Aliada de muitas pessoas nos dias mais gelados do ano, a torneira elétrica demanda de atenção a alguns aspectos no momento da escolha do modelo ideal para a cozinha
Lavar a louça nos dias mais frios não é nada agradável. Para resolver esse problema, logo se pensa em instalar uma torneira elétrica na pia da cozinha. Mas antes da escolha do modelo ideal, é importante se atentar a alguns fatores relacionados à instalação, potência e mobilidade. Diante disso, Edson Suguino, engenheiro da Lorenzetti, apresenta dicas essenciais para a melhor escolha e utilização correta da torneira elétrica.
Quais são as principais vantagens da torneira elétrica? Obter água quente instantaneamente, sem a necessidade de depender de outros sistemas e recursos, é certamente a primeira vantagem que a torneira elétrica oferece. Ter água quente prontamente disponível na torneira da cozinha é extremamente confortável para tarefas como lavar louça, principalmente recipientes que estejam com gordura, por exemplo. Os modelos eletrônicos, inclusive, permitem a troca da temperatura mesmo com o produto acionado.
De olho na instalação
O primeiro passo é verificar se a torneira elétrica é compatível com a instalação presente na cozinha. Existem modelos de torneiras elétricas para bancada e parede, então a escolha deve ocorrer de acordo com o espaço disponível. O ponto hidráulico também deve ser analisado, se está acima ou abaixo da pia. Para ponto hidráulico acima da pia deve-se instalar o modelo de parede e se for abaixo da pia, o ideal é instalar a versão de bancada. Não podemos esquecer de contar também com um ponto elétrico próximo da bancada onde a torneira será instalada.
Há também diferenças quanto à bica do produto, uma vez que há modelos com bica alta e com bica baixa. “Se o ponto hidráulico estiver mais elevado, sugerimos os modelos de bica baixa para adequar a torneira ao espaço disponível. As torneiras com bica móvel, por exemplo, proporcionam maior mobilidade para lavar panelas e limpar a cuba”, complementa Suguino.
Conectores elétricos
O ponto elétrico é outra questão que demanda atenção. Não é correto utilizar plugues e tomadas para a instalação de torneiras elétricas, um erro muito comum que pode danificar a torneira e comprometer a instalação elétrica da residência. A correta instalação elétrica exige a utilização de conectores elétricos específicos, garantindo maior durabilidade do produto e segurança ao usuário. Estes conectores são encontrados facilmente em lojas de elétrica ou de materiais para construção.
Economia
Nos dias mais quentes não é necessário utilizar a potência máxima da torneira elétrica. Selecionando as menores temperaturas o usuário pode economizar de 30% a 60% de energia elétrica, dependendo do modelo. Há ainda os modelos eletrônicos, como a Torneira Essence, da Lorenzetti. Disponível nas versões mesa e parede, o produto se destaca exatamente pelo comando eletrônico, que permite a escolha gradual e precisa da temperatura, além de ser equipado com a resistência Loren Ultra, de longa duração e alta performance. O comando eletrônico permite a seleção da temperatura ideal, proporcionando mais conforto no inverno e economia nos dias mais quentes.
www.lorenzetti.com.br/pt/
www.facebook.com/lorenzettioficial/
www.instagram.com/lorenzettioficial/
Fonte: Da Redação/Assessoria/Lorenzetti