Construir Decorar Reformar

Calcita Alaranjada: confira dicas para combinar a cor do ano da Suvinil na decoração

Inspirado no mineral homônimo, Calcita Alaranjada é um laranja que traz a energia da inovação com o conforto dos tons terrosos

A Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, lançou recentemente o Revela 23+, O Poder das Cores, estudo de tendências anual da fabricante que, nesta edição, apresenta 26 cores, divididas em 5 paletas, que ilustram os sentimentos de todos nós. Entre as tonalidades, está Calcita Alaranjada, a cor do ano: um laranja terroso que traz a energia da novidade, como os laranjas que marcaram a efervescente e futurista década de 1970. A pedra bruta, que inspira seu nome, tem características reenergizantes e purificadoras, que equilibram as emoções, eliminam o medo e combatem a depressão, além de amenizar os problemas e maximizar nosso potencial.

“Por se tratar de uma tonalidade intensa e atraente, muitos podem pensar que é difícil inseri-la na decoração, mas é completamente o oposto. Por ter esse tom terroso, a cor do ano da Suvinil consegue se adaptar facilmente em ambientes e decorações diversas. A combinação com um tom rosado, como é o caso do Duna, ou até mesmo com Cyber, um cinza metalizado, podem ótimas opções de harmonizações, além de muitas outras possibilidades, de acordo com o perfil do consumidor e dos espaços que pretende renovar, por meio do uso das cores”, explica Sylvia Gracia, Coordenadora de Marketing — Cor e Conteúdo na Suvinil.

Neste projeto de sala de jantar, a cor Calcita Alaranjada foi combinada com o branco. O ponto de cor está presente na decoração | Créditos: Histórias de Casa — Foto: Leila Viegas

Neste projeto de sala de jantar, a cor Calcita Alaranjada foi combinada com o branco. O ponto de cor está presente na decoração | Créditos: Histórias de Casa — Foto: Leila Viegas

Calcita Alaranjada na decoração, pode permear desde ambientes mais clássicos até mais modernos e alegres. E, para ajudar e inspirar, Suvinil apresenta projetos com propostas inusitadas e criativas. Confira abaixo!

Quarto divertido

Créditos: Matheus Ilt

Créditos: Matheus Ilt

O dono desse quarto é um influenciador digital, então, tudo foi pensado para que ele pudesse aproveitar o espaço para gravar vídeos e clicar suas fotos. Com isso, Matheus Ilt, criador de conteúdo que realiza pequenas reformas, pensou em uma pintura mais divertida utilizando Calcita Alaranjada e Duna, cores que fazem parte da paleta A Exausta. Para dar acabamento, foi usada uma fita de led em todo o contorno esboçado pelo creator. A roupa de cama e os demais objetos decorativos, como a mesa de cabeceira e o vaso, trouxeram equilíbrio ao espaço, por estarem nas mesmas nuances de cores.

Sala reenergizante

Créditos: Ohma Design

Créditos: Ohma Design

Assinado pelo escritório Ohma Design, a sala desse apartamento combina traços mais rústicos com aspectos futuristas. Em uma mistura de Calcita Alaranjada com Cyber, tom metalizado da paleta A Cibernética, o projeto ressalta nuances de sofisticação ao ambiente. O morador em parceria com os arquitetos, fizeram suas apostas em um mood que conecta o espaço ainda mais com a ancestralidade, por meio de elementos e texturas que materializam essa referência, fazendo com que a cor do ano de 2023 da Suvinil seja apresentada como a grande estrela da composição.

Quarto de bebê

 Créditos: Apartamento 203

 Créditos: Apartamento 203

Já no quarto do Leo, a energia de Calcita Alaranjada foi concentrada na parte inferior da parede, o que trouxe estrutura para o papel de parede xadrez pintado à mão, além da roupa de cama nas mesmas nuances terrosas. Para compor o quarto, móveis de madeira, como o berço, colaboraram para a estética mais clean, conectadas aos objetos em branco. Uma das facilidades desse quarto é que ele pode acompanhar a criança em outras fases da vida, além de contar com uma decoração neutra, que funciona tanto para meninos, quanto para meninas.

Com essas dicas, é possível perceber, que com técnicas de pintura diferentes e muita criatividade, a cor do ano de 2023 permite a criação de combinações variadas e cada vez mais inova na mistura de cores. “O que eu sempre recomendo é que as pessoas que vivem naquele lar entendam qual estilo de decoração que preferem e qual é a sensação que querem passar com aquele ambiente. Dessa forma, fica ainda mais fácil selecionar as tonalidades e como a pintura será feita”, finaliza Sylvia.

Para ter acesso a outras dicas de harmonização de cores, técnicas de pintura e muito mais, acesse o canal de YouTube da Suvinil e acompanhe a marca também no Instagram tintas_suvinil.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Suvinil

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *