Construir Decorar Reformar

Áreas externas: arquiteta oferece cinco dicas de materiais mais apropriados

Para a especialista Aline Zanoni, durabilidade é a palavras-chave em projetos ao ar livre

Varandas, lounge, quintais e áreas gourmet. São muitas as formas de aproveitar o alto verão ao ar livre e sem sair de casa, seja para aliviar o estresse com a família após um longo expediente ou receber os amigos, nos finais de semana. Mas quando se trata de um projeto arquitetônico em áreas externas, todo cuidado é pouco na hora de escolher os materiais mais apropriados para esse refúgio. Com uma exposição maior a interferências climáticas, saber o que funciona melhor para esses espaços garante a combinação perfeita entre durabilidade e conforto.

Para a arquiteta Aline Zanoni, os projetos para áreas externas devem proporcionar um clima de descanso e lazer, mas sem perder a comodidade. “Quando pensamos na criação de um ambiente de varanda, quintal ou área gourmet, a primeira sensação que nos vem a mente é a de um cantinho de refúgio, de lazer e de entretenimento. Um espaço onde a família terá contato com a natureza e com o mundo externo. Então, de maneira geral, eu costumo priorizar tecidos naturais, cores mais suaves, plantas que ofereçam essa sensação de jardim, mesmo que o projeto em si seja destinado a uma varanda ou cobertura. Tecidos impermeáveis e madeiras maciças também vão garantir a durabilidade necessária para esse espaço”, comenta a especialista.

E para facilitar a escolha na hora de decorar uma área externa, Zanoni oferece algumas ficas de materiais e suas usualidades:

1) Móveis de madeira natural: “As mais recomendadas são as madeiras de cerejeira, carvalho, cedro e teca, por oferecerem durabilidade de 25 a 50 anos, em média. Mas ainda assim, vale ressaltar que essas madeiras precisam de um tratamento de proteção antes da exposição ao ambiente externo, a fim de potencializar o acabamento e ajudar a não sofrer com as mudanças climáticas. Além disso, esses materiais são resistentes a deterioração, apodrecimento e praga de insetos”, explica a arquiteta.

2) Tecidos Impermeáveis: “Dê preferência aos tecidos impermeáveis e náuticos que são resistentes a água e vão durar mesmo que o móvel entre em contato com a chuva ou seja próximo a uma área externa com piscina”, alerta Zanoni.

3) Móveis em alumínio: “São ótimos, porque resistem ao sol e a chuva e o material é bem leve. Além disso, ele não perde a cor e tem uma longa durabilidade”, alerta.

4) Móveis em inox: “São tão resistentes quanto os de alumínio e com baixo impacto com o clima”, sugere.

5) Fibra sintética: “As mudanças de tempo não são um problema para este material, além de uma manutenção fácil, ele ótimo para quem não disponibiliza de muito tempo”, explica Aline.

Já para garantir essa sensação de refúgio, sem sair de casa, a arquiteta recomenda a criação de lounge. Sobre a conservação, a Aline Zanoni ressalta que menos é mais. “Uma dica para deixar a área externa ainda mais aconchegante é criar um lounge pequeno utilizando pufes, cadeiras com um design diferenciado, mesa de centro e peças decorativas. Também é importante ter cuidados com a limpeza. Dê preferência sempre ao sabão neutro, água e escova com cerdas macias para não danificar os móveis e faça uso diário de um pano limpo para evitar o acúmulo excessivo de pó”, recomenda.

Projetos de áreas externas assinados pela especialista:

  • Varanda Suíte Master: “O objetivo era um canto de leitura, de relaxamento, então trouxe vegetação para dar o frescor e sensação de área externa, mesmo sendo uma cobertura. Também incluí uma corda náutica e um tecido impermeável para dar essa sensação de conexão com o externo, mas sem sair de casa”, explica.
  • Área Gourmet: “Nesse ambiente, trabalhei com tecidos impermeáveis, tapetes em fibras naturais e cadeiras em espaguete de plástico maciço colorido. A ideia era oferecer um ambiente para reunir a famílias e amigos. Um convite para eles relaxarem em momentos de lazer”, acrescenta Alien Zanoni.

Sobre Aline Zanoni:
Formada em arquitetura e urbanismo pela PUC Curitiba e com doutorado em Gestão Urbana também pela PUC Curitiba, a arquiteta conta com projetos assinados no Brasil e no exterior, como no EUA e Irlanda. Além da assinatura de ambientes, Zanoni também é conhecida por ministrar aulas para mais de 3 mil arquitetos e designers sobre gestão e administração de escritórios de arquitetura e marketing digital. No seu Instagram (@alinezanoni), onde oferece dicas de arquitetura para clientes e profissionais, conta com 114 mil seguidores.

Fonte: Da Redação/Assessoria

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *