Notícias

Startup brasileira cria solução para cultivar cogumelos dentro de casa

Novidade no Brasil trazida pela líder em agricultura urbana na América Latina te faz plantar cogumelos onde quiser, sem esforço

Há tempos a sociedade vem refletindo sobre diversos comportamentos e práticas. Hoje em dia, muitas dessas ações estão sendo – felizmente – repensadas para se adaptarem aos valores e ideias das novas gerações. Uma das questões mais relevantes é o crescente número de pessoas que buscam uma vida mais saudável e sustentável. Essa preocupação tem ganhado cada vez mais destaque e chamado a atenção do público como um todo.

O último relatório da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International (2020) apontou as 10 maiores tendências globais de consumo e destacou o crescimento da chamada “saúde holística” como uma delas. O estudo mostra que os consumidores estão cada vez mais preocupados com sua saúde física, mental e emocional, e estão buscando soluções holísticas para atender a essas necessidades. Isso inclui a adoção de uma dieta saudável, exercícios físicos regulares, o uso de produtos naturais e orgânicos, além da prática de meditação e outras técnicas que proporcionam bem-estar.

Muitas dessas pessoas também estão se importando cada vez mais em aliar a alimentação saudável com a sustentabilidade e vem realizando adaptações do que comem para encaixar esses dois conceitos. Um dos alimentos que vem ganhando cada vez espaço no prato em todo o mundo é o cogumelo. De acordo com um relatório da Grand View Research, Inc.,o mercado global de cogumelos deve faturar cerca de US$115,8 bilhões até 2030. No Brasil, a previsão gira em torno de R$60 bilhões no mesmo período.

Pensando em acompanhar essa tendência e proporcionar novas experiências das pessoas com os alimentos, a startup Brota Company, greentech líder em agricultura urbana na América Latina, lança pela primeira vez no mercado brasileiro o primeiro kit de cultivo de cogumelos em casa sem esforço, a linha Brota Cogumelo. Nas opções Shimeji Branco e Shimeji Salmão, o produto chega em um momento em que a demanda por cogumelos está em alta devido à busca por opções saudáveis e sustentáveis de alimentação, além de facilitar a vida de quem substitui ou quer começar a substituir a carne nas refeições.

Novidade por aqui, a Brota Cogumelo reflete o sucesso já atingido desse tipo de produto em outros lugares do mundo. É o caso da startup norte-americana Back to the Roots que, só em 2022, vendeu 2 milhões de unidades deste produto. “Estamos falando da solução mais simples e prática para quem quer cultivar cogumelos em casa. Nosso produto fornece nutrição, umidade e oxigenação ideais para que haja o crescimento perfeito dos cogumelos em poucos dias e sem esforço. Com ele, qualquer pessoa pode ter cogumelos frescos e saudáveis na sua mesa”, afirma Rodrigo Farina, CEO da Brota Company.

O Kit Brota Cogumelos permite o cultivo de dois dos tipos mais populares de fungos comestíveis – Shimeji Branco e Shimeji Salmão, entre 5 e 7 dias. O produto, 100% desenvolvido a partir de materiais reciclados, chega com a ideia de transferir todo o trabalho de desenvolvimento para ele próprio, trazendo ao consumidor apenas a necessidade de borrifar o substrato algumas vezes até a colheita.

“O mercado de cultivo de cogumelos está em plena expansão. É um passo natural de expansão para a Brota aproveitar nosso arcabouço tecnológico para fazer com que você possa plantar cogumelos, onde quiser, sem esforço. Como líderes em agricultura urbana na América Latina, estamos orgulhosos em trazer essa tendência para o Brasil e aplicar nossa tecnologia nesse lançamento”, conta Rodrigo Farina, CEO da Brota Company.

Como funciona

O cultivo caseiro de cogumelos pode ser uma tarefa complicada devido às exigências específicas desse gênero. No entanto, a Brota Cogumelos oferece uma solução inovadora para quem busca ter cogumelos frescos em casa de maneira simples e prática. A caixa contém um substrato desenvolvido por biólogos e agrônomos da empresa, que oferece todos os nutrientes necessários para o cultivo. Tudo o que o consumidor precisa fazer é borrifar água no substrato três vezes ao dia, durante cerca de uma semana, para que os cogumelos cresçam perfeitamente.

Benefícios do consumo de cogumelos

Cogumelos são uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável e nutritiva. Além de serem saborosos e versáteis, eles também possuem muitos benefícios para a saúde. O consumo regular de cogumelos, seja na forma de acompanhamento em pratos principais ou como ingrediente principal em receitas vegetarianas e veganas, pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, controlar o colesterol, proteger contra o câncer, melhorar a saúde do coração e regular o açúcar no sangue. Além disso, alguns tipos de cogumelos possuem compostos que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, bem como a melhorar a saúde mental.

E Farina conclui, “Começamos essa jornada da Brota com 10 tipos de temperos em hortas inteligentes e evoluímos o produto para mais de 50 tipos de temperos. Nesse momento, damos um passo em direção a um outro nicho, o de cultivo de cogumelos. Acreditamos que plantar em casa, além de um hobbie, pode ser (e será) algo fácil, saudável e sustentável quando colocamos a tecnologia da Brota a favor do consumidor”.

Para saber mais sobre a Brota, acesse o site e os canais da marca no Instagram e Linkedin.

Sobre a Brota

Fundada em junho de 2020 por Rodrigo Farina, Juan Correa, Bruno Arouca e Bruno Arivabene, a Brota é a maior startup de Agricultura Urbana na América Latina. Com muita tecnologia embarcada, a startup nasceu para acelerar o despertar das pessoas por uma vida mais sustentável mesmo vivendo em grandes cidades com pouco espaço e sem conhecimento sobre botânica. A mágica do crescimento de temperos e vegetais ocorre com mínima intervenção. Tudo acontece a partir de dois sistemas: um autônomo de irrigação o qual basta repor água cada 25 dias e de cápsulas com as sementes junto das quantidades certas de terra, nutrientes e oxigenação; e outro de iluminação artificial que dá autonomia de 16 horas e acelera o crescimento em duas vezes.

Fonte: Da Redação/Assessoira/Brota

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *