Construir Notícias Reformar

Saiba como calcular a quantidade correta de impermeabilizante na obra

Aplicação deve ser feita por número de demãos ou consumo do produto? Especialista explica o passo a passo para aplicadores obterem o rendimento adequado

Saber qual a quantidade ideal na hora de utilizar um impermeabilizante – assim como outros produtos – ajuda a obter o desempenho esperado do produto adquirido e evita gastos desnecessários. No entanto, ainda é muito comum ouvir aplicadores questionando quantas demãos devem ser feitas e não se atentando para o consumo, que mostra a maneira correta de se calcular: a quantidade (quilos, litros etc.) de produto a ser aplicado por m².

“Ainda se fala muito em demãos, mas sempre orientamos que não é o mais indicado. Quando utilizado demãos, cada executor pode aplicar uma quantidade diferente de produto em cada demão. O tipo e estado da superfície (se ela for mais porosa, vai absorver mais produto) e a ferramenta utilizada também causam variações relevantes na quantidade final do produto”, explica Vanessa Barbosa, consultora técnica do Grupo Soprema.

O consumo é indicado na ficha técnica do material e aponta a quantidade mínima de produto que deve ser aplicada por área (m²). Normalmente, as medidas utilizadas são kg/m² e L/m². Ao utilizar de acordo com o consumo apontado pelo fabricante, o produto tem o desempenho adequado, pois não haverá quantidade menor conforme o recomendado, e ainda é possível economizar, comprando a quantia certa que será utilizada evitando desperdícios.

Na prática

A especialista aponta as dicas para que você não erre na hora de comprar e aplicar um impermeabilizante. Para isso, utilizou o Denvercril Super, manta líquida acrílica monocomponente de alto desempenho e pronta para o uso, como exemplo.

1 – Verifique a quantidade de produto que deve ser aplicada, se atentando para as pequenas variações que existem de acordo com a superfície, conforme indicado na ficha técnica.

2 – Confira qual área será impermeabilizada. Aqui, iremos utilizar 30 m² como exemplo.

3 – Multiplique a área total pelo consumo. Utilizando, neste exemplo, o consumo de 1,2 kg/m², será preciso utilizar 36 kg do produto.

4 – Compre a quantidade correta de material. Neste caso, três baldes de 12 kg são necessários.

5 – Aplique o produto de forma homogênea.

Sobre o Soprema Group

Com origens em Estrasburgo, na França, mas agindo globalmente, o Grupo Soprema é especialista em impermeabilizações e isolamentos desde 1908. A força da companhia reside em três pilares complementares de atividades: excelência industrial, implementação de produtos e know-how no segmento de envelopagem de construções.

A SOPREMA emprega mais de 10.000 funcionários em mais de 100 unidades fabris em todo mundo. Esses números e a trajetória permitem que a empresa esteja próxima, cuidando de seus clientes, onde quer que estejam.

Fonte: Da Redação/Assessoira/Soprema

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *