O banheiro é um cômodo da casa que exige cuidado e atenção redobrados na hora da limpeza, já que acumula germes e bactérias facilmente. Pensando nisso, o Triider, plataforma de serviços gerais que oferece mais de 50 opções de pequenos a grandes reparos – entre eles faxina, frete, instalação e manutenção de móveis e pintura – separou algumas dicas de como limpar cada item do banheiro corretamente.

Serviços Triider | Créditos: Divulgação Triider

Vaso sanitário

Materiais necessários

escova para limpeza de vaso sanitário;

luvas;

água sanitária;

pote pequeno;

desinfetante;

espuma (sabão em pó ou outro produto);

água.

Normalmente, apenas a água sanitária é suficiente para higienizar o vaso. Basta misturar com um pouco de água comum em um pote e jogar o líquido dentro do vaso. Enquanto ele age, limpe a parte externa com a espuma e o desinfetante diluído em um pouco de água e enxague. Use a espuma também nas bordas, já que ela se adapta melhor a essa superfície. Então, com a escova, esfregue toda a parte interna do vaso. Por fim, jogue água para remover a sujeira e dê descarga para tirar o que se acumulou no fundo do vaso.

Se o vaso estiver muito sujo, adicionar desinfetante e água sanitária desde o primeiro passo ajuda a aumentar o poder de ação.

Box do banheiro

O box requer um cuidado especial pois, por ser de vidro, o uso de materiais incorretos pode deixá-lo opaco, manchado e até mesmo riscá-lo. Para que isso não aconteça, os seguintes itens são essenciais:

detergente neutro;

luvas;

balde pequeno;

esponja macia;

desinfetante;

água quente;

pano macio;

limpa-vidro;

borrifador.

O primeiro passo é misturar detergente neutro, desinfetante e água quente. Esfregue a parte interna do box com a esponja e depois passe para a externa. Com o balde ou a mangueira do chuveiro, jogue água no vidro, de cima para baixo. Usando o borrifador, espalhe o limpa-vidro no box, sempre passando o pano em cima, em movimentos circulares.

Azulejos

Itens necessários:

escova de dentes velha;

bicarbonato de sódio;

escova de limpeza;

botas de borracha;

luvas de limpeza;

balde pequeno;

água quente;

desinfetante.

Em um balde pequeno adicione água quente, bicarbonato de sódio e desinfetante Molhe com cuidado a escova na mistura e comece a esfregar os azulejos de cima para baixo. Repita a operação nos rejuntes, repassando a escova nesse líquido.

Em seguida, use a água limpa no mesmo balde para tirar a sujeira escorrida na parede. Mas atenção: é preciso jogar a água de cima para baixo para não espalhar a sujeira. Também é possível improvisar com a mangueira do chuveiro — de preferência, com água quente.

Piso

Materiais:

escova de dentes velha;

pano macio e grande;

vassoura de piaçava;

botas de borracha;

detergente neutro;

luvas de limpeza;

água sanitária;

água quente;

balde;

rodo.

Misture água sanitária, detergente neutro e água. Jogue esse líquido no chão, no sentido de fora para dentro do banheiro. Com a vassoura, esfregue todo o piso. Para o rejunte, use a escova de dentes, molhando-a em água sanitária com água quente. Depois de alguns minutos, enxágue para retirar a sujeira. Por fim, com um rodo, puxe a água suja para o ralo e seque o chão.

Ralo

Materiais necessários:

escova de dentes velha;

luvas de limpeza;

esponja macia;

água sanitária;

desinfetante.

Antes de tudo, é preciso tirar a tampa do ralo e limpá-la com a esponja e o desinfetante, jogando o líquido diretamente sobre ela. Em seguida, remover toda a sujeira de dentro do ralo com as mãos — sempre de luva — e jogar no lixo. Espirre o desinfetante e a água sanitária dentro do ralo e deixe agir por alguns minutos. Com a escova de dentes, esfregue tudo por dentro. Por fim, repasse a água para retirar a sujeira e tampe o ralo.

Pia

O primeiro passo é limpar a parte de cima com um pouco de desengordurante misturado à água, esfregando com a espuma. Na parte interna da cuba, com uma proporção de desengordurante um pouco maior que a de água, esfregue o lado poroso da esponja. Não use a parte abrasiva da esponja nas torneiras, pois ela pode descascar o metal. Depois, basta jogar água para terminar a limpeza — com cuidado para não espirrar pelo ambiente.

Há outros cuidados necessários nos banheiros, como vazamentos ou entupimentos que podem causar danos graves. Nessa linha, é possível contratar os serviços da plataforma Triider, que oferece profissionais qualificados e verificados para realizarem mais de 50 tipos de reparos residenciais.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Triider