Construir

O que considerar na hora de escolher o piso ideal para seu ambiente?

Resistência, facilidade de manutenção, conforto e sustentabilidade estão entre os principais itens e que fazem dos vinílicos da ePiso excelentes opções!

Diante da variedade de materiais e necessidades de cada ambiente, na hora de escolher o melhor revestimento sempre surgem muitas dúvidas. É preciso avaliar detalhes mais técnicos como a instalação, a manutenção e a durabilidade, sem deixar de lado seu estilo. Separamos alguns pontos importantes que devem ser avaliados:

Pisos frios x Pisos quentes

Os frios conduzem bem o calor e, geralmente, são usados nas áreas como cozinha, banheiro e lavanderia. Já os quentes, como os vinílicos, mantêm sempre a mesma temperatura e são mais utilizados na área intima, oferecendo a sensação de bem-estar mesmo nos dias mais frios do ano.

Pisos de madeira ou vinílicos são ideais para quem valoriza um ambiente acolhedor. As linhas da ePiso estão disponíveis em diversas opções de padrões, no formato de réguas e placas que melhoram a acústica e conforto térmico e são resistentes à água. Podem ser facilmente instalados, não mancham, não retêm poeira, são muito resistentes e têm alta durabilidade. O revestimento também é antialérgico e não faz tanto barulho quando você caminha sobre ele. Para limpá-lo, basta um pano úmido.

O piso laminado também está disponível em réguas e é produzido a partir da madeira aglomerada e instalado sobre uma manta. Não pode ser molhado e não oferece o mesmo conforto acústico que o vinílico. O de madeira possui um custo mais elevado e requer cuidados especiais: não pode ser molhado e o uso de cera é recomendado para dar brilho. O carpete também não pode ser molhado e sua manutenção é mais difícil.

Características do ambiente:

É fundamental avaliar a finalidade do local onde será instalado o piso. A resistência à abrasão está relacionada ao desgaste que o material suporta diante do tráfego de pessoas e do contato com objetos. Ambientes residenciais costumam ter maior variedade de tipos de revestimento, já que estão sujeitos a menos tráfego e menores cargas do que os comerciais que exigem maior durabilidade e resistência. A ePiso tem vinílicos tanto para áreas de tráfego leve (como as residências) como de alto tráfego, como supermercados, shoppings, entre outros.

Além do uso, também é importante avaliar é se o ambiente é interno ou externo devido a questões relacionadas com resistência à umidade, capacidade anti-derrapante e outros. Os vinílicos não são recomendados para áreas externas.

Áreas molhadas como banheiros, cozinhas e áreas de serviço, onde há grande incidência de água, devem ter pisos com características semelhantes aos de área externa, garantindo a durabilidade do material e a segurança. O vinílico pode ser instalado nestes ambientes, desde que seja utilizada uma cola especial, hidrorrepelente.

A porosidade do piso é uma característica que está diretamente relacionada à resistência e diz respeito à capacidade de absorção de água do material. O revestimento vinílico, que tem sua base o PVC e não absorve líquidos.

Necessidade de cada ambiente:

Para deixar a casa mais aconchegante, pisos como o carpete, madeira, laminado e vinílico são os mais indicados. Todos contribuem para um ambiente com maior conforto térmico do que os pisos frios e o aspecto amadeirado ou do tecido tornam o espaço mais acolhedor. No entanto, há desvantagens que podem interferir na sua decisão:

Se você possui alergias, fuja dos carpetes. Apesar de os materiais de produção serem sintéticos, eles podem acumular muita poeira.

Os pisos laminados, de madeira e carpete mancham com facilidade ao terem contato com água abundante ou pigmentos. Neste caso, os pisos vinílicos são ideais. Por serem fabricados a partir de materiais plásticos como o PVC, dificilmente podem ser manchados.

Animais de estimação: um piso bastante indicado para quem tem um pet é o piso vinílico, já que é resistente a urina dos animais, arranhões, antiderrapante e oferece conforto.

No caso de apartamentos pequenos, pode-se buscar uma solução de piso que proporcione a sensação de amplitude ao espaço. Nesse sentido, uma boa estratégia é utilizar o mesmo revestimento em todos os ambientes, integrando os espaços sem demarcar cada cômodo. Outro recurso é utilizar um piso em tom claro, que também proporcionará o efeito de amplitude. Porcelanatos e pisos vinílicos são grandes aliados em apartamentos pequenos, pois podem ser utilizados também em áreas como cozinha, banheiro e área de serviço. No caso do piso vinílico, a absorção de som é maior, evitando perturbações com ruído. Além disso, é um material mais térmico que o porcelanato, oferecendo um ambiente com clima agradável em todas as estações do ano.

Uma grande preocupação de quem mora em apartamento é a questão do barulho. Todos querem ter liberdade dentro de casa, sem receber reclamações dos vizinhos por andarem de sapatos ou mesmo porque a criança está brincando, portanto escolher um piso que não faz barulho é fundamental. A escolha adequada do piso pode favorecer essa situação já que o material do qual é feito apresenta características diferenciadas em relação à propagação do som. Nesse caso, os pisos vinílicos, por serem macios, apresentam melhor isolamento acústico e amenizam os ruídos.

Informações: site da ePiso e – Tel. (21) 2225-6277

Fonte: Da Redação/Assessoria/ePiso

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *