Principalmente nos dias atuais, um projeto de dormitório de criança necessita de uma estrutura adequada para acompanhar todas as suas fases. Assim como permitir que as transições ocorram com facilidade, sem demandar grandes mudanças no layout original. Pensando exatamente nisso, o escritório PB Arquitetura, de Priscila e Bernardo Tressino, montou o quartinho da pequena Maria, que hoje está com 3 anos, e segue devidamente preparado para crescer junto com ela.

Quarto infantil com a proposta montessoriana | Projeto do Escritório PB Arquitetura e foto de Eric Romero

O cômodo, com cerca de 10m², antes abrigava um pequeno escritório, na residência de um jovem casal, localizada no Grande ABC. Para a criação do quarto, o ambiente mudou completamente e se tornou um cantinho lúdico e divertido. “Pensamos em um projeto que fosse múltiplo, assim a criança poderia dormir, brincar e estudar nele. Nosso desejo era que ela aproveitasse ao máximo aquele espaço”, conta Priscila.

O painel colorido com desenhos lúdicos é um dos destaques do ambiente. O armário, do piso ao teto, contribui para a organização | Projeto do Escritório PB Arquitetura e foto de Eric Romero

Para abrigar todas essas necessidades, a ideia de criar um dormitório com a proposta montessoriana se encaixou perfeitamente. “Esse estilo estimula a autonomia e independência da criança, afinal tudo está ao alcance dela. Também trabalha a criatividade e aguça a curiosidade, porém com muita segurança e cuidado nos detalhes”, conta Priscila.

Do lado esquerdo, um cabideiro com a altura da criança; ao lado uma mesa baixinha e banquinhos coloridos para ela desenhar | Projeto do Escritório PB Arquitetura e foto de Eric Romero

Entre algumas características que reforçam essa proposta estão o cabideiro com altura apropriada para a menina escolher a sua roupa e brincar de se vestir; o “mini escritório”, com mesa e banquinhos coloridos baixinhos, onde ela pode se sentar, desenhar e escolher os livros; a cama no chão para ela entrar e sair quando quiser, além de brincar lá e; por fim, um espelho para ela se curtir. Assim, soluções em marcenaria aliadas a muito carinho foram suficientes para montar o quartinho.

Mais alguns detalhes coloridos do quarto | Projeto do Escritório PB Arquitetura e foto de Eric Romero

O grande destaque do quarto é o painel super colorido, localizado atrás da cama, repleto de desenhos variados e lúdicos, que têm a cara da infância “Com relação à decoração do quarto, o desejo dos pais era que não houvesse um tema definido, nem de princesas, animais, etc, para não correr o risco de seguir alguma moda e ficar ultrapassado depois. E, também que não fosse caracterizado por uma cor específica, tipo rosa ou azul, até porque o casal tinha a intenção de ter um segundo filho, portanto um ambiente mais neutro seria uma alternativa interessante, lembra Bernardo.

No detalhe, o nicho exibe algumas das bonecas da menina | Projeto do Escritório PB Arquitetura e foto de Eric Romero

A presença de um armário do piso ao teto, além de várias gavetas, também foi algo bem planejado. Como antes o casal abrigava objetos pessoais naquele cômodo, por uma questão de espaço, ainda seria preciso utilizar o local de forma discreta. Assim, tanto alguns pertences dos pais, quanto os da criança ainda caberiam ali.

PB Arquitetura

End. Alameda Caulim, 115 sala 710
Bairro Cerâmica, São Caetano do Sul – SP
Telefone: (11) 2311-1178 / (11) 96202-1731
Instagram: @pbarquiteturanoinsta
Site: www.pbarquitetura.com.br
E-mail: contato@pbarquitetura.com.br

PB Arquitetura

Priscila e Bernardo são formados em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Marcos. Cada um tem seu repertório profissional em áreas diferentes e complementares entre si. Priscila atuou em grandes escritórios de arquitetura e design, com oportunidade de participar como colaboradora em instalações como a CasaCor SP e Mostra Artefacto por 4 anos, além de ter experiência com projetos de iluminação e paisagismo. Bernardo possui como base o curso técnico em edificações, passou pela faculdade de engenharia civil, mas decidiu seguir com arquitetura, onde passou pela produção de estruturas de concreto pré-moldado e larga experiência em gerenciamento de obras de grande porte.

Já estabelecidos como a PB Arquitetura, onde assinam projetos residenciais e corporativos diversos, prestaram serviços em empresas multinacionais e grandes bancos, incluindo concessionárias, indústrias, áreas coorporativas e agências bancárias.

Fonte: Da Redação/Assessoria/PB Arquitetura