Decorar Especiais

Mesa posta: uma experiência para valorizar suas refeições

Da escolha dos pratos aos detalhes da decoração, saiba os cuidados necessários para encantar a todos

Muito além do simples ato de comer, as refeições podem ser pretexto para reunir familiares e amigos. Apesar da rotina corrida, compartilhar momentos agradáveis em torno da mesa pode ser uma experiência especial e uma forma de criar boas memórias. Seja um café da manhã ou almoço no dia a dia ,ou em ocasiões especiais e celebrações, destinar tempo a estes momentos é essencial.

Além da companhia, a comida gostosa faz parte da receita do bem-estar, é claro. Uma boa refeição apela a todos os sentidos, então uma forma de valorizar ainda mais momentos assim é caprichar na forma de servir. Receber convidados com uma mesa posta com cuidado faz toda diferença, já que também comemos com os olhos.

Uma mesa caprichada e elegante torna qualquer refeição uma ocasião especial (Divulgação/Tramontina)

Uma mesa caprichada e elegante torna qualquer refeição uma ocasião especial (Divulgação/Tramontina)

Para fazer bonito com aqueles que ama, confira 5 dicas essenciais que valem para diferentes ocasiões.

Reflita sobre o menu

Comida também é uma forma de cuidado. Antes de escolher o menu, é preciso levar em consideração quem são seus convidados e as restrições que podem ter. Outro ponto importante é garantir opções para as crianças, se este for o caso. Pensar nestes detalhes é uma forma de demonstrar que você se importa com quem está presente. Afinal, você quer que todos se sintam acolhidos e confortáveis.

Seja qual for a refeição, equilibre alimentos mais robustos com opções mais leves. Frutas, por exemplo, caem bem no café da manhã, mas também podem compor o menu do almoço. Investigue quais os alimentos da estação para escolhas certeiras.

Escolha louças adequadas e em bom estado

Ao escolher a louça para compor a mesa, três fatores merecem atenção: qualidade, funcionalidade e decoração.

Além do estilo, a qualidade das louças é muito importante: peças sem riscos e manchas fazem bonito (Divulgação/Tramontina)

Além do estilo, a qualidade das louças é muito importante: peças sem riscos e manchas fazem bonito (Divulgação/Tramontina)

Em primeiro lugar, preze pela integridade de todas as peças. Evite porcelanas riscadas ou com manchas, que, além de terem mau aspecto, são pouco higiênicas. O mesmo vale para copos e taças.

Considere, ainda, os alimentos e bebidas que vai oferecer. Além de pratos rasos e fundos, não esqueça do prato de sobremesa. No café da manhã, pode ser necessário um bowl para iogurte ou cereal, além de xícaras para café, chá ou chocolate quente. Providencie opções adequadas.

Por fim, pense no que quer transmitir ao escolher o conjunto. Porcelanas decoradas dão um charme e valorizam a refeição. Opções não faltam, então solte a criatividade e aproveite para brincar com as cores e temáticas. Por exemplo, decorações florais tem tudo a ver com a primavera; tons azulados remetem à água e transmitem tranquilidade; uma decoração com pegada campestre combina com um ar mais rústico. Defina de acordo com o mood do encontro.

Capriche ao servir

Utilize jarras e bules para levar bebidas à mesa (Divulgação/Tramontina)

Utilize jarras e bules para levar bebidas à mesa (Divulgação/Tramontina)

Uma regra fundamental para uma refeição elegante: nenhuma embalagem vai para a mesa! Sirva bebidas frias em jarras e bebidas quentes em bules, nada de garrafas com rótulos e caixinhas. Aposte também na praticidade: os alimentos já devem ser dispostos na mesa cortados ou fatiados, e com os utensílios necessários para servir – como pegadores e espátulas.

Livre-se de embalagens: sirva os frios em uma tábua (Divulgação/Tramontina)

Livre-se de embalagens: sirva os frios em uma tábua (Divulgação/Tramontina)

No café da manhã, o pão pode ficar em uma cestinha. Os frios ficam mais bonitos em uma tábua. Geléias e patês em recipientes próprios. Já no caso de almoço, aposte em travessas e baixelas.

Tome cuidado com os tecidos

Os tecidos têm a vantagem de ser reutilizados muitas vezes e é comum que ocorram eventuais respingos em uma refeição. Por isso, redobre a atenção com a higiene. Todos os tecidos devem estar limpos e bem passados, sem desgastes. Em se tratando de alimentação, estes aspectos chamam ainda mais atenção.

Você pode optar tanto por uma toalha de mesa quanto por um jogo americano, apenas evite usar os dois juntos. Se optar pelo jogo americano, escolha um formato que se ajuste à sua mesa, seja ela redonda, oval ou retangular.

Guardanapos de tecido também podem dar um toque decorativo (Divulgação/Tramontina)

Guardanapos de tecido também podem dar um toque decorativo (Divulgação/Tramontina)

Dê preferência, também, a guardanapos de tecido, que são uma alternativa mais delicada e ecológica. Eles podem ser colocados em cima do prato, dobrados com cuidado. Há diversos tipos de dobras, das mais complexas às mais clássicas, que podem ser completadas com um porta guardanapos. Um toque opcional, mas delicado.

Finalize com flores

Para complementar a decoração de forma simples, enfeite a mesa com pequenos arranjos de flores. É muito importante observar a altura, para que as plantas não obstruam a visão e atrapalhem a conversa.

Estas dicas irão ajudar você a conquistar seus convidados com elegância e satisfação. Elas não servem apenas para eventos especiais e situações formais. Você pode adaptar suas escolhas para o que faz sentido para o seu dia a dia e ter uma bela mesa posta a cada refeição, ainda que em versões simplificadas.

Fonte: Da Redação/Assessoria

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *