Construir Decorar

Da sala ao quarto, 4 ideias para usar painéis ripados na decoração

Especialista ensina como calcular m², qual a média de preços e os benefícios de investir nos painéis ripados de poliestireno

Decorar um ambiente pode ser uma tarefa fácil e prazerosa, principalmente com o uso dos painéis ripados de madeira ou poliestireno, que levam elegância, versatilidade e durabilidade para o espaço. Os painéis combinam com diferentes ambientes, da sala ao quarto e do estilo clássico sofisticado ao moderno arrojado. A versatilidade tem feito os painéis ripados atraírem a atenção dos arquitetos e designers de interiores, que usam o item para decorar, integrar ou separar diferentes cômodos. Para quem tem dúvidas de como aplicar a tendência aos ambientes, quais os valores e benefícios, Fernando Martins, CEO do Arqplace, marketplace de produtos de alto padrão, oferece algumas dicas. Confira:

Quarto de casal – Centro da decoração

Para proporcionar sensação de amplitude e modernidade, neste projeto, o painel ripado de poliestireno foi usado como peça principal na decoração do quarto de casal. Nota-se que os tons de marrom repetem-se nas roupas de cama e no baú, que possuem estampa floral, conversando com a tonalidade do painel e detalhes em dourado, que remetem a sofisticação. Os móveis em branco destacam ainda mais o chão e o painel. “O painel ripado de poliestireno é uma escolha inteligente para quem busca praticidade e beleza em um mesmo produto. Esse material é altamente resistente e durável, afinal pode ser molhado e não é suscetível a pragas como cupim, por exemplo. Além disso é super fácil de instalar podendo ir direto com cola na parede, o que o torna ideal para diversas aplicações em ambientes internos e externos.”, explica Fernando.

Divisória de Ambientes – Painel ripado não vazado

Para dividir ambientes, ambos os painéis, de madeira ou poliestireno, se mostram bastante versáteis, podendo ser aplicados para separar quarto e closet, sala e cozinha ou até mesmo a sala da sacada. Se o objetivo é isolar o cômodo, apostar em painéis fechados, como na imagem abaixo, na qual foi usado um painel de poliestireno em tom de marfim, é uma boa proposta. A tonalidade e textura escolhidas conversam com o ambiente e trazem uma atmosfera agradável. “Além de sua aparência elegante e funcionalidade na separação de ambientes, o formato ripado do painel de poliestireno proporciona melhorias na acústica do ambiente. Isso porque as ranhuras e sulcos presentes no material auxiliam na absorção e difusão do som, reduzindo a reverberação sonora e melhorando a qualidade do áudio no espaço”, comenta Fernando.

Sala de TV – Painel para televisão

Nesta sala de TV, o painel ripado divide o protagonismo com a textura do tapete, enquanto o uso de plantas na decoração conversa com o painel e reforça a sensação de conforto. Na imagem abaixo, percebemos uma sala harmônica, com elementos naturais e cores claras, que promovem uma sensação de amplitude. “No Arqplace vendemos ele por barras de 2,85m de altura x 12cm de largura, fazendo se necessário o uso de 3 barras para formar 1m². Uma dúvida muito comum dos clientes é como calcular a metragem, uma forma simples de fazer nesse caso é apenas multiplicar por 3 o m² da área que deseja instalar, ex: uma parede de 10 m² x 3 barras = 30 barras. O Custo médio está em torno de 399,90 por m² desse material”, diz o especialista.

Sala de TV – Painel para decorar + suporte de TV

Na sala anterior, percebemos a concentração de elementos naturais e cores. Neste, notamos uma maior concentração das cores: marrom, creme, bege e preto, que promovem harmonia e um toque de conforto ao cômodo. As ripas do painel possuem espessura mais larga, excelente para evidenciar a textura e dar destaque ao objeto. Segundo Fernando, o painel não terá a TV fixada nele mesmo, assim, o peso e o tamanho não interferem no produto escolhido. A TV é fixada na parede e, normalmente, os próprios instaladores já fazem o certo recorte para encaixar a tv na parede e revesti-la depois com o painel ripado escolhido”, finaliza.

Sobre o Arqplace

O Arqplace é um marketplace de revestimentos de alto padrão para a construção civil que conecta indústria e profissionais como arquitetos, designers e engenheiros, com o cliente final, promovendo acabamentos de alto padrão com preços justos e uma experiência de compra totalmente digital. Desde 2016, a empresa fundada pelo CEO, Fernando Martins, realiza a curadoria e venda de produtos como: revestimentos para piscina, cerâmicas, pisos, iluminação e cubas, com experiência de compra humanizada e auxílio no processo de decisão. Em 2021, a empresa iniciou a importação exclusiva de pedras hijau da Indonésia, sendo a única no Brasil a realizar auditoria e inspeção dos produtos antes de chegar ao consumidor. Com média de crescimento de 100% ao ano, a marca atingiu R$ 8 milhões de GMV (Volume Bruto de Mercadorias) e espera alcançar 14 milhões em 2023.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Arqplace

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *