Notícias

A importância da biofilia nos projetos arquitetônicos

Invista em jardins verticais: grandes centros urbanos precisam, cada vez mais, de paisagismo que conectem pessoas à natureza

O termo ‘biofilia’ se populariza assim como a necessidade de contato com a natureza aumenta. Literalmente traduzido como “amor às coisas vivas”, o termo foi usado pela primeira vez por Erich Fromm em 1964 e depois popularizada nos anos 80 pelo biólogo Edward O. Wilson, que detectou como a urbanização promove uma forte desconexão com a natureza.

E a questão é mais simples do que se imagina: conectar humanos com a natureza para melhorar o bem-estar, principalmente, quando se imagina grandes cidades, cada vez mais com edifícios, prédios corporativos e a tradicional paisagem cinza. Mas, como deixá-la mais verde?

Segundo a paisagista Renata Guastelli A principal estratégia é incorporar as características da natureza aos espaços construídos, como água, vegetações variadas, luz natural e elementos naturais como madeira e pedra. Unindo a expertise de paisagistas, engenheiros e dos arquitetos, é possível integrar a natureza nos projetos.

Além de ações óbvias como vasos de plantas, flores e vegetações, os jardins verticais, muito mais do que um visual único e exuberante, são grandes aliados na qualidade de saúde, vida e bem-estar das pessoas.

Verdadeiras obras de arte, desde a escolha das plantas, composição dos materiais e harmonização do verde, resulta em um visual único, que impressiona os mais exigentes pela beleza ímpar e sempre elegante.

Além disso, os jardins verticais oferecem muitas outras vantagens, incluindo:

  • Melhor isolamento térmico, mantendo a temperatura do ambiente;
  • Redução do consumo de eletricidade, pois dispensa equipamentos de refrigeração;
  • Redução dos ruídos externos, com absorção dos sons pelas plantas;
  • Proteção da fachada contra intempéries e radiação UV;
  • Melhora a qualidade do ar, com a fotossíntese das plantas;
  • Combate o efeito das ilhas de calor nas grandes cidades.

Há algum tempo, havia reclamações de instalação e manutenção. Mas, hoje, Segundo Renata Guastelli, existem opções interessantes no mercado que são rápidas e eficientes. “Com um design único de jardim vertical, junto a um processo cuidadoso de escolhas de plantas, o Sistema Conecta, por exemplo, entrega mais do que um visual bonito, mas sim uma verdadeira mudança de vida focada no bem-estar”, revela a paisagista adepta dos jardins verticais.

Paralelamente à necessidade da implantação da biofilia na vida das pessoas, a presença de um jardim vertical gera benefícios diários por criar uma relação totalmente nova com o ambiente, trazendo bem-estar, conforto e conexão com a natureza.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Renata Guastelli Paisagismo

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *