Construir Decorar Reformar

6 cuidados básicos que devemos ter com as ferramentas elétricas

Atenção no uso pode evitar acidentes diversos

As ferramentas elétricas são muito úteis no dia a dia e oferecem uma série de vantagens, seja em pequenos reparos domésticos, ou em grandes obras. No entanto, para um uso correto e seguro, é importante ter alguns cuidados, a fim de evitar acidentes diversos. Confira abaixo as seis principais dicas para o melhor uso desse tipo de ferramenta:

Uso de EPIs

O manuseio de qualquer ferramenta exige o uso de equipamentos de proteção individual, os EPIs. Por exemplo, ao usar os calçados de segurança, se evita que objetos machuquem os pés em caso de quedas. Já os óculos de proteção, preservam os olhos de poeiras e pequenos farelos que possam se dissipar.

Há diversos EPIs, para diferentes usos, como: luvas de proteção, capacetes, protetores faciais, máscaras e protetores auriculares. Seu uso é obrigatório para a neutralização dos riscos de acidentes.

Leitura do manual de instruções e das normas

Do mesmo modo, antes de usar qualquer ferramenta elétrica, é importante ler, com atenção, o manual de instruções. Apesar de muitas pessoas ignorarem este passo, ele é essencial antes do uso.

No manual estão informações e orientações valiosas para o manuseio correto da ferramenta. Além disso, constam dados como a voltagem, informações técnicas, cuidados que devem ser tomados, assim como outras orientações, como guardar e conservar o produto.

Carregamento correto das ferramentas

No caso das ferramentas elétricas, é importante que não sejam transportadas pelo cabo que conecta à eletricidade. Isso porque essa prática pode diminuir a vida útil do equipamento, já que desgasta o fio. Ao se tornar rotineira, gera danos no cabo, implicando em curtos-circuitos e até mesmo em choques elétricos, ocasionando graves acidentes.

Escolha da ferramenta correta

A escolha da ferramenta ideal para cada serviço também é um passo importante. O uso incorreto de cada uma delas pode gerar danos ao equipamento, além do risco de acidentes. Afinal, se uma ferramenta não foi projetada para desempenhar determinada função, não há a menor garantia de que ela vai atuar de forma correta e segura.

Evitar o uso de roupas folgadas e adornos

Ao manipular ferramentas elétricas é sempre importante estar atento às roupas folgadas e acessórios, como anéis e brincos. Isso porque eles podem atrapalhar o manuseio e, inclusive, gerar acidentes, caso se prendam ao equipamento.

Uso não pode ocorrer em locais úmidos, com líquidos e gases inflamáveis

Ao usar ferramentas elétricas, é necessário se certificar de que não está em um local úmido ou na presença de água. O risco de choque elétrico existe e pode ser fatal para o usuário. Da mesma forma, não se deve usar essas ferramentas em lugares com alta concentração de líquidos e/ou gases inflamáveis, pois pode haver o risco de explosão.

Para evitar acidentes, é importante sempre reforçar o uso correto das ferramentas, sejam elas elétricas ou manuais. São cuidados simples, que, se seguidos corretamente, evitam possíveis acidentes e dores de cabeça. Sempre pode ser uma boa hora para substituir as ferramentas velhas e impróprias por novas e de qualidade, além de adquirir EPIs para o uso seguro.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Tramontina

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *