O piso vinílico vem ganhando cada vez mais espaço na decoração de interiores por agregar benefícios como instalação rápida, limpeza prática, conforto térmico e acústico.

Piso Vinílico Cor Açafrão – Linha Essence Coleção Hit – Tarkett

Devido às características específicas do vinílico, no entanto, há quem fique na dúvida se é possível ou não instalar esse revestimento em ambientes como a cozinha, considerada o ‘coração’ de uma residência por muitas famílias.

Líder mundial em pisos vinílicos, a Tarkett explica abaixo o que você precisa saber sobre essa aplicação e o os diferenciais que os vinílicos agregam à decoração e o dia a dia das cozinhas:

Limpeza

A cozinha é naturalmente mais suscetível à sujeira devido ao dia a dia de preparo dos alimentos e das refeições em família. O contato entre alimentos e líquidos com o piso é inevitável, o que torna a limpeza uma das maiores – ou até a maior – preocupações de uma cozinha.

Ao contrário do que algumas pessoas podem imaginar, o piso vinílico é bastante indicado para cozinhas justamente porque facilita o processo ao não exigir produtos de limpeza específicos e não manchar com facilidade.

Como qualquer revestimento, a dica para evitar danos e manchas é não deixar para depois: limpe o piso imediatamente ao derramar líquidos e/ou derrubar restos de comida.

Modelos

Ao escolher o piso, além de formatos, cores e texturas adequados à proposta de decoração, é preciso prestar bastante atenção ao modelo escolhido para não errar.

Existem dois tipos de vinílico conforme a aplicação, podendo ser colado ou clicado. O primeiro abrange as réguas, placas e mantas fixadas no contrapiso por meio de um adesivo especial, enquanto o segundo envolve a fixação de réguas e placas por meio de um sistema de encaixe.

O colado é o mais indicado para cozinhas porque veda melhor as juntas, evitando que a umidade escorra para o contrapiso como pode ocorrer com os clicados. É possível inclusive lavá-lo, desde que não se deixe água empoçada.

Instalação

A instalação rápida é um benefício que coloca os vinílicos em vantagem sobre outros tipos de revestimento, pois é um diferencial que agiliza tanto a construção de novas cozinhas quanto as reformas.

Por falar em reforma, o vinílico pode também ser instalado sobre outros tipos de piso, como é o caso das cerâmicas, pedras e mármores polidos, entre outros.

Seja ao sobrepor o piso antigo ou instalar direto no contrapiso, é importante que a superfície seja preparada conforme as indicações do fabricante (seca, curada, nivelada) com o uso de massas autonivelantes.

Tarkett

Com uma história de 140 anos, a Tarkett é líder mundial em soluções inovadoras de pisos e superfícies esportivas, com vendas líquidas de € 2,6 bilhões em 2020. Oferecendo uma ampla gama de produtos, incluindo vinil, linóleo, borracha, carpete, madeira, laminado, grama artificial e pistas de atletismo, o Grupo atende clientes em mais de 100 países em todo o mundo. A Tarkett tem mais de 12.000 funcionários e 33 unidades industriais, e vende 1,3 milhão de metros quadrados de pisos todos os dias, para hospitais, escolas, residências, hotéis, escritórios, lojas e campos esportivos. Comprometido em mudar o jogo com a economia circular e reduzir os efeitos do carbono, o Grupo implementou uma estratégia de eco inovação baseada nos princípios Cradle to Cradle®, totalmente alinhada com sua abordagem Tarkett Human-Conscious Design™. www.tarkett.com

www.tarkett.com.br
0800 011 9122

Fonte: Da Redação/Assessoria/Tarkett