Uma boa dose de otimismo e a promessa de afetividade e diálogo. Essas são as sensações transmitidas pela tonalidade Creme de Papaia, eleita pela Tintas Eucatex, em estudo multidisciplinar coordenado pela TENDERE, como a Cor do Ano de 2022.

A cor é inspirada nos horários em que o sol nasce e se põe, revelando o espetáculo de luzes e suas nuances coloridas, que vão do tom púrpura ao amarelo ouro intenso, passando por lilases e azuis rosáceos e, inquestionavelmente, o laranja, que em seu espectro mais claro traz essa ideia de calor, acolhimento, delicadeza e energia.

Creme de Papaia remete ao universo doce de uma sobremesa tropical e fala diretamente sobre nós, brasileiros, de nossa sofisticação e afetividade. Uma cor que simboliza a força dos desejos guardados durante a pandemia e a esperança de um novo ciclo. Tem em sua base a energia do amarelo, a afetividade do vermelho e a calma dos leves traços de azul. No sentido psicológico, estimula o afeto e a comunicação, pois é acolhedora e inclusiva.

Para chegar a esse resultado, o estudo conduzido por Patrícia Sant’Anna, fundadora e CVO (Chief Visionary Officer) da consultoria de tendências TENDERE, dividiu os brasileiros em quatro grupos de gosto, criando paletas específicas para cada um e analisando as mensagens que convergem com as necessidades da sociedade neste futuro próximo.

Uma das características mais marcantes para 2022 é a incorporação massiva da Geração Z ao mercado consumidor brasileiro. Entre suas principais características, essa geração traz como valores o apreço genuíno pela diversidade, inclusão e sustentabilidade, além de conciliar o gosto pela tecnologia, com as conexões humanas e a natureza.

Inspirada nessa geração, uma nova forma de enxergar as tonalidades ganha mais espaço, as chamadas cor-luz ou cor-bright, que propõem uma nova forma de interagir com os pigmentos, indo além das cores opacas que predominaram nas últimas Cores do Ano. É justamente a luz a maior inspiração para Creme de Papaia, que traz uma proposta de energia e vigor.

O gerente de Marketing da Tintas Eucatex, Argemiro Sanches, comenta que a cor de 2022 é um desdobramento do ano anterior. “O consumidor ficou bastante tempo em casa e agora pensa este espaço de maneira diferente, como lugar seguro, de convívio com a família, trabalho e estudo, e que passou por adaptações que irão perdurar. Aos poucos, a casa volta a se abrir, simbolizando o despertar para um novo ciclo com bastante alegria e vivacidade, que é a proposta de Creme de Papaia”, finaliza Sanches.

Confira os grupos de cores complementares à Cor do Ano 2022 da Tintas Eucatex e suas características.

Ornamento Tropical

Grupo de gosto que tem como base a cultura popular, o barroco rococó brasileiro do cotidiano, caracterizado também pela opulência, exuberância e excentricidade. A decoração da casa e dos espaços de trabalho é um meio poderoso de autoexpressão, reunindo uma miscelânia de referências populares e tangíveis.

Urbano Campestre

Grupo de pessoas que unem a ousadia sexy latina com o cosmopolitismo urbano de quem vive em grandes cidades. Gosta de demonstrar que é antenado às tendências globais e possuem um certo apreço pelo “vintage”, como uma maneira de explicitar seu repertório cultural. Pensa o décor de forma milimétrica, como uma extensão de sua própria imagem.

O poder da Terra

A base para este grupo de gosto é a bossa casual, que busca nos espaços em que habita, uma conexão com os materiais naturais e a beleza sem esforço. Embora seja antenado nas tendências, o grupo é caracterizado por pessoas que sabem diluir essas informações para uma abordagem simples e descomplicada, que combine com seu estilo de vida.

Simples e direto

As pessoas que fazem parte deste grupo possuem uma construção de imagem muito consciente. Apresentam uma inclinação natural para as artes, arquitetura, design, cinema e música, e compreendem a construção e os processos de cada uma delas. Por isso, são exigentes com os detalhes, pois pensam nas composições dos espaços em que vivem, como uma forma de expressar seu gosto sofisticado e seu repertório aprofundado.

Acompanhe o vídeo de apresentação:

TINTAS EUCATEX

www.tintaseucatex.com.br

Fonte: Da Redação/Assessoria/Eucatex