Construir Notícias

Fachadas do novo prédio da Pinacoteca de SP recebem vidros de conforto térmico

Recentemente, a Pinacoteca de São Paulo, um dos mais importantes museus de arte do país, inaugurou um novo espaço expositivo ainda mais sustentável e acolhedor: a Pina Contemporânea. De forma alinhada a esta pegada sustentável, o edifício recebeu vidros de conforto térmico da Guardian Glass em suas fachadas, que contribuem para o aproveitamento da luz natural e o bloqueio de calor, aliado a uma estética neutra.

Integrado aos edifícios já existentes – a Pina Luz e a Pina Estação -, a Pina Contemporânea consagra a Pinacoteca de São Paulo como um dos maiores museus da América Latina, com um total de mais de 22 mil m², e potencial para receber mais de um milhão de visitantes por ano. O novo prédio conta ainda com certificação ambiental Leed Silver, que reconhece a eficiência do método construtivo, como o uso de materiais sustentáveis e o aproveitamento de energia solar.

No projeto foram utilizados 1.700 m² de vidros SunGuard Neutral 70, da Série High Performance, que possuem uma camada de prata em sua composição e atendem aos mais exigentes requisitos de performance. Com estética neutra, o produto possui apenas 9% de reflexão externa, muito próxima a de um vidro comum (8,7%), e proporciona uma transparência quase total, permitindo grande aproveitamento de luz natural.

Seu desempenho térmico, com índice de bloqueio de calor acima de 40%, ajuda ainda a manter a temperatura interna do prédio agradável e a reduzir o consumo de energia do sistema de ar-condicionado, contribuindo também para a proteção de pisos, mobiliários e obras, graças à sua capacidade de bloquear os raios UVA e UVB.

” A transparência e a elegância dos vidros valorizam a arquitetura do edifício, enquanto sua capacidade de bloquear o calor ajuda a criar um ambiente interno agradável e sustentável. Trata-se de um produto versátil e eficiente, que permite aproveitar a luz natural sem sacrificar o conforto térmico, sendo uma escolha inteligente para projetos de arquitetura moderna”, afirma Kristina Wu, gerente Técnica Comercial da Guardian Glass.

O fornecimento de vidros da Guardian para a Pina Contemporânea é um marco significativo na lista de projetos icônicos em que os produtos da Guardian estão presentes, como o Museu do Ipiranga, em São Paulo. “É um orgulho para a Guardian atender projetos que exigem os mais altos padrões de qualidade”, conclui Kristina.

Ficha técnica

Construtora: Afonso França Engenharia

Escritório de Arquitetura: Arquitetos Associados em parceria com Silvio Oksman

Processador: Glassec Viracon

Consultor de Eficiência Energética: Inovatech Engenharia

Consultor de Fachada: QMD Consultoria

Linha SunGuard®

A linha SunGuard® oferece diversas opções de vidros de controle solar para projetos comerciais e residenciais. Com ótima estética visual e variedade de cores, os vidros SunGuard® possuem alta performance no bloqueio do calor e dos raios UVA e UVB, proporcionam melhor aproveitamento da luz natural, ótimo conforto térmico e redução do consumo de energia elétrica. Fazem parte desta linha os vidros das Séries Solar e High Performance.

A Série High Performance conta uma variedade estética, combinando entrada de luz com bloqueio de calor, permitindo mais conforto óptico e menor sensação de calor, e reduzindo o consumo energético. Por possuírem uma camada de prata em sua composição, estes vidros atendem aos mais exigentes requisitos de performance e são ideais para obras que buscam as certificações LEED e AQUA. Podem ser aplicados, especialmente, em prédios comerciais, como escritórios, shoppings, hotéis e hospitais, e obras de infraestrutura, como aeroportos.

Guardian Glass

A Guardian Glass, uma importante unidade de negócios da Guardian Industries, é uma das maiores fabricantes mundiais de produtos de vidros float (plano), revestido (coated), transformado e espelho. Em suas 26 fábricas em todo o mundo, a Guardian Glass produz vidros de alto desempenho para uso em aplicações de arquitetura externas (comerciais e residenciais) e interiores, bem como transporte e produtos técnicos. O vidro da Guardian Glass está presente em residências, escritórios, carros e em algumas das mais emblemáticas referências arquitetônicas mundiais. O Guardian Glass Science & Technology Center trabalha continuamente para criar novos produtos e soluções de vidro usando a tecnologia mais avançada para ajudar os clientes a ver que “com a Guardian é possível” (see what´s is possible™). Visite Guardianglass.com

Fonte: Da Redação/Assessoria/Guardian Glass

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *