Construir Decorar Reformar

Projeto minimalista e contemporâneo para um apartamento ser vivido

Obras de arte trazem identidade ao projeto do escritório Adriano Pita Arquitetura

O lugar? Um apartamento de 287m², no bairro do Campo Belo, em São Paulo. O objetivo? Trazer acolhimento, aconchego e sofisticação para uma família composta por um casal e um filho de 3 anos. Para isso, o arquiteto Adriano Pita desenvolveu um projeto que trouxesse todas essas necessidades, sem grandes intervenções na estrutura do apartamento, e que conciliasse os estilos diferentes do casal, um mais clássico e outro mais contemporâneo.

Entre os materiais escolhidos está a madeira, presente no piso e nos revestimentos das paredes com painéis de madeira Freijó, aplicados nas áreas sociais e íntimas, com portas integradas, garantindo um visual limpo e mimético. Na decoração, as palavras de ordem foram conforto e equilíbrio entre as peças, grande parte do mobiliário foi desenhado pelo arquiteto, como o buffet do living, as camas, baú e mesas de cabeceira do quarto do casal, mesa de cabeceira do quarto de hóspedes, todo o mobiliário do quarto do filho.

Na paleta de cores, tons neutros e complementares, dando destaque para as obras de arte, entre elas obras de Rubens Ianelli, Fukushima, Gustavo Rosa, Gilvan Nunes, Pavel, Marcio SWK, TARM e Breseghello.

Já na entrada do apartamento, integrado ao restante do apartamento, há a presença dos painéis de madeira, inclusive nas portas do elevador, para ampliar o ambiente e trazer claridade, foi instalado um grande espelho, com iluminação instalada em toda a sua volta. Proporcionando um pouco de aconchego e complementando o ar de “boas Vidas” um banco em madeira e couro, além de cabideiro para bolsas e casacos fixados no painel de madeira.

A galeria, segue a mesma linguagem do hall de elevador, com as portas de acesso ao lavabo e ao home theater mimetizadas nos painéis. No home, o destaque é para móvel baixo que abriga todos os equipamentos de áudio e vídeo, além da automação. Na sala de jantar, há uma mesa para oito lugares e as paredes ganharam texturas sofisticadas.

No living, o arquiteto trouxe a madeira Freijó para unificar com a galeria de entrada e para conferir maior dimensão ao ambiente. Aqui há uma grande tela de Rubens Ianelli, que traz estilo e identidade ao projeto. O layout foi pensado para proporcionar amplitude ao espaço com o uso de poucos móveis, colocados de maneira espaçada valorizando os espaços de circulação entre eles. Também foi instalada uma lareira em mármore Travertino Romano, alimentada por bio fluido, para aquecer as noites frias.

A sala de almoço tem conexão direta com a churrasqueira, neste espaço foi instalado um móvel em marcenaria que abriga a adega e uma cervejeira, além de um balcão que acomoda os eletrodomésticos como cafeteira e uma máquina que prepara bebidas diversas.

O piso da varanda foi nivelado com o interior do apartamento, criando integração entre a sala de almoço e a churrasqueira. Aqui, a coifa da churrasqueira foi envolvida pela marcenaria e integrada ao móvel que acomoda as bebidas que o morador utiliza para fazer coquetéis — um hobby — também foi instalado um balcão com banquetas para que a família possa estar próxima durante o preparo de churrascos e pizzas.

Na suíte do filho, Adriano projetou um painel em laca texturizada azul que cobre parte das paredes e tem iluminação LED no topo, as outras paredes foram revestidas com papel de parede em xadrez azul e branco. A marcenaria foi pensada para que o quarto sirva as várias fases da criança. Na marcenaria, destaque para a bancada de estudos, onde é fixada a TV, complementada por prateleiras e nichos.

Por fim, a suíte do casal, é um espaço para relaxar e descansar. A marcenaria comporta a cama, com painel de cabeceira em madeira Freijó e camurça natural, ladeada por duas mesinhas na mesma madeira. Na frente da cama, um painel de madeira integra a porta do closet, e tem acoplada uma bancada com gaveta para maquiagem e um espelho com iluminação lateral, esta bancada também esconde uma gaveta refrigerada para o armazenamento de bebidas geladas.

Adriano Pita Arquitetura

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1310 — 9andar

Fonte: Da Redação/Assessoria/Fotos: Marcia Giraldi – @marciagiraldi.photo e Max Fahrer – @maxfahrerfotografia

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *