Notícias

Vice-presidente da Santa Casa laça 3ª edição do LIvro Ir e Vir e destina renda ao hospital

IR e VIR Acessibilidade será lançado na próxima sexta-feira no auditório Carroceiro Zé Bonito

O Vice-presidente da Santa Casa de Campo Grande, Jary Castro, engenheiro civil e escritor, lançou na última sexta-feira, dia 10 de novembro, às 19 horas, a terceira edição do livro “IR e VIR Acessibilidade: compromisso de cada um”. O evento será realizado no auditório Carroceiro Zé Bonito, localizado na sede do hospital e parte das vendas da obra será revertida para a instituição.

De acordo com o autor, o livro é um convite à reflexão sobre a importância da acessibilidade para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, que enfrentam diariamente diversos obstáculos para se locomover, trabalhar, estudar e se divertir. “Eu compartilho minha experiência pessoal e profissional sobre o tema, e apresento soluções práticas para tornar os espaços mais inclusivos e acessíveis”, afirma Jary.

Segundo o engenheiro, o livro é fruto da experiência de mais de uma década no assunto. Ele tem percorrido o Brasil e outros países dando cursos e palestras sobre acessibilidade. “Um acidente de moto me deixou sem poder me movimentar por vários meses. Foi aí que a acessibilidade passou a fazer parte dos meus projetos como engenheiro e da minha atuação na política classista”, relata o autor.

Nesta terceira edição, o livro é apresentado de forma mais atualizada e completa. A obra, agora, conta com capítulos inéditos sobre acessibilidade e mobilidade urbana para pessoas com deficiência auditiva, visual e autismo. “Escrevi sobre deficiência auditiva, porque é uma questão que afeta muito a inclusão social. A deficiência visual, que é a mais comum no mundo, e sobre o autismo, porque é um transtorno que está aumentando muito e nós precisamos adaptar o mundo para ele”, afirma Jary.

A obra tem o apoio da Santa Casa, que é referência em atendimento a pessoas com deficiência na região. O hospital conta com uma equipe multiprofissional e uma estrutura cada vez mais adaptada para oferecer um serviço de qualidade e humanizado aos pacientes. Parte do valor das vendas do livro será revertido para o hospital, que atende mais de 210 mil pacientes por ano, sendo mais de 90% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O livro estará à venda no local do evento por R$ 40,00. A entrada é gratuita e aberta ao público. Não perca essa oportunidade de conhecer o trabalho do autor e contribuir com a Santa Casa. Contamos com a sua presença.

EMOÇÃO E HOMENAGENS

O auditório Carroceiro “Zé Bonito” foi palco do lançamento da terceira edição do livro “Ir e Vir – Acessibilidade: Compromisso de Cada Um”, escrito por Jary Castro. O autor da obra, engenheiro civil e Vice-presidente da Santa Casa de Campo Grande, dedicou décadas à luta pelos direitos das pessoas com deficiência e pela promoção da acessibilidade.

Durante a cerimônia, Jary expressou sua gratidão e comprometimento com a causa. “O lançamento de um livro é momento ímpar, pois, para que isso ocorra é necessário muita vivência, observação e parcerias. ‘Ir e Vir’ significa livre escolha de pensamento, de expressão, de locomoção. Esse é um tema que faz parte de minha formação e de minha história há mais de 40 anos”, discursou emocionalmente. “A missão desta obra é colaborar para o cumprimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz em seu primeiro parágrafo que todos os membros da família humana nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.

Já a presidente do hospital, Alir Terra Lima, elogiou o autor e destacou a importância da iniciativa. “Nós, da Santa Casa de Campo Grande, só temos a agradecer sua presença entre nós”, declarou à Jary. “Por amor à Santa Casa, temos a missão de tornar esse mundo um lugar mais igualitário, e sua presença nos incentiva a continuar na luta. Garanto a vocês que esse é um compromisso de nossa gestão”, concluiu Alir, que escreveu a contracapa da obra.

A noite foi marcada por homenagens emocionantes, incluindo mensagens da esposa, filhos e amigos do autor. Um dos destaques da noite foi a carta especial enviada pela senadora Mara Gabrilli, reconhecendo a relevância do trabalho realizado pelo autor. Jary também foi laureado com uma Moção de Congratulação da Câmara Municipal de Campo Grande, declamada pelo Vereador Dr. Victor Rocha, destacando seu trabalho exemplar.

Rampa de Acessibilidade – Além do lançamento do livro, a sexta-feira foi marcada pelo anúncio do Projeto Atualizado da Rampa de Acessibilidade do hospital. Do lado de fora, antes da cerimônia, o Coordenador de Facilities, Alessandro Junqueira, apresentou os detalhes da rampa que conectará o prédio principal ao estacionamento e ao edifício do Serviço de Oncologia.

Alessandro avaliou: “Hoje, quem chega ao Serviço de Oncologia e precisa se deslocar até o prédio principal faz isso por meio de um trecho de asfalto. Não existe uma passagem exclusiva. Com esse projeto, o caminho será suavizado e atenderá ao público que precisa de mais facilidade na locomoção, como gestantes, idosos e pessoas com deficiência”. O coordenador também destaca que toda a proposta foi criada e será executada pela equipe interna da Santa Casa. “Toda a parte arquitetônica e estrutural foi criada dentro da instituição, por colaboradores do setor de infraestrutura, que conhecem a necessidade dos cidadãos que transitam diariamente pelo hospital”.

Yasmin Junqueira, estudante de arquitetura e estagiária na Santa Casa, foi quem desenhou a ideia inicial. “Quando me falaram sobre o projeto, identificamos que diversos grupos de pessoas enfrentavam dificuldades com aquele trecho. Aos poucos fomos adaptando para chegar ao desenho final, que contempla mirantes ao longo do caminho, que servirão como área de descanso e também consolo para os que aguardam entes queridos no hospital”, explica

O evento não apenas celebrou a terceira edição de “Ir e Vir”, mas solidificou o compromisso contínuo do hospital com a inclusão, marcando uma noite memorável para a comunidade e reforçando a importância da acessibilidade em todas as esferas da sociedade.

Fonte: Da Redação/ASCOM Santa Casa de Campo Grande

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *