Desde a sua criação, a Vasart tem trilhado o caminho da sustentabilidade a partir de linhas de vasos com design contemporâneo e foco total no reaproveitamento. Um exemplo bem-sucedido desse trabalho é a coleção Seixos, com a assinatura da apresentadora Carol Costa, “A louca das plantas”, do Canal GNT. Todas as peças são produzidas com 100% de Polietileno Verde (derivado da Cana de açúcar), um material totalmente reciclável e que contribui na redução das emissões de gases do efeito estufa.

Os Vasos da linha Seixos estão disponíveis em cinco tamanhos e quatro cores diferentes. Na imagem, três peças na cor Antique Preto | Divulgação Vasart

Esse lançamento garantiu à Vasart o selo I’m Green, que identifica as resinas da Braskem feitas a partir de fontes renováveis. Empresas com este selo assumem o compromisso de promover um melhor aproveitamento de resíduos naturais e pós-consumo. “Temos muita satisfação em dizer que a Vasart é a primeira marca brasileira de vasos rotomoldados, que traz para o mercado uma linha de produtos sustentáveis, a partir de um plástico desenvolvido da cana de açúcar, diz Silvana Novaes, diretora da Vasart.

A linha é composta por vasos em cinco formatos (32cm x 15cm; 19cm x 39cm; 19cm x 21cm; 21cm x 16cm; 18cm x 19cm) e quatro cores diferentes (Antique Branco, Antique Camurça, Antique Preto e Antique Rusty). O design das peças tem inspiração nas pedras roladas de rios.

Vasos Seixos, da Vasart, com o selo I’m Green| Divulgação Vasart

I’m Green

Criado em 2010, no Centro de Tecnologia e Inovação da Braskem, no Rio Grande do Sul, o polietileno I’m greenTM bio-based é o primeiro plástico de fonte renovável produzido em escala industrial no mundo, um polietileno que tem a cana-de-açúcar como matéria-prima. Esse plástico renovável substitui as versões convencionais sem a necessidade de investimentos em novos maquinários de transformação plástica. O material pode ser utilizado em aplicações rígidas e flexíveis já consolidadas no mercado, assim como em plástico expandido. Ao final da sua vida útil, pode ser reciclado da mesma forma que o polietileno convencional.

Como funciona?

O gráfico abaixo explica todo o caminho percorrido para a fabricação do polietileno 100% verde, além de sua contribuição para o planeta.

1. A cana de açúcar captura o CO²

2. Produção do etanol e energia renovável

3. Produção do eteno e Polietileno verde

4. Produção de vasos Vasart com Polietileno verde – Produto 100% reciclável

5. Resultado: Redução da emissão de gases do efeito estufa

Outras ações sustentáveis

A Vasart é a primeira marca no Brasil, na área de vasos roto-moldados, a lançar produtos com polietileno verde para o público nacional, com certificado I`m green. Além disso, todos os produtos são feitos com material 50% reciclado (a expectativa é que até 2025 esse número chegue a 100% também), com base nos princípios da Economia Circular, que retira toneladas de lixo de nosso planeta, além de parcerias com cooperativas da área. No total, das 8,4 mil toneladas de matéria prima (polietileno) que a Vasart utilizou até hoje, mais de 2 mil toneladas foram retiradas do lixo, que resultou na fabricação de vasos reciclados e sustentáveis. O resultado disso também consiste em vasos mais leves, resistentes e duráveis, que contam, ainda, com 5 anos de garantia contra defeitos de fabricação.

Com design 100% nacional, a coleção seixos é inspirada nas pedras roladas de rios | Projeto de Catê Poli Paisagismo e foto de Celina Germer

“Com base em toda a minha experiência profissional, eu tinha um enorme desejo em trazer novidades para o mercado brasileiro, além de colaborar na mudança positiva de comportamento nos âmbitos social e ambiental. Hoje, depois de quase duas décadas, é muito gratificante ver a contribuição de nosso trabalho ao meio ambiente, assim como a conscientização das pessoas sobre o tema. Afinal, a Vasart tem como propósito levar a natureza para mais perto das pessoas”, conta Eduardo Savazoni, diretor da Vasart.

Vasos Biodegradáveis

Por fim, para dar continuidade ao seu portfólio sustentável, a Vasart também fechou fechar uma parceria especial com a NagmoBio, para a venda de produtos biodegradáveis – vasos e bandejas para mudas e sementeiras, todos produzidos com papel reciclado e fibra vegetal. Essa composição dos vasos torna o cultivo de plantas mais fácil e sem a geração de lixo. A tecnologia empregada permite que os vasos se decomponham em contato direto com o solo, entre dois e quatro meses.

Vasart

Site: www.vasart.com.br

Loja online: www.loja.vasart.com.br
Instagram: @vasart_oficial
Telefone: (11) 4161-8070 / (11) 97061-2466

Fonte: Da Redação/Assessoria/Vasart