Reformar

Apartamento ganha layout minimalista, funcional e contemporâneo após reforma assinada pelo escritório VAGA

A reforma de um apartamento de 64 m² em um edifício recém-construído no bairro de Pinheiros, São Paulo, tinha como conceito principal oferecer flexibilidade e simplicidade, condizentes com o perfil e estilo de vida do cliente. Para isso, o escritório VAGA utilizou poucos materiais para criar um ambiente sintético e harmônico.

Como solicitação inicial, um dos quartos foi reordenado a partir da remoção de uma de suas paredes, ampliando o espaço interno, criando uma forma reversível, que permite que o morador receba visitas no mesmo espaço.

O principal diferencial do projeto é a adaptabilidade dos ambientes de acordo com os diferentes usos cotidianos, que permite que o apartamento pequeno se transforme em um espaço com diversas possibilidades de ocupação, um conceito presente tanto na arquitetura quanto no desenho do mobiliário.

A flexibilidade do espaço se deu a partir do design do sofá cama (Sofá Eusébio), desenvolvido exclusivamente para esse projeto para desempenhar diversas funções de acordo com o uso do morador. Assim, o móvel pode ser posicionado em pontos diferentes do apartamento, como um grande sofá, mas também como uma cama de casal, em uma composição entre a cama de solteiro e o sofá simples, ou até mesmo como uma chaise.

A organização espacial do apartamento foi configurada a partir do volume de marcenaria da suíte. Um painel de madeira natural esconde a porta camarão que divide o cômodo reversível da área social.

O principal desafio enfrentado pela equipe, foi criar os artifícios arquitetônicos capazes de proporcionar flexibilidade do segundo quarto/sala de estar, possível somente pela porta camarão que, quando fechada cria um ambiente privativo e, quando aberta, se torna invisível e proporciona uma integração total, além de ampliar o ambiente da sala.

Para destacar pontos focais do apartamento, os arquitetos utilizaram folhas de jequitibá em alguns detalhes da marcenaria, enquanto as portas ripadas em laca branca permitem a ventilação interna dos armários. O restante dos acabamentos foram feitos em tons neutros de branco e cinza.

Ficha Técnica

Arquitetura: VAGA
Gerenciamento/Coordenação: VAGA
Autores: Fernando O’Leary, Pedro Domingues, Pedro Faria
Colaboradores: Flora Del Debbio
Local: Pinheiros, São Paulo – SP
Ano de Projeto: 2018
Ano de Conclusão da Obra: 2018
Área: 64 m²
Fotos: Manuel Sá
Site VAGA: Link

Fonte: Da Redação/Assessoria

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *