Criado em 2009, o projeto Huber Arte Marinha nasceu com o objetivo de conscientizar crianças pelo Brasil afora sobre os cuidados com o meio ambiente, por meio da magia das cores, que o artista plástico Alexandre Huber emprega na pintura de murais sobre espécies de fauna marinha, e que desde o início conta com o apoio da Tintas Eucatex.

Pintura do maior mural marinho com 470m², em Laguna, Santa Catarina

O artista de 46 anos, nascido em Santos, no litoral paulista, desempenha o papel de educador ambiental e seu nome se tornou sinônimo de dedicação e empenho na luta pela preservação das espécies marinhas, através de diversas parcerias com ONGs, promovendo oficinas, workshops e, claro, muita arte.

“Conhecendo as espécies, seus hábitos e suas curiosidades, as crianças passam a se identificar com os animais. E a ferramenta desse contato é a arte, enquanto vamos pintando, vamos conversando, matando dúvidas, encantando a todos com conhecimento e informação para, quem sabe, conquistarmos os futuros guardiões do meio ambiente!”, comenta Huber.

Ao longo de pouco mais de uma década, foram produzidos 92 murais em 15 capitais brasileiras, com alguns marcos importantes. Em 2015, Huber recebeu a chancela internacional pela entidade norte-americana Ocean Artists Society, inserindo seu nome dentre os maiores artistas defensores dos oceanos no mundo.

Em 2018, publicou seu primeiro livro infantil “Vida Marinha: 1º Guia Ilustrado para Crianças”, em 2019 foi a vez de “ABC do Oceano” e em 2020 “100 Animais Marinhos para Colorir”. O projeto Huber Arte Marinha também detém o recorde de maior Mural Temático da Vida Marinha, pintado em Laguna, Santa Catarina, em um total de 470m².

Oficina realizada em 2012 com as crianças, parte do projeto Reciclarte

O gerente de marketing da Tintas Eucatex, Argemiro Sanches, explica a importância de apoiar projetos que espalhem cultura, conhecimento e conscientização. ” Nós acreditamos na formação das crianças como agentes de mudança no mundo, pela pureza de suas intenções e sentimentos. O projeto do Huber Arte une duas de nossas paixões: apoiar causas transformadoras e levar mais cor para a vida das pessoas”, explica Sanches.

Em 2021, ano em que a parceria completa 12 anos, Alexandre foi convidado a fazer parte do IUCN, União Internacional para Conservação da Natureza, maior e mais antiga organização ambiental global, com sede na Suíça, após indicação dos representantes do Atlântico Sul (SSG – Shark Specialist Group) e aprovação de seu portfólio em Dubai.

Durante a pandemia, as atividades com as crianças precisaram passar por uma pausa, mas seguem no radar do artista para quando for seguro para todos. Afinal, em 2021 – 2030, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu a Década dos Oceanos, e a realização de projetos como o Huber Arte Marinha, com o apoio de empresas como a Tintas Eucatex, são de suma importância para a missão Global a favor do Planeta.

TINTAS EUCATEX

www.tintaseucatex.com.br

Fonte: Da Redação/Assessoira/Eucatex