Tekla Structures e com a plataforma de colaboração para troca perfeita de dados, o Trimble Connect™, que vem em várias versões de assinatura, incluindo uma versão gratuita, com todas elas suportando a integração com as ferramentas LCA One Click.

A integração do Tekla Structures foi realizada pela construtora inglesa Sweco Structural Engineering em colaboração com a One Click LCA. A Sweco usou a solução combinada em um projeto ambicioso para projetar um local de esportes neutro em carbono.

“Na Sweco, o nosso objetivo é ser um modelo de sustentabilidade, assumindo a responsabilidade e fazendo parte da solução para os desafios de sustentabilidade e redução de carbono da sociedade”, explica Ossi Kujala, projetista estrutural da Sweco. Segundo ele, a integração do One Click LCA com os dados BIM é uma maneira prática de avaliar o impacto do carbono durante o ciclo de vida de um edifício. “No momento, estamos trabalhando em um projeto de baixo carbono, usando o Tekla Structures, para o projeto estrutural, e One Click LCA, para avaliar o impacto do ciclo de vida”, complementa.

Para Kujala, a integração do One Click LCA com a Trimble ajudou a obter avaliações fáceis de carbono em estágio inicial de cada opção de projeto. A colaboração entre as empresas, acrescenta, também simplifica o processo de estimativas de quantidade de material após mudanças de projeto com um alto nível de precisão, o que significa que é possível manter as estimativas de quantidade atualizadas e informações do ciclo de vida com pouco esforço.

Trimble Construção

A Trimble está desenvolvendo tecnologia, software e serviços que impulsionam a transformação digital da construção com soluções que abrangem toda a indústria de arquitetura, engenharia e construção (AEC). Capacitando equipes em todo o ciclo de vida da construção, a abordagem inovadora da Trimble melhora a coordenação e a colaboração entre stakeholders, equipes, fases e processos. A estratégia de Construção Conectada da Trimble oferece aos usuários o controle de suas operações com as melhores soluções da categoria e um ambiente de dados comum. Ao automatizar o trabalho e transformar fluxos de trabalho, a Trimble está capacitando os profissionais da construção civil a melhorar a produtividade, a qualidade, a transparência, a segurança, a sustentabilidade e entregar cada projeto com confiança. Para mais informações, visite: construction.trimble.com.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Trimble Construção