Construir Notícias

Confira os mitos e verdades sobre obras

Muitas dúvidas surgem durante o andamento de uma obra e apenas um especialista pode ajudar nas decisões mais difíceis; engenheiro tira as dúvidas

É verdade que determinadas paredes não podem ser derrubadas na hora de realizar uma reforma? Alguns materiais usados em obras ajudam a economizar energia? Essas são apenas algumas das muitas dúvidas que surgem para quem inicia uma obra, seja ela do zero ou uma reforma. É comum, por exemplo, não saber onde descartar entulhos, mas nem tudo é uma regra.

De acordo com Takeshi Moriyama, engenheiro da GrowT, startup focada em projetos e engenharia, os detalhes que compõem uma obra são tantos, que acabam gerando muitas dúvidas. “Hoje em dia a internet está cheia de informação que nem sempre é verdadeira e algumas respostas tidas como fatos, não passam de mitos na realidade”, comenta ele.

Pensando nisso, o profissional listou alguns mitos e verdades a respeito de obras:

Pintar as paredes da cozinha é anti-higiênico

MITO – É mais comum que cozinhas sejam revestidas de azulejo, porque isso facilita na hora da limpeza, mas isso não significa que a pintura comum, com tinta, seja anti-higiênico. Hoje, inclusive, existem tintas mais resistentes à limpeza, adequadas para ambientes com muita umidade. “Outra opção é revestir paredes que sujam mais e pintar as outras, economizando e personalizando o ambiente”, opina o profissional.

O entulho da reforma pode ser descartado no lixo comum

MITO – Esse é mais um mito envolvendo as obras, já que resíduos e entulhos que sobram, nesses casos, precisam ser descartados em caçambas de metal fornecidas por empresas especializadas que descartam esse material em locais adequados, muitas Prefeituras disponibilizam locais públicos para esse descarte, porém, o volume de entulho é limitado por pessoa.

“No entanto, cada cidade possui suas legislações, então é importante verificar as regras do local onde a obra esteja sendo feita, evitando problemas e até mesmo multas”, comenta Takeshi.

Paredes mais grossas são mais resistentes

MITO – Ainda falando sobre paredes, muitos acreditam que aquelas mais grossas são mais resistentes, o que não é verdade, já que outros fatores contribuem para a resistência da parede.

“Muita coisa influencia na resistência das paredes: material, altura, densidade, entre outros fatores. Por isso, só um profissional pode fazer uma análise e indicar a ‘fórmula’ para cada caso”.

É importante comprar pisos e revestimentos com sobra

VERDADE – Sim, o conselho do engenheiro é ter pisos e revestimentos reservas. “O ideal é ter uma quantidade de 10% a 15% a mais do que o necessário, isso porque esses revestimentos são produzidos em lotes e podem ter variação de cor, atrapalhando a reforma. Além de garantir as superfícies com os tons iguais, é importante ter uma reserva em caso de algum outro defeito ou caso as peças quebrem, porém, através de um bom planejamento de obra, que começa na elaboração de um bom projeto, essa quantidade reserva pode ser menor”.

Revestimentos são uma solução para paredes com umidade

MITO – De acordo com o engenheiro, problemas como infiltrações ou vazamentos devem ser resolvidos e não escondidos. “Caso contrário, as paredes continuarão sendo umedecidas, podendo acarretar em estufamento, deslocamento e queda dos azulejos”, pontua.

Obra com contratação de arquiteto é mais caro

MITO – É comum que as pessoas pensem que contratar um arquiteto seja caro e aumente demais os gastos, mas isso é um mito e ter um profissional em todas as etapas da obra é um investimento que vale a pena.

“Na verdade, contratar um arquiteto pode ser até mesmo uma economia, pois o profissional vai orientar nas compras de materiais, quantidades e fazer diversas orientações que, colocando na ponta do lápis, evitarão dores de cabeça e gastos desnecessários”, afirma Takeshi.

Drywall é mais frágil

MITO – Muitos acreditam que trata-se de uma material extremamente frágil, mas o material é utilizado para fazer paredes, nichos e até prateleiras, que suportam bastante peso. “O Drywall é uma ótima opção para obras,possui ótima resistência e promove conforto térmico e acústico, mas ainda é pouco usado justamente por esse e outros mitos”, comenta o profissional.

Em testes controlados realizados em laboratórios especializados, as paredes de Drywall, se construídas da forma correta em sua composição, possuem características que as tornam mais resilientes e resistentes que a alvenaria convencional.

A escolha de um bom material – mesmo o básico – faz diferença

VERDADE – Você já ouviu falar que “o barato sai caro?”. Quando o assunto é obra, essa frase faz todo o sentido, afinal, optar por materiais apenas pelo preço pode gerar algumas dores de cabeça lá na frente e, por isso, a escolha de um bom material faz sim diferença.

“Desde os materiais mais básicos devem ser escolhidos com muito cuidado e isso também mostra como a contratação de um profissional é importante e vai fazer a diferença”, pontua.

Sobre a GrowT

Fundada em 2019 com foco em soluções inovadoras e personalizadas dentro do mercado de construção civil. Atualmente, a empresa comandada por Rafael Forato, João Lobato e Takeshi Moriyama se dedica em incorporações e prestação de serviços obras e projetos, além da elaboração de projetos de arquitetura desde a concepção até o projeto executivo, coordenação e compatibilização dos projetos complementares através da metodologia BIM (Building Information Modeling).

Fonte: Da Redação/Assessoria/GrowT

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *