Construir Decorar Reformar

Como criar um ambiente zen para relaxar em casa

Tramontina dá dicas que passam por cores, aromas, iluminação, plantas e demais itens de conforto

A nossa casa pode ser múltipla: além da morada, nosso local de trabalho, ambiente em que criamos nossa família, onde preparamos as melhores refeições, descansamos, estudamos e também, pode ser nosso refúgio de paz e tranquilidade em meio à rotina atribulada. Para isso, nada melhor do que um espaço propício para o relaxamento, unindo itens essenciais que oferecem acolhimento.

Você já pensou em investir num cantinho dedicado aos momentos de sossego? É assim que caracterizamos um espaço zen. Sem muito esforço, é possível transformar um pedacinho da sala, do quarto ou da varanda para as práticas de bem-estar, como repouso, meditação, leitura, yoga, conversas e boas lembranças.

Mas, por onde começar? Selecionamos algumas dicas para dar forma a esse novo cantinho favorito de sua casa.

Aposte em cores, aromas e iluminação

Cachepôs da linha Mimmo e vasos autoirrigáveis da Tramontina complementam o ambiente zen em casa (Divulgação/Tramontina)

Cachepôs da linha Mimmo e vasos autoirrigáveis da Tramontina complementam o ambiente zen em casa (Divulgação/Tramontina)

Este tripé é essencial para a criação de seu espaço zen. São eles que definem a atmosfera dessa decoração.

Cada cor transmite uma sensação diferente: tons mais claros e suaves inspiram momentos mais relaxantes, enquanto cores vibrantes e intensas passam um sentimento mais ativo e inspirador. Por isso, aposte nas mais suaves, com destaque para tons de azul, bege, branco, cinza e verde.

Aromas também são coringas para a experiência relaxante. Aqui valem os difusores, aromatizadores, velas ou incensos. Dos frescos aos florais ou cítricos, as principais opções para trazer conforto são a lavanda, jasmim, limão e baunilha, mas claro, a escolha precisa agradar a quem irá usufruir desse novo espaço.

Completando os sentidos essenciais, a iluminação indireta e mais suave é ideal. Escolha um espaço com janelas, pois nada se compara à luz natural que traz energia e sensação de conforto ao cômodo. Para a noite, aposte na luz quente e amarelada, vinda de pontos indiretos como abajures e que permite um descanso para os olhos.

Invista na presença do verde e no benefício das plantas

A natureza é espaço zen por definição. A sensação de calma e bem-estar promovida pelas plantas e o verde é indiscutível. Ao montar seu cantinho, invista em plantas, flores e outros elementos naturais, como folhas e galhos. Seja em grande quantidade ou através de pequenos vasos, as plantas completam o seu espaço com charme e tranquilidade.

À esquerda, conjunto de cachepôs Tramontina 1,7 L. À direita, vaso autoirrigável Tramontina 800 ml

A grande variedade de modelos de vasos no mercado permite uma composição única. E atributos como vasos autoirrigáveis também facilitam o cuidado das plantas em seu novo espaço zen.

Abuse de itens de conforto

Um espaço zen também precisa ser preenchido com itens que abraçam nosso corpo e nos deixam confortáveis. Se gostamos de sentar no chão, um tapete fofinho é essencial. Almofadas também são aliadas para garantir o acolhimento. Um sofá recheado de mantas, um balanço, uma rede, vale o que a imaginação deste novo cenário permitir.

Personalize com itens que resgatam memória afetiva

Por fim, e não menos importante, sabe aquela pequena toalha com o ponto cruz que você ganhou da filha ou ainda guarda da época da sua infância? O quadrinho com frases escolhidas por você e que foram parte da decoração de seu casamento? Pequenos artefatos que remetem a momentos alegres podem trazer ainda mais carinho para esse ambiente. Sem exagerar na dose de apetrechos, o que importa é que faça sentido para você e seu momento de bem-estar.

Fonte: Da Redação/Assessoria

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *