O 10º Fórum Mundial da Água teve início nesta sexta-feira, dia 17 pelo fuso horário de Mato Grosso do Sul, já no sábado, 18, na cidade sede, Bali, Indonésia, reunindo especialistas, lideranças e estudiosos do mundo todo colocando em discussão o tema global Água para a Prosperidade Compartilhada. Com papel fundamental na cadeia de gestão e uso da água para consumo humano e para serviços como a geração de energia, a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) esteve presente no evento.
Além dos aspectos diretos da regulação, o diretor de Gás, Energia e Mineração, Matias Gonsales, representa Mato Grosso do Sul nas discussões.
Alguns dos subtemas em debate já mostram a grandiosidade desse fórum, porque tratam de Água para Humanos e Natureza, Segurança e Prosperidade Hídrica, Educação e Gestão de Riscos de Desastres, Cooperação e Hidrodiplomacia, Água e Finanças Operativas, Conhecimento e Tecnologias.
“Grandes especialistas, governos, universidades, operadores e uma gama de atores ligados ao setor hídrico estarão discutindo e planejando sobre o futuro da humanidade com relação a esse bem cada vez mais escasso para todos nós e que deve ser melhor aproveitado”, destaca Matias.
No campo da regulação, o Fórum mobiliza também entidades como a Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), da qual Matias Gonsales é suplente de Diretoria, as agências nacionais de água (ANA) e energia (Aneel).
Inovação Tecnológica
A caminho da Ásia para o Fórum Mundial da Água, o diretor da AGEMS esteve também do Seamless Middle East 2024, realizado em Dubai, nos Emirados Árabes, que abordou diversos temas relacionados à inovação tecnológica, incluindo inteligência artificial (IA).
O evento é um dos maiores e mais influentes encontros para comércio digital, reunindo mais de 10 mil participantes, 800 palestrantes e 500 expositores, proporcionando uma plataforma robusta para networking, aprendizado e exploração de novas soluções tecnológicas no setor de comércio digital.
Fonte: Da Reação/AGEMS