O processo de desidratar flores consiste em retirar a água das plantas e folhas para conservar a sua beleza e cor. A grande vantagem desse procedimento é permitir que flores secas sejam guardadas ou utilizadas por mais tempo na decoração de ambientes.

O primeiro passo para desidratar flores em casa corretamente é conhecer as necessidades da espécie. Um bom exemplo são as rosas, por serem mais robustas que outras espécies, esse processo pode ser feito ao ar livre.

Já para espécies de flores mais delicadas, como as tulipas, gérberas e crisântemos que precisam de proteção para suas estruturas, o procedimento é outro. Nesse caso, o recomendado é fazer a secagem das pétalas em micro-ondas. Evite fazer a desidratação de flores maduras, pois elas correm o risco de despedaçarem ou ficarem com as pétalas danificadas

Fazer o processo de secagem de flores ao ar livre é muito simples. Primeiro deve retirar toda a folhagem que estiver em excesso no caule e cortá-lo no tamanho que preferir. Feito isso, chegou a hora de deixar as pétalas secarem ao ar livre, porém longe dos raios do sol. Escolha locais secos, com sombra e boa circulação de ar para deixar as flores. Coloque-as de ponta cabeça e faça a fixação em um local alto com um grampo na haste. Deixe-a secando por duas ou três semanas. Depois, dê uma leve pulverizada com laquê e retire ela da armação.

Se a ideia é fazer a desidratação das flores com o processo de secagem em micro-ondas, vai precisar de uma vasilha específica para o aparelho e gel em silicone. O primeiro passo é espalhar o silicone no fundo da vasilha. Em seguida, separe as flores no gel com as pétalas voltadas para cima. Feito isso, cubra as flores com mais gel e leve o vasilhame ao forno. Comece o procedimento ligando o forno por dois minutos em potência máxima. Repita o processo aumentando a potência até perceber que as flores estão totalmente secas. Com elas secas, cubra a vasilha com a tampa e a retire do micro-ondas, deixando as flores repousarem por 24 horas. Após esse período, limpe as pétalas delicadamente com uma escova.

Giuliana Flores

Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Giuliana Flores