Decorar

Indicada na categoria Identidade Brasileira Profissional, mesa Fachadas, de Lucas Caramés, está na Muma

Referenciando a arquitetura modernista das casas de Brasília, a mesa tem duas versões na Muma: de centro ou lateral, com possibilidades de customização

Inspirada no exterior dos edifícios modernistas, a mesa Fachadas, com design assinado pelo estúdio do arquiteto e designer Lucas Caramés, está concorrendo na categoria Identidade Brasileira Profissional do Prêmio Salão Design 2023, uma das mais relevantes premiações brasileiras de design de mobiliário. Disponível na Muma, maior marketplace de móveis de design do Brasil, a peça tem duas versões: em mesa de centro ou lateral.

Fazendo uma síntese da arquitetura residencial brasiliense, Lucas Caramés se inspirou essencialmente em materiais e desenhos característicos, como cobogós, pilotis em mármore e fachadas de vidro, o que lhe garantiu a indicação ao prêmio, que analisará móveis que representam o DNA do Brasil contemporâneo.

“Receber essa indicação é muito gratificante e reforça a minha intenção com o design. Somos um estúdio jovem e contemporâneo, mas bebemos de raízes e tradições fortes, o que fortalece nossa identidade. Nosso espírito é tratar da essência e das raízes brasileiras, faz parte da nossa propriedade estética e cultural. Acredito que o design de mobiliário é uma forma poderosa de expressar a identidade cultural de um país e a Mesa de Centro Fachadas foi desenvolvida a partir do processo de identificação e inspiração da arquitetura modernista brasileira, na cidade de Brasília. Encontrar a essência daquilo que nos representa e nos identificamos no espaço em que vivemos, foi fundamental para uma inspiração sólida e concreta”, detalha Lucas Caramés.

“A mesa Fachadas tem o intuito de fazer um registro contemporâneo de uma história que mudou a concepção de arquitetura, ocupação de espaços e design no nosso país. Tivemos a oportunidade de levar o seu conceito para exposições como Casa Brasil NY 22 e o FuoriSalone de Milão 23, e é muito incrível que ela esteja sendo reconhecida por um dos principais prêmios nacionais. Ter a oportunidade de levar o conceito e o design da Mesa de Centro Fachadas para o conhecimento nacional, me deixa muito orgulhoso”, celebra.

Características

Feita em alumínio preto, madeira imbuia, pedra quartzito verde gaia e vidro canelado, a mesa Fachadas tem a versão de centro (comprimento: 155cm x altura: 30 cm x largura: 71 cm) e a lateral (comprimento: 60cm x altura: 50cm x largura: 71cm).

Nas lojas físicas da Muma é possível customizar. A estrutura em alumínio preto pode ser feita nas cores branco, chumbo e cortém; o tampo de madeira pode ser feito em madeira natural freijó, madeira laminada ebanizada, imbuia ou pau-ferro; e a pedra em quartizito pode ser substituída por mármore ou granito.

Conheça estas e outras peças do Stdio Lucas Caramés no site da Muma.

Sobre Lucas Caramés

Lucas Caramés é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e possui Pós-Graduação em Projeto, Execução e Manutenção de Edificações pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Também estudou no Furniture Design Summer Course do Fidi (Florence Institute of Design Internacional), em Florença, na Itália. Após sair do país europeu, em 2018, fundou o Juno Arquitetura. Em 2022 assumiu a curadoria de design e arte da Loja Design Lagom e também da U!Wake. Trabalha com arquitetura e design de produtos também no Stdio Lucas Caramés.

Sobre a Muma

A Muma é uma loja online de design autoral e marketplace, que traz a assinatura de profissionais emergentes e consagrados do mundo todo e distribui os produtos em todo o Brasil por meio do e-commerce. A marca valoriza o criador e aposta em mais de quinze mil produtos, entre móveis, utensílios domésticos e de decoração, desenvolvidos por artistas como Humberto da Mata, Tiago Curioni, Marcelo Rosenbaum, Studio Massa e Maurício Arruda, entre outros nomes de peso.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Muma

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *