Decorar

Papel de parede: material versátil garante muita personalidade ao décor

Muito prático, o revestimento oferece estampas e texturas aos ambientes, criando lindas combinações com os demais elementos presentes no projeto de decoração

Para além das tintas e uma diversidade de revestimentos para paredes, o tão famoso papel de parede é, sem dúvida, um trunfo e um grande aliado na etapa de acabamento do décor de interiores. Junto com a sua agilidade e modo simplificado de aplicação, conta pontos o amplo leque de estampas – desde as mais sutis, até aquelas mais impactantes – como o desejo de impactar não apenas pelo olhar, também pelo toque por meio das texturas.

A versatilidade que abre espaço para marcar presença em todos os estilos decorativos faz dele uma opção comumente adotada pela arquiteta Gigi Gorenstein, à frente do escritório que leva seu nome. “Gosto de usá-lo em lavabos ou em uma única parede de um espaço, pois isso confere muita personalidade ao ambiente”, afirma. Em lavabos, especialmente, a arquiteta prefere instalar em todas as faces, quando possível, a fim de destacar o ambiente.

Por ser um ambiente isento de umidade, o lavabo pode receber o papel de parede com tranquilidade. Ousar nas estampas e cores agrega originalidade ao projeto, conforme essa inspiração realizada pela arquiteta Gigi Gorenstein | Foto: Alessandra Bomeny

Quanto à cozinha, o papel de parede ainda não é tão comum. Porém, as versões em material vinílico, utilizadas em banheiros, são alternativas mais adequadas por suportar a aquosidade e facilitar a limpeza. “O essencial é, antes de tudo, checar se a higienização necessita de material específico, se suporta algum tipo produto ou basta apenas o manuseio de um pano seco ou úmido”, orienta a profissional.

Preparação

A preparação da parede é extremamente importante antes de iniciar a aplicação do papel de parede. A face precisa estar com uma demão de tinta, livre de buracos, devidamente lixada e lisa – esses cuidados são essenciais para que nenhum defeito fique evidente após a colocação do material.

As estampas ajudam na criação de espaços com personalidade, podem ser protagonistas no ambiente ou ajudar na composição do décor com base nas cores, formas geométricas, objetos de arte | Projeto Gigi Gorenstein Arquitetura | Foto: Gabba Visuals

O uso de tecidos

Em se tratando de combinação entre os elementos, criar uma atmosfera harmoniosa e envolvente é resultado de uma bem-sucedida forma de agregar individualidade aos espaços por meio de uma infinidade de padrões, texturas, cores e demais características presentes no material.

Mesmo os estampados, as tantas possibilidades de papéis de parede permite sua sintonia no décor. A partir de uma cor presente no desenho do papel de parede, é possível usá-la nas almofadas, estofados, tapetes, nas cortinas e roupas de cama. “Podemos trabalhar também em um contexto inverso, levando alguma cor da estampa do tecido para o papel de parede. É superinteressante compatibilizar desde os arranjos mais sutis, clássicos e neutros aos mais ousados com mix de estampas, cores vibrantes e muita textura”, esclarece a arquiteta.

No caso dos dormitórios, ela firma seu apreço por ousar nas cabeceiras e acredita que adicionar uma cor impactante nessa parte é uma ótima escolha, principalmente se a roupa de cama seguir uma paleta mais neutra, com tons de branco, bege e cinza. “Mas, é claro, depende da intenção do projeto e se os proprietários buscam isso”, alerta Gigi. “Tecidos nas cabeceiras caem muito bem, uma vez que ajudam nas tão almejadas sensações de aconchego e conforto no espaço da cama”, complementa.

Para a profissional, o linho é uma ótima opção para a cabeceira, seguido pelo suede e, quando há o desejo de um toque diferenciado, o couro. “Nessas situações, gosto de utilizar o couro legítimo, que são longevos e, de cara, denotam um resultado superior. Dou preferência para evitar os sintéticos, como o corino”, aponta ela.

Cuidado com os pets

Os materiais de alta performance são essenciais para quem tem animais de estimação em casa, especialmente gatos. É importante evitar modelos com muitas tramas, como o linho, pois eles podem soltar fiapos, desgastar-se e desfiar facilmente quando arranhados pelos bichanos. Em relação aos cachorros, a escolha não precisa ser tão minuciosa – no entanto, é importante proteger madeiras, rodapés e outros elementos que possam ser roídos ou arranhados.

Sobre Gigi Gorenstein Arquitetura

Gigi Gorenstein é arquiteta e designer de interiores formada pela Universidade Paulista. Atua no mercado desde 1998 e, há 14 anos segue à frente de seu escritório próprio, o Gigi Gorenstein Arquitetura e Interiores, no qual desenvolve e acompanha de ponta a ponta projetos residenciais, de interiores e comerciais.

A busca por excelência e a dedicação incansável a cada etapa do trabalho resulta em ambientes que associam funcionalidade, estética e personalidade, voltados a clientes sofisticados e antenados.

@gigigorenstein_arquitetura

Fonte: Da Redação/Assessoria

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *