Construir

A relevância do projeto 3D na Arquitetura e Construção

Entenda como o projeto arquitetônico em 3D desempenha um papel fundamental na comunicação, eficiência, sustentabilidade e qualidade dos projetos de construção. A Etri Arquitetos, especialista no uso dessas projeções, apresenta um pouco dessa tendência revolucionária

Nos últimos anos, a projeção 3D, como ferramenta de trabalho, tem revolucionado áreas da arquitetura, engenharia e construção na forma como os profissionais concebem, desenvolvem e comunicam os projetos arquitetônicos. Com a capacidade de criar representações tridimensionais detalhadas, a ferramenta vai muito além do que uma simples representação visual e traz consigo uma série de benefícios, principalmente, ligados à análise, otimização e tomadas de decisão antecipada.

É nesse contexto que a dupla de arquitetos Renata Iervolino e Eduardo Tambellini, sócios à frente do escritório Etri Arquitetos, ressaltam a importância da ferramenta arquitetônica de 3D para o sucesso do projeto final. “Consideramos as imagens 3D um material indispensável, pois na grande maioria das vezes essa é a principal parte do projeto em que os clientes esperam para ver, gerando a segurança necessária para as aprovações entre o cliente e o escritório de arquitetura”, revelam.

Principais características

Dentre os atributos mais proeminentes do projeto arquitetônico em 3D, os arquitetos da Etri destacam especialmente a ‘visualização tridimensional e realista’ da ferramenta. A representação detalhada do projeto nas três dimensões geométricas – altura, profundidade e largura, com toques de realismo, proporciona um olhar imersivo sem igual e é a partir dessa visualização que clientes e arquitetos podem debater a real ideia e aprimoração do projeto.

Em resumo, as vantagens incluem:

Detecção de Erros: Ajuda na detecção precoce de erros de design, conflitos de espaço e incompatibilidades, economizando tempo e recursos.
Integração Building Information Modeling (BIM): Permite a incorporação de informações detalhadas sobre materiais, custos e cronogramas de construção no modelo 3D.
Eficiência: Contribui para otimizar o layout e o desempenho energético do projeto, resultando em maior eficiência e economia.
Comunicação Aprimorada: Facilita a comunicação entre arquitetos, engenheiros, construtores e clientes, evitando mal-entendidos.

Um dos maiores desafios dos profissionais da Etri é refinar as texturas e cores que conceituam o projeto, que geralmente só acontecem após as primeiras aprovações de distribuição de espaços do projeto físico. Com a modelagem 3D, eles podem recorrer com antecedência e alterar sem demais custos | Projeto 3D da Etri Arquitetos | Foto: Divulgação

“A maquete eletrônica transforma ideias abstratas em representações visuais fáceis para os clientes, trazendo com muito afinco a ideia original e um melhor entendimento do projeto como um todo. Essencial para uma comunicação compreensível entre as partes”, resume Eduardo Tambellini.

Novos modelos

Hoje em dia, na indústria, também já é possível vivenciar, em primeira pessoa, experiências em espaços ainda mais tecnológicos com equipamentos de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) que concedem isso. “Essa inovação é excelente para os escritórios de arquitetura e interiores, pois dão mais assertividade às aprovações de projeto junto ao cliente, evitando retrabalho, como revisões e inúmeras reuniões”, completa Renata Iervolino.

Precisão é tudo

A acessibilidade e inclusão podem ser consideradas desde o início, criando ambientes que atendam a todas as necessidades, além do fácil redesenho do layout para diferentes usos e necessidades | Projeto 3D da Etri Arquitetos | Foto: Divulgação

A importância da precisão na modelagem 3D é fundamental para a análise exata, principalmente, ao que se refere ao controle de custos, identificação de problemas e controle de alterações do escopo. Os profissionais da Etri afirmam que a ferramenta imbuída com os dados assertivos poderá:

  • Identificar elementos de design que podem ser caros de construir e fornecendo uma base sólida para orçamentos realistas;
  • Identificar problemas de construção, como conflitos de tubulações ou incompatibilidades estruturais, antes que ocorram no local, economizando tempo e dinheiro;
  • Avaliar o impacto das mudanças necessárias em termos de custo e cronograma. Isso ajuda na gestão de mudanças de forma eficaz.

Por isso, a alta precisão das medidas, revestimentos, infraestrutura e até paleta de cores e suas texturas é fundamental para a modelagem 3D, garantido a confiança e satisfação necessárias que os moradores tanto desejam na construção e reforma dos lares.

A renderização de alta qualidade torna os projetos mais atraentes para os clientes e investidores, ajudando na captação de recursos | Projeto 3D da Etri Arquitetos | Foto: Divulgação

Sobre a Etri Arquitetos

A Etri Arquitetos nasceu com o propósito de promover a “arte de viver bem”, por meio da elaboração de ambientes através de uma abordagem abrangente na visualização de projetos arquitetônicos. Em busca da concretização de um visual de luxo com nuances orgânicas e naturais, conduz todas as fases do processo, desde o planejamento da planta até o refinamento do design de interiores. Contando com mais de 10 anos de experiência, a dedicação do casal Renata Iervolino e Eduardo Tambellini, à frente do escritório, é conceber espaços de forma holística, com o compromisso de assegurar a materialização de ambientes providos de elegância.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Etri Arquitetos

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *