O universo dos porcelanatos é vasto e cheio de opções – sua versatilidade, afinal, é uma das características que o faz queridinho por muitos, unida com toda a praticidade, higiene e resistência do material. Na hora de escolher o modelo correto, porém, é comum surgirem dúvidas sobre seus acabamentos bold e retificado.

Linha Zellige, da Roca Cerâmica, com acabamento bold

Para ajudar a não errar, a Roca Brasil Cerâmica, empresa referência no segmento e detentora das marcas Roca Cerâmica e Incepa, reuniu as principais características de cada um deles. Confira:

Afinal, o que define o acabamento bold ou retificado?

Segundo Luis Goeldner, Engenheiro de Materiais e chefe do departamento de Assistência Técnica da Roca Brasil Cerâmica, é o tipo de borda do porcelanato que determina se a peça é bold ou retificada. “Essa diferença influencia diretamente na estética do ambiente, pois interfere no tamanho das juntas”, diz o especialista.

Peças com acabamento bold – também chamado de boleado – eram extremamente populares nas construções brasileiras. Sua principal característica são as bordas arredondadas, que resultam em peças com laterais e superfícies pouco uniformes quando comparadas com produtos retificados. “Isso faz com que, na instalação, seja necessário deixar um espaçamento maior entre as peças, com juntas de no mínimo 3 mm”, explica Goeldner. Apesar da necessidade de usar mais rejunte na aplicação, peças com acabamento bold costumam ter um preço menor e fácil instalação.

Agora, quando se trata de produtos com acabamento retificado, a borda das peças são retas e precisas, normalmente cortadas por discos de diamante. “Mais recentes no mercado, por conta da tecnologia envolvida em sua produção, são peças que permitem instalação de maneira uniforme e alinhada, com juntas mínimas e imperceptíveis, de apenas 1 mm”, destaca.

Linha Tribal, da Incepa, com acabamento bold

Quando escolher cada um dos acabamentos?

Visualmente, a maior diferença entre um porcelanato bold ou retificado está na espessura das juntas. Por isso, as peças retificadas são as favoritas para ambientes sofisticados e elegantes, ou que busquem uma sensação de amplitude. “O acabamento retificado, especialmente em nossas peças de SuperFormato, permite aplicações contínuas, sem interferência visual de juntas”, diz Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerâmica. As peças bold, por sua vez, evocam uma atmosfera mais rústica ou retrô e normalmente são escolhidas para peças de tamanhos menores. “Como o rejunte fica em evidência, é possível optar por tons semelhantes ao da peça, para mimetizá-lo ao máximo, ou então explorá-lo no décor, com cores marcantes e que contrastem com a peça escolhida”, opina Christie.

Linha Cross Cut, da Roca Cerâmica, e linha City, da Incepa, retificadas

Com um portfólio vasto, a Roca Brasil Cerâmica possui opções de produtos retificados e bold par todo estilo de projeto. A exemplo estão a linha Zellige (20 x 20 cm), da Roca Cerâmica, e linha Tribal (20 x 20 cm), da Incepa, com borda bold, ou as linhas Cross Cut (120 x 250 cm), da Roca Cerâmica, e City (100 x 200 cm), da Incepa, retificadas.

Roca Brasil Cerâmica

www.rocaceramica.com.br

www.incepa.com.br

Showroom Roca Brasil Cerâmica

Av. Padre Natal Pigato, 974

Vila Delurdes, Campo Largo

tel. (41) 3391-1430

Fonte: Da Redação/Assessoria/Roca Brasil Cerâmica